Portal Amazônia On
    O que há de novo

    David Almeida entrega nova feira no São Jorge e reforça requalificação dos espaços públicos

    25/04/2025

    Freira quebra protocolo e visita caixão do Papa Francisco pela quarta vez: “Era um irmão”

    25/04/2025

    Prefeito David Almeida acompanha avanço das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, projeto de Oscar Niemeyer

    09/04/2025
    o Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Politica de Privacidade
    o Facebook Twitter Instagram
    Portal Amazônia OnPortal Amazônia On
    Demo
    • Home
    • Amazonas
      • Cinema
      • Cultura
    • Brasil
      • Educação
    • Manaus
      • #SOUMANAUS PASSO A PAÇO
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde/Manaus
    • Economia
    • Esportes
    • Polícia
    • Politica
    • + Noticias
      • Agro Negocios
      • Musica
      • Tecnologia
      • COVID 19
      • Amazônia
      • Termos de Uso
      • Politica de Privacidade
    Portal Amazônia On
    Início » O que corta o efeito do anticoncepcional?

    O que corta o efeito do anticoncepcional?

    RedaçãoDe Redação01/06/2023Nenhum comentário6 minutos lidos
    o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegrama E-mail
    Imagem ilustrativa número 1
    Participação
    o Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    Tomar antibióticos, como rifampicina ou rifapentina, ter doença intestinal como a doença de Crohn, vomitar ou ter diarreia após tomar a pílula ou tomar certos chás pode cortar o efeito da pílula anticoncepcional ou diminuir sua eficácia, aumentando o risco de uma gravidez indesejada.

    Alguns sinais que podem indicar que existe uma diminuição na eficácia das pílulas anticoncepcionais incluem alterações como ausência de menstruação ou pequenos sangramentos fora do período menstrual, sendo este um dos sinais mais claros de que a mulher não está tendo a quantidade de hormônios que precisa em sua corrente sanguínea de forma constante, e deve ser comunicado ao ginecologista que pode indicar um método contraceptivo adicional ou a troca do anticoncepcional por um implante hormonal ou DIU, por exemplo.

    Além disso, é importante consultar o ginecologista, antes de iniciar o uso de anticoncepcionais, para que seja feita uma avaliação da saúde e a indicação do melhor método anticoncepcional para cada mulher, bem como a forma correta de uso.

    O que interfere no efeito do anticoncepcional

    Alguns fatores podem interromper o efeito do anticoncepcional, sendo os principais:

    1. Tomar remédios

    Alguns remédios podem interferir na eficácia dos anticoncepcionais orais por diminuir sua absorção ou alterar o metabolismo das pílulas, o que pode levar a uma diminuição da quantidade das proteínas da pílula no corpo, emocionar ou cortar seu efeito e incluir:

    • Antibióticos como rifampicina, a rifapentina e rifabutina, usados ​​para tratar e tuberculose, hanseníase e meningite bacteriana;
    • Antifúngicos como griseofulvina ou cetoconazol usado para tratar micoses na pele;
    • Anticonvulsivantes como fenobarbital, carbamazepina, oxcarbamazepina, fenitoína, primidona, topiramato ou felbamato, usados ​​para diminuir ou eliminar crises convulsivas;
    • antirretrovirais como lopinavir, ritonavir, darunavir, efavirenz ou nevirapina, usados ​​para o tratamento da infecção por HIV.

    Por isso é importante conversar com o médico responsável pelo tratamento para evitar relaxantes que interfiram no uso dos anticoncepcionais. Além disso, quando o tratamento com outros remédios é necessário, por curto período de tempo, como os antibióticos ou antifúngicos, ou apresenta vômitos ou diarreia após o uso de qualquer antibiótico, deve-se usar camisinha durante o tratamento e até 7 dias depois da última dose do remédio.

    No caso dos anticonvulsivantes ou antirretrovirais, que são tratamentos de longa duração, deve-se conversar com o médico para que seja orientado o uso de métodos contraceptivos adicionais, além da camisinha. Confira a lista completa de remédios que cortam o efeito do anticoncepcional.

    2. Ter vômito ou diarreia

    Ter um vômito ou diarreia até 3 a 4 horas depois de ter tomado a pílula anticoncepcional, reduza a absorção da pílula anticoncepcional pelo intestino, o que faz com que a pílula tenha seu efeito diminuído ou perca totalmente sua eficácia.

    Assim, se ocorreu vômito ou diarreia nesse período, é recomendado tomar a próxima pílula para garantir a dose diária necessária para se proteger de uma gravidez indesejada. No entanto, em caso de diarreia crônica ou quando não é possível controlar as fezes líquidas por mais de 4 horas, deve-se optar por um método contraceptivo adicional, como uma camisinha, ou optar pelo uso de outros métodos contraceptivos como o implante de hormônios ou o DIU, por exemplo.

    3. Doenças ou alterações no intestino

    Algumas doenças ou alterações no intestino como doença de Crohn ou retocolite, e até mesmo para mulheres que fizeram uma ileostomia ou realizaram um bypass jejunoileal, têm mais risco de engravidar mesmo usando uma pílula anticoncepcional porque estas situações podem impedir o intestino absorver corretamente os hormônios da pílulas, verificaram assim sua eficácia na proteção contra a gravidez.

    Nesse caso, é recomendado que a mulher use outro método contraceptivo, como camisinha, implante de hormônios ou DIU para se proteger de uma gravidez indesejada.

    4. Esquecer de tomar a pílula

    Esquecer de tomar uma pílula anticoncepcional causa uma variação nos níveis de hormônios no corpo, o que aumenta o risco de ovular, e por isso, o esquecimento da pílula diminui a eficácia do anticoncepcional, aumentando o risco de engravidar.

    Se o esquecimento for de 1 dia, na primeira semana da cartela, há um risco maior de porque a gravidez a ovulação pode acontecer mais cedo e os espermatozoides podem sobreviver no canal vaginal por até 5 a 7 dias depois do contato íntimo. Neste caso, deve-se tomar assim que lembrar e depois tomar o próximo comprimido no horário habitual e usar um outro método contraceptivo adicional, como a camisinha, por exemplo, durante os próximos 7 dias.

    Além disso, esquecer de tomar a pílula várias vezes durante o mês, não permite um efeito contraceptivo eficaz e o risco de gravidez aumenta muito. Neste caso, deve-se usar camisinha durante todo o uso da cartela do anticoncepcional, até iniciar uma nova e conversar com o ginecologista para tentar utilizar um outro método contraceptivo que não precise ser tomado todos os dias, como injeção anticoncepcional, adesivo hormonal ou colocar um DIU, por exemplo.

    Assistir o vídeo a seguir com mais dicas do que fazer se esquecer de tomar uma pílula anticoncepcional:

    youtube image - O que fazer se esquecer de tomar a Pílula

    5. Tomar chás

    Alguns chás como o chá de alcaçuz ou chá de alfafa, quando ingeridos em grandes quantidades podem interferir na absorção do anticoncepcional ou alterar os níveis de metabolismo no corpo, verificaram a eficácia ou cortaram o efeito da pílula anticoncepcional. Por isso, não é recomendado consumir mais de 5 xícaras de chás por dia ou evitar o consumo frequente.

    Além disso, o chá de hipericão, também conhecido como erva de São João, comumente usado para combater a depressão e ansiedade também pode interferir com uma pílula testada sua eficácia e por isso não é recomendado ingerir este chá. Se estiver fazendo tratamento com esta planta medicinal, deve-se optar por outro método contraceptivo.

    6. Obesidade ou sobrepeso

    Alguns estudos mostram que a obesidade ou o sobrepeso podem interferir na forma como a pílula anticoncepcional é metabolizada no corpo, podendo ter sua eficácia reduzida. Além disso, a eficácia da pílula do dia seguinte e do adesivo transdérmico também é menor em mulheres que sofrem de obesidade ou sobrepeso.

    O ideal é consultar o ginecologista para utilizar um método contraceptivo seguro como DIU, por exemplo, para evitar uma gravidez indesejada.

    As drogas podem afetar o efeito do anticoncepcional?

    Não existem evidências científicas de que o uso de drogas pode alterar o efeito das pílulas anticoncepcionais, desde que sejam usadas sob custódia. No entanto, é importante o preservativo usado seja quando se está sob efeito de drogas.

    Fonte: tudo para melhorar sua saude

    anticoncepcional corta efeito
    Participação. o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    Redação

    Related Posts

    Prefeitura de Manaus reinaugura Policlínica Castelo Branco e reforça atendimentos especializados

    05/07/2024

    Prefeitura de Manaus Reinaugura Policlínica Castelo Branco e Amplia Rede de Saúde

    02/07/2024

    Prefeitura de Manaus Inaugura Nova Unidade de Saúde e Amplia Acesso na Zona Norte

    28/06/2024

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    18 + 15 =

    Natureza

    Registro Nacional de Cultivares tem normas definidas pelo Mapa

    21/10/2022

    Nova oferta pblica de hastes de clones de seringueira para o Centro-Oeste feita pela Embrapa

    21/10/2022

    Novo sistema de manejo do maracuj contra virose necessrio

    21/10/2022

    Frutas e hortalias para pases da OCDE podero ser certificadas por fiscais do Mapa

    20/10/2022
    Encontre Nos
    • o Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • Whatsapp
    • TikTok
    Mundo

    David Almeida entrega nova feira no São Jorge e reforça requalificação dos espaços públicos

    Prefeitura de Manaus 25/04/2025

    A Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta quinta-feira (24), a nova Feira Municipal do São Jorge…

    Freira quebra protocolo e visita caixão do Papa Francisco pela quarta vez: “Era um irmão”

    25/04/2025

    Prefeito David Almeida acompanha avanço das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, projeto de Oscar Niemeyer

    09/04/2025

    Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial na rede de drenagem no bairro São Francisco

    28/03/2025
    Quem Somos
    Quem Somos

    Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

    Em caso de duvidas fale conosco.

    Email : portalamazoniaon@gmail.com
    WhatsApp: +55 (92) 9 9437-0105
    Fixo: (92) 3348 2761

    Ultimas Noticias

    Incêndio de Grandes Proporções Mobiliza Onze Viaturas dos Bombeiros no Amazonas; Causas Ainda São Mistério

    15/08/2024

    Prefeitura de Manaus Reforça Infraestrutura para Enfrentar o Inverno Amazônico

    07/05/2024

    Secretário de Comunicação de Manaus se apresenta na Câmara Municipal para esclarecer vídeo polêmico

    20/03/2024

    Mais de 850,8 Mil Vagas Abertas para Matrículas nas Redes Públicas de Ensino do Amazonas em 2024

    15/12/2023

    Prefeitura reforça bom uso da pista de skatepark na Ponta Negra

    09/11/2023
    Anuncie em Nosso Portal

    WhatsApp:+55 (92) 9 9437-0105

    Fixo :(92) 3348 2761

    Email: portalamazoniaon@gmail.com

     

    © 2025 ThemeSphere.blazwe Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Politica de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.