A pimenta caiena é um fruto que traz muitos benefícios para a saúde, como favorecer o emagrecimento, ajudar no tratamento da psoríase, aumentar a libido, melhorar a circulação e aliviar as dores.
Esses benefícios são possíveis, porque a pimenta caiena é um condimento rico em capsaicina, flavonoides e betacaroteno, que são compostos alcalóides e carotenos com propriedades antioxidantes, analgésicas, termogênicas e anti-inflamatórias.
A pimenta caiena, conhecida também pelo nome científico Capsicum annuum L, é comercializado na forma fresca, desidratada ou em pó, sendo utilizado para temperar alimentos, como carnes, sopas e massas. Além disso, a pimenta caiena também é encontrada na forma de cremes ou suplementos em cápsulas, sendo usada para fins medicinais.
Principais benefícios
O consumo da pimenta caiena fornece os seguintes benefícios para a saúde:
1. Ajudar no emagrecimento
Por ter ótimas colheres de capsaicina, um composto alcaloide com efeito termogênico, a pimenta caiena estimula a queima de gordura corporal, auxiliando no emagrecimento. Veja mais alimentos com efeito termogênico.
Além disso, a pimenta caiena também reduz a velocidade de digestão dos alimentos, observou a fome ao longo do dia e favorecendo, assim, na perda de peso.
No entanto, para ajudar a emagrecer, a pimenta caiena deve fazer parte de uma dieta saudável, associada a práticas regulares de atividades físicas.
2. Promova a libido
Por aumentar a frequência cardíaca, facilitando a circulação de sangue, além de promover a sensação de bem-estar e prazer, a pimenta caiena ajuda a promover a libido. Confira uma lista de alimentos que promovem a libido.
3. Aliviar a dor
A pimenta caiena alivia a dor, porque a capsaicina possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Assim, a pimenta caiena pode ser usada para complementar o tratamento de situações como dor muscular, artrite reumatóide e fibromialgia, por exemplo.
4. Melhorar a circulação
A pimenta caiena melhorou a circulação sanguínea, porque é rica em capsaicina, um composto bioativo que promove a liberação de óxido nítrico, um composto que relaxa a musculatura das veias e artérias, facilitando a circulação de sangue. Conheça outros alimentos que melhoram a circulação.
5. Prevenir o envelhecimento precoce
Por conter luteína, zeaxantina e betacaroteno, que são carotenoides com ação antioxidante, a pimenta caiena protege as células da pele contra os danos causados pelos radicais livres, prevenindo a formação de rugas, a flacidez e o envelhecimento precoce.
6. Manter a saúde dos olhos
A pimenta caiena mantém a saúde dos olhos, porque é rica em luteína e zeaxantina, carotenoides que protegem a retina dos olhos contra os danos causados pelos raios ultravioletas do sol e contra a luz azul fornecidos por computadores e celulares, ajudando a prevenir situações como catarata e degeneração macular, uma doença que diminui a nitidez e a capacidade da visão.
7. Evite doenças cardíacas
Por ser uma boa fonte de compostos bioativos antioxidantes e anti-inflamatórios, como capsaicina, betacaroteno e flavonoides, a pimenta caiena melhora a saúde das artérias e ajuda a controlar os níveis de colesterol “ruim”; LDL, no sangue, evitando doenças cardíacas, como pressão alta, infarto e aterosclerose.
8. Ajudar no tratamento da psoríase
A pimenta caiena, na forma de creme, ajuda no tratamento da psoríase, aliviando a aparência e a vermelhidão. Isso porque a capsaicina inibe a ação da substância P, um neurotransmissor presente nas placas de psoríase que é responsável pela sensação de pesar. Confira outros remédios caseiros para psoríase.
9. Melhorar a digestão
Por aumentar a produção de enzimas digestivas e sucos gástricos, a pimenta caiena melhora a digestão. Além disso, essa pimenta também pode estimular as bactérias satisfatórias do intestino, mantendo a flora intestinal saudável.
10. Diminuir o risco de câncer
A pimenta caiena pode ajudar a diminuir o risco de câncer, por conter flavonoides, betacaroteno e capsaicina, que são compostos bioativos com potente ação antioxidante, combatendo o excesso de radicais livres no organismo e impedindo o crescimento e a multiplicação de células cancerígenas.
A pimenta caiena é ardida?
A pimenta caiena é ardida, tendo cerca de 30 a 50 mil SHU, que é uma escala internacional para avaliar de ardência das pimentas. Assim, a pimenta caiena tem um grau de ardência médio, sendo bem tolerado por pessoas sensíveis a pimentas mais fortes como a malagueta e o habanero, por exemplo.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir contém a informação nutricional de 1 g, o que equivale a cerca de 1 colher de café rasa, de pimenta caiena fresca:
Para obter todos os benefícios desse condimento, a pimenta caiena deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e variada, associada à prática regular de atividades físicas.
Como consumir
A pimenta caiena pode ser usada na forma fresca, desidratada ou em pó, para temperar carnes, aves, saladas, molhos, massas, frutos do mar, pizzas e sopas. Essa pimenta é muito usada também no preparo
Além disso, a pimenta caiena também é usada para fins medicinais, sendo encontrada na forma de cremes ou suplementos em cápsulas.
1. Creme de pimenta caiena
O creme de pimenta caiena é comercializado em lojas de produtos naturais ou farmácias e normalmente contém uma concentração de 0,025% ou 0,075% de capsaicina.
Esse creme pode ser indicado pelo médico para ajudar no tratamento de situações como psoríase, dores musculares, artrite reumatóide, por exemplo, sendo geralmente indicado de 3 a 4 vezes por dia sobre a região a ser tratada.
2. Cápsulas de pimenta caiena
A pimenta caiena também é encontrada na forma de cápsulas, na dosagem de 30 a 500 mg. A dosagem geralmente indicada desse suplemento é de 1 a 4 cápsulas por dia, por até 3 semanas.
No entanto, o uso desse suplemento só deve ser feito sob a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.
Possíveis efeitos colaterais
Em moderadas, a pimenta caiena não provoca efeitos colaterais. No entanto, a ingestão da pimenta caiena pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas, como queimação, ingestão no estômago, intestino ou garganta, náusea, vômito, tosse e dor de cabeça.
Já o creme de pimenta caiena pode causar vermelhidão, sensação de calor extremo, ressecamento, inchaço e aparência na pele.
Quem não deve usar
Pessoas com gastrite, úlcera, pancreatite, hemorroidas, refluxo, diverticulite, síndrome do intestino irritável ou pressão alta, devem evitar a pimenta caiena.
O consumo de pimenta caiena não é indicado para crianças menores de 2 anos. Na forma de suplementos ou cremes, a pimenta caiena também não deve ser usada por mulheres grávidas ou em período de amamentação, por crianças e adolescentes.
Além disso, o creme de pimenta caiena não deve ser aplicado sobre a pele com feridas, queimaduras ou com eczema.
Pessoas que estejam usando remédios para tratar diabetes, asma ou pressão alta, analgesias e anticoagulantes, devem consultar um médico antes de usar a pimenta caiena, pois esse condimento pode alterar os efeitos desses medicamentos.
const mainFn = () => { var options = {"language":"pt","isMobile":false}; main.init(options); window.setTimeout(function () { if (typeof amazonAds !== "undefined" && !amazonAds.loadedAds && !!googletag) { googletag.cmd.push(function() { googletag.pubads().refresh(); }); } }, 5000); var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: "2", c2: "21145335" }); var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: "8", c2: "21145335" ,c3: "1111" }); (function() { var s = document.createElement("script"), el = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.async = true; s.src = (document.location.protocol == "https:" ? "https://sb" : "http://b") + ".scorecardresearch.com/beacon.js"; el.parentNode.insertBefore(s, el); } )(); !function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version="2.0"; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,"script", "https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js"); fbq("init", "162861800730320"); fbq("track", "PageView"); var propertyId = "UA-10615049-1",gtmId = "GTM-KBJZXMC",layout = "harmony",language = "pt",league = 9; (function (i, s, o, g, r, a, m) { i["GoogleAnalyticsObject"] = r; i[r] = i[r] || function () { (i[r].q = i[r].q || []).push(arguments) }, i[r].l = 1 * new Date(); a = s.createElement(o), m = s.getElementsByTagName(o)[0]; a.async = 1; a.src = g; m.parentNode.insertBefore(a, m) })(window, document, "script", "//www.google-analytics.com/analytics.js", "ga", { "useAmpClientId": true }); ga("create", propertyId, "auto", {"siteSpeedSampleRate": 10}); ga("require", gtmId); if (layout) { ga("set", "dimension2", layout); } if (league) { ga("set", "dimension5", league); } ga("set", "dimension18", language); ga("send", "pageview"); var tag = "GTM-N8S2MQM",dataLayer = "crossDataLayer"; (function(w,d,s,l,i){ w[l]=w[l]||[];w[l].push({"gtm.start": new Date().getTime(),event:"gtm.js"});var f=d.getElementsByTagName(s)[0], j=d.createElement(s),dl=l!="dataLayer"?"&l="+l:"";j.async=true;j.src= "https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id="+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f); })(window,document,"script",dataLayer, tag); main.addDataLayer(dataLayer); var tag = "GTM-P8PXWDX",dataLayer = "tsDataLayer"; (function(w,d,s,l,i){ w[l]=w[l]||[];w[l].push({"gtm.start": new Date().getTime(),event:"gtm.js"});var f=d.getElementsByTagName(s)[0], j=d.createElement(s),dl=l!="dataLayer"?"&l="+l:"";j.async=true;j.src= "https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id="+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f); })(window,document,"script",dataLayer, tag); main.addDataLayer(dataLayer); var backofficeUrl = "https://www.tuasaude.com/b/"; backoffice.init(backofficeUrl); var options = {"enable":true,"blocking":false,"language":"pt","privacyPage":"https://www.tuasaude.com/politica-de-privacidade","googleEvents":true}; consentBar.init(options); var options = {"type":"article","url":"pimenta-caiena","id":53251,"theme":"emagrecer","specialty":{"main":1,"type":"face-to-face","id":47,"descricao":"Nutrição Geral","name":"Nutricão","medic":"Nutricionista","specialist_slug":"nutricionista","medicPlural":"Nutricionistas"}}; main.setPage(options); if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_ts_sticky_footer_desktop"); } ); } } if (typeof main !== 'undefined') { mainFn(); } else { document.querySelector('#mainSiteScript').onload = mainFn; }
Fonte: tudo para melhorar sua saude