A dor de cabeça constante pode ser causada por excesso de calor, estresse ou ansiedade, mas também pode indicar problemas mais sérios como sinusite, emoções ou emoções.
Normalmente, além da dor de cabeça constante, também podem ocorrer outros sintomas, como dificuldade para enxergar, preocupação excessiva, náuseas, vômitos ou febre, que dependem da causa da dor. Estes sintomas ajudam o médico a chegar num diagnóstico.
Em caso de dor de cabeça constante, especialmente quando a dor é frequente ou associada a outros sintomas, é importante consultar um clínico geral ou neurologista para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, que pode envolver medidas simples como ingerir mais líquidos, uso de analgesia ou cirurgia, nos casos mais graves
10 causas de dor de cabeça constante
As principais causas de dor de cabeça constante são:
1. Calor
O calor excessivo pode causar desidratação leve e dilatação dos vasos sanguíneos, incluindo os que existem na cabeça, gerados em dor de cabeça. Também podem ocorrer outros sintomas como fraqueza, sensação e sensação de cabeça vazia.
O que fazer: em caso de dor de cabeça causada pelo calor é importante procurar um local fresco e ventilado. Além disso, é recomendado evitar realizar esforços e ingerir líquidos em quantidade suficiente para repor os líquidos do corpo perdido com o calor.
2. Problemas de visão
Os problemas de visão como astigmatismo, hipermetropia e miopia, por exemplo, podem provocar dor de cabeça constante, especialmente em crianças, porque fazem com que a pessoa force a visão para enxergar. Conheça outras causas de dor de cabeça em criança.
O que fazer: em caso de suspeita de problemas de visão é importante consultar um oftalmologista para que seja feita uma avaliação e verifique a necessidade de usar óculos ou lentes corretivas, o que ajuda a aliviar e prevenir as dores de cabeça.
3. Estresse ou ansiedade
Em caso de estresse ou ansiedade, uma pessoa pode não conseguir dormir bem e tem a mente sempre ativa, podendo apresentar mais dificuldade para se concentrar e cansaço excessivo ao longo do dia. O corpo e a mente cansada favorecem a dor de cabeça, que pode ser interpretada como uma tentativa do corpo de que é preciso relaxar.
O que fazer: em caso de estresse ou ansiedade é recomendado buscar opções de relaxamento, como aromaterapia, yoga e prática de atividade física, por exemplo. Além disso, fazer psicoterapia também pode ajudar a controlar a ansiedade em alguns casos. A dor de cabeça tende a melhorar na medida em que o corpo relaxa. Conheça mais opções de lazer.
4. Alimentação
Em algumas pessoas, o consumo de alimentos estimulantes como café, refrigerantes e chocolate, por exemplo, pode resultar em dor de cabeça. Além disso, ficar muito tempo sem se alimentar também pode causar dor de cabeça constante devido à hipoglicemia.
O que fazer: caso a dor de cabeça seja causada por alimentos como café ou chocolate é recomendado evitar o consumo excessivo desses alimentos. Além disso, é importante manter uma alimentação equilibrada para evitar a hipoglicemia.
5. Bruxismo
O bruxismo é o ato involuntário de apertar ou raspar os dentes durante a noite, o que pode alterar o posicionamento da articulação da mandíbula e causar dor de cabeça constante. Entenda melhor o que é o bruxismo.
O que fazer: A dor de cabeça causada pelo bruxismo pode ser aliviada com o uso de angústias como dipirona ou paracetamol. No entanto, é recomendado procurar o clínico geral ou dentista para que a causa do bruxismo seja identificada e o tratamento seja iniciado, que normalmente é feito com o uso de placas dentárias para o bruxismo.
6. Período menstrual
As alterações hormonais no corpo devido ao período menstrual podem provocar dor de cabeça constante durante o período menstrual, o que é chamado de experiências menstruais. Além disso, a dor de cabeça tende a afetar apenas um lado da cabeça e causa sintomas como náusea ou vômito em algumas mulheres. Veja como identificar a percepção menstrual.
O que fazer: caso a dor de cabeça tenha motivado sempre durante o período menstrual, é indicado consultar o neurologista ou ginecologista para uma avaliação. O tratamento geralmente envolve o uso de medicamentos para analgesia e ajuste da dose do contraceptivo, caso esteja sendo usado.
7. COVID-19
A COVID-19 também pode causar dor de cabeça constante, além de tosse, febre e perda do olfato, em alguns casos. Algumas vezes, a dor de cabeça pode persistir mesmo após a melhora da infecção, podendo indicar uma síndrome pós-COVID. Veja como identificar a síndrome pós-COVID.
O que fazer: em caso de COVID-19 ou síndrome pós-COVID é recomendado consultar o clínico geral para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento mais adequado. De forma geral, pode ser recomendado o uso de medicamentos analgésicos para aliviar os sintomas. No entanto, nos casos mais graves de COVID-19, pode ser necessário que a pessoa admitida no hospital, podendo ser indicada o uso de medicamentos específicos e adequados para o caso. Veja como é feito o tratamento da COVID-19.
8. Sinusite
A dor de cabeça constante pode ser causada por sinusite e provocar uma sensação de pressão ou aperto na testa. Além disso, também podem ocorrer outros sintomas como febre, catarro na garganta e tosse, por exemplo. Saiba como identificar os sintomas de sinusite.
O que fazer: em caso de suspeita de sinusite é importante consultar um clínico geral ou otorrinolaringologista para que seja feita uma avaliação e iniciada o tratamento, que normalmente envolve o uso de antibióticos e de medidas para ajudar a deixar as secreções mais fluidas e facilitar a sua eliminação.
9. Enxaqueca
A dor de cabeça constante pode ser causada por incidentes e, neste caso, normalmente é latejante e afeta apenas um dos lados da cabeça. Além disso, podem ocorrer outros sintomas como náuseas, vômitos, desconforto em ambientes iluminados ou com barulho. Entenda melhor o que é vivido.
O que fazer: nesse caso, é recomendado beber bastante líquidos e evitar ficar em jejum. Além disso, é importante consultar o neurologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, que também envolve o uso de medicamentos como analgésicos e anticonvulsivantes.
10. Tumor cerebral
A presença de tumor no cérebro também pode causar dor de cabeça constante em alguns casos. Além disso, podem ocorrer sintomas como crise convulsiva, fraqueza nas partes do corpo, náuseas, vômitos e episódios de perda transitória da visão. Veja outros sintomas dos tumores no cérebro.
Normalmente, a dor tende a ser pior pela manhã, ao deitar, tossir ou fazer esforços intensos, como ao carregar pesos.
O que fazer: em caso de suspeita de um tumor cerebral é recomendado consultar um clínico geral ou neurologista para uma avaliação, podendo ser indicados exames como tomografia computadorizada ou ressonância magnética para confirmar o diagnóstico. A dor de cabeça tende a melhorar com o tratamento do tumor, que pode envolver medidas como cirurgia e quimioterapia.
Como aliviar a dor de cabeça constante
Para aliviar a dor de cabeça constante, pode ser recomendado:
- Massagear a região da cabeça em que a dor ocorre;
- Coloque uma compressa gelada na cabeçana testa ou na nuca, já que a constrição dos vasos sanguíneos radiantes aliviam a dor de cabeça;
- Ficar num local calmo e tranquiloao abrigo da luz para conseguir descansar um pouco;
- Beber um copo de água fresca com gotas de limão para reidratar o corpo;
- Evite ficar no sol por mais de 1 horamesmo com chapéu e óculos de sol;
- Tomar uma angústia para dor de cabeçacomo o Paracetamol, por exemplo;
- Andar descalço na gramapor exemplo, para reduzir a ansiedade e o estresse;
- Tomar um chá de canela para acelerar a menstruação, se a causa da dor de cabeça for causada pela TPM.
Seja qual for a causa da dor de cabeça, o uso de patologias por mais de 3 dias é desconselhado, pois pode piorar a dor de cabeça. Veja algumas opções de remédios caseiros para dor de cabeça.
Adequar a alimentação também é muito importante porque certos alimentos ajudam a prevenir a dor de cabeça. Assista ao vídeo para saber como se alimentar:
const mainFn = () => { var options = {"language":"pt","isMobile":false}; main.init(options); window.setTimeout(function () { if (typeof amazonAds !== "undefined" && !amazonAds.loadedAds && !!googletag) { googletag.cmd.push(function() { googletag.pubads().refresh(); }); } }, 5000); var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: "2", c2: "21145335" }); var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: "8", c2: "21145335" ,c3: "1111" }); (function() { var s = document.createElement("script"), el = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.async = true; s.src = (document.location.protocol == "https:" ? "https://sb" : "http://b") + ".scorecardresearch.com/beacon.js"; el.parentNode.insertBefore(s, el); } )(); !function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version="2.0"; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,"script", "https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js"); fbq("init", "162861800730320"); fbq("track", "PageView"); var propertyId = "UA-10615049-1",gtmId = "GTM-KBJZXMC",layout = "harmony",language = "pt",league = 5; (function (i, s, o, g, r, a, m) { i["GoogleAnalyticsObject"] = r; i[r] = i[r] || function () { (i[r].q = i[r].q || []).push(arguments) }, i[r].l = 1 * new Date(); a = s.createElement(o), m = s.getElementsByTagName(o)[0]; a.async = 1; a.src = g; m.parentNode.insertBefore(a, m) })(window, document, "script", "//www.google-analytics.com/analytics.js", "ga", { "useAmpClientId": true }); ga("create", propertyId, "auto", {"siteSpeedSampleRate": 10}); ga("require", gtmId); if (layout) { ga("set", "dimension2", layout); } if (league) { ga("set", "dimension5", league); } ga("set", "dimension18", language); ga("send", "pageview"); var tag = "GTM-N8S2MQM",dataLayer = "crossDataLayer"; (function(w,d,s,l,i){ w[l]=w[l]||[];w[l].push({"gtm.start": new Date().getTime(),event:"gtm.js"});var f=d.getElementsByTagName(s)[0], j=d.createElement(s),dl=l!="dataLayer"?"&l="+l:"";j.async=true;j.src= "https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id="+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f); })(window,document,"script",dataLayer, tag); main.addDataLayer(dataLayer); var tag = "GTM-P8PXWDX",dataLayer = "tsDataLayer"; (function(w,d,s,l,i){ w[l]=w[l]||[];w[l].push({"gtm.start": new Date().getTime(),event:"gtm.js"});var f=d.getElementsByTagName(s)[0], j=d.createElement(s),dl=l!="dataLayer"?"&l="+l:"";j.async=true;j.src= "https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id="+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f); })(window,document,"script",dataLayer, tag); main.addDataLayer(dataLayer); var backofficeUrl = "https://www.tuasaude.com/b/"; backoffice.init(backofficeUrl); var options = {"enable":true,"blocking":false,"language":"pt","privacyPage":"https://www.tuasaude.com/politica-de-privacidade","googleEvents":true}; consentBar.init(options); var options = {"type":"article","url":"dor-de-cabeca-constante","id":31747,"theme":"dor-de-cabeca","specialty":{"main":1,"type":"face-to-face","id":44,"descricao":"Neurologia Geral","name":"Neurologia","medic":"Neurologista","specialist_slug":"neurologista","medicPlural":"Neurologistas"}}; main.setPage(options); if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_ts_300x600_artigo"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_ts_mrec_artigo"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_ts_mrec_rodape_artigo"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_ts_sticky_footer_desktop"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_tuasaude_br_article_body_1"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_tuasaude_br_article_body_2"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_tuasaude_br_article_body_3"); } ); } } if (typeof main !== 'undefined') { mainFn(); } else { document.querySelector('#mainSiteScript').onload = mainFn; }
Fonte: tudo para melhorar sua saude