Os principais sintomas de gripe são febre alta, dor de garganta, dor no corpo, tosse seca persistente, espirros e nariz escorrendo ou entupido, e normalmente surgem de 2 a 3 dias após o contato com uma pessoa infectada pelo vírus influenza.
Para aliviar os sintomas de gripe, pode-se tomar um banho levemente frio e colocar panos úmidos na testa e nas axilas, para baixar a febre, inalar de vapor de água para ajudar a desentupir o nariz, além de descansar e beber bastante água.
Além disso, é importante consultar o clínico geral, de forma a ser avaliador, identificado a gripe e descartado outras condições com sintomas semelhantes, como resfriado ou COVID-19, e assim, ser indicado o melhor tratamento para aliviar os sintomas. Saiba diferenciar os sintomas de COVID-19, gripe e resfriado.
sintomas de gripe
Os principais sintomas da gripe são:
- Febre, normalmente entre 38 e 40ºC;
- Calafrios;
- Dor de cabeça;
- Tosse seca persistente;
- Espirros e nariz escorrendo ou entupido;
- dor de garganta;
- Dor muscular, especialmente nas costas e pernas;
- Perda de apetite;
- Dor no corpo ou mal estar geral;
- Cansaço ou fraqueza.
Além disso, outros sintomas da gripe que podem surgir são vômitos ou diarreia, sendo mais comum em crianças.
Os sintomas da gripe comum começam a ser sentidos cerca de 2 a 3 dias após estar em contato com alguém gripado ou após estar exposto a fatores que aumentam as chances de contrair a gripe, como o frio ou o fumo, por exemplo.
Teste online de sintomas
Para saber o risco de estar com uma gripe causada pelo vírus influenza, selecione no teste a seguir os sintomas apresentados:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o infectologista ou clínico geral.
Quanto tempo dura uma queixa?
Os sintomas de gripe aparecem de forma repentina e costumam durar de 2 a 7 dias. Em geral, a febre dura cerca de 3 dias, enquanto os outros sintomas desaparecem 3 dias depois da febre baixar.
Como aliviar os sintomas
Para se curar de uma gripe forte, é importante descansar, beber bastante água e, caso indicado por um médico, tomar remédios para aliviar a dor e a febre, como o paracetamol ou o ibuprofeno, por exemplo, e medicamentos antivirais, como o oseltamivir, mas somente em casos específicos. Confira o que é o Tamiflu (oseltamivir): para que servir, como tomar e efeitos colaterais.
Além disso, para aliviar os principais sintomas é recomendado:
1. Febre e calafrios
Para baixar a febre e aliviar os calafrios, deve-se tomar os medicamentos antitérmicos indicados pelo médico, como o paracetamol ou o ibuprofeno, por exemplo. Além disso, algumas formas naturais de diminuir a febre e os calafrios incluem tomar um banho levemente frio e colocar panos úmidos na testa e nas axilas, para ajudar a regular a temperatura corporal. Veja mais sobre os calafrios e o que fazer.
2. Nariz entupido e espirros
Para melhorar o metabolismo, pode-se utilizar a inalação de vapor de água fervente ou nebulização com soro fisiológico, além de lavar o nariz com uma solução salina ou água do mar, encontrada à venda em farmácias.
Também se pode usar um descongestionante nasal, com oximetazolina, por exemplo, mas não se deve exceder os 5 dias de uso, já que utilizações prolongadas podem causar um efeito rebote. Confira 8 formas naturais de desentupir o nariz.
3. Jogar
Para melhorar a tosse e tornar a dor mais fluida, deve-se beber bastante água e usar remédios caseiros que acalmem a garganta, como mel com limão, chá de canela e cravo-da-índia e chá de urtiga.
Além disso, também se pode usar um xarope para tosse, indicado por um médico, enfermeiro ou farmacêutico e que pode ser comprado em farmácias, para aliviar a tosse e eliminar a expectoração. Veja qual o xarope que deve escolher.
4. Dor de cabeça e nos músculos
Algumas dicas que podem contribuir para aliviar a dor de cabeça é o descanso, a ingestão de um chá, que pode ser de camomila, por exemplo e colocar um pano úmido na testa. Caso a dor seja forte, pode-se tomar um paracetamol ou ibuprofeno, por exemplo, com indicação do médico.
5. Dor de garganta
A dor de garganta pode ser aliviada com gargarejos de água morna e sal, assim como a ingestão de chás para dor de garganta, como hortelã ou gengibre. Nos casos em que a dor é muito forte ou não melhora, deve-se consultar um médico, já que pode ser necessário o uso de um anti-inflamatório, como o ibuprofeno, por exemplo. Confira uma lista de 7 remédios naturais para dor de garganta.
Gripe em grávidas, crianças e idosos
A gripe em grávidas, crianças e idosos pode causar sintomas mais fortes, podendo ocorrer também vômitos e diarreia, pois esses grupos têm o sistema imunológico mais fraco, o que deixa o organismo mais sensível.
Por isso, e porque não é aconselhado que as grávidas e crianças tomem medicamentos sem recomendação do médico, além de seguir as dicas caseiras para aliviar os sintomas, deve-se ir ao médico e só tomar medicamentos de acordo com a orientação médica, para não prejudicar o bebê ou causar o agravamento da doença. Veja como tratar uma gripe na gravidez.
Diferença entre gripe e resfriado
Ao contrário da gripe, geralmente o resfriado não causa febre e normalmente não traz complicações, como diarreia, dor de cabeça forte e dificuldade para respirar.
Em geral, o resfriado dura cerca de 5 dias, mas em alguns casos, os sintomas de secreção nasal, espirros e tosse podem durar até 2 semanas.
Diferença entre gripe, dengue e zika
A principal diferença entre a gripe e a dengue e o zika, é que a dengue e o zika além dos sintomas comuns da gripe, também apresentam aparência no corpo e manchas vermelhas na pele. A zika demora cerca de 7 dias para desaparecer, enquanto os sintomas da dengue são mais fortes e só melhoram após cerca de 7 a 15 dias. Veja também quais são os sintomas da gripe suína.
Quando ir ao médico
Embora não seja necessário ir ao médico para curar a gripe, é aconselhável consultar um clínico geral quando:
- A gripe demora mais de 3 dias para melhorar;
- Os sintomas pioraram ao longo dos dias, ao diminuir de melhorar;
- Surgem outros sintomas como dor no peito, suores noturnos, febre acima de 40ºC, falta de ar ou tosse com catarro esverdeado.
Além disso, crianças, idosos e pacientes com fatores de risco, como asma e outros tipos de problemas controlados, devem fazer a vacinação contra a gripe todos os anos.
Para saber se a angústia da gripe é preocupante, veja o que quer dizer cada cor de catarro.
Fonte: tudo para melhorar sua saude