Portal Amazônia On
    O que há de novo

    David Almeida entrega nova feira no São Jorge e reforça requalificação dos espaços públicos

    25/04/2025

    Freira quebra protocolo e visita caixão do Papa Francisco pela quarta vez: “Era um irmão”

    25/04/2025

    Prefeito David Almeida acompanha avanço das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, projeto de Oscar Niemeyer

    09/04/2025
    o Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Politica de Privacidade
    o Facebook Twitter Instagram
    Portal Amazônia OnPortal Amazônia On
    Demo
    • Home
    • Amazonas
      • Cinema
      • Cultura
    • Brasil
      • Educação
    • Manaus
      • #SOUMANAUS PASSO A PAÇO
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde/Manaus
    • Economia
    • Esportes
    • Polícia
    • Politica
    • + Noticias
      • Agro Negocios
      • Musica
      • Tecnologia
      • COVID 19
      • Amazônia
      • Termos de Uso
      • Politica de Privacidade
    Portal Amazônia On
    Início » 12 principais causas de espinhas (eo que fazer)

    12 principais causas de espinhas (eo que fazer)

    RedaçãoDe Redação23/06/2023Nenhum comentário8 minutos lidos
    o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegrama E-mail
    Imagem ilustrativa número 1
    Participação
    o Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    As espinhas podem ser causadas por fatores genéticos, uso de produtos oleosos na pele, exposição excessiva ao sol ou alterações hormonais que ocorrem na adolescência, gravidez ou TPM, por exemplo.

    Essas condições podem resultar em aumento da oleosidade da pele, acúmulo de sebo e células mortas, que podem obstruir os folículos pilosos, e levar a uma inflamação ou crescimento de bactérias, como a Propionibacterium acnese desenvolvimento das espinhas.

    Para evitar a redução de espinhas é importante manter a pele limpa, usar produtos que controlem o excesso de oleosidade da pele, ou usar pomadas ou comprimidos prescritos pelo dermatologista, de acordo com a gravidade dos sintomas e o tipo de acne. Veja os principais tipos de acne.

    Principais causas de espinhas

    Os principais fatores que podem causar espinhas são:

    1. Adolescência

    Durante a adolescência, principalmente entre os 12 e 18 anos de idade, é a fase mais comum de surgirem espinhas, devido ao aumento da produção de hormônios andrógenos, como a testosterona.

    Esses hormônios aumentam a oleosidade da pele por estimular as glândulas sebáceas da pele a produzir mais sebo, ocorreram em ouvido dos poros, sintomatologia e manifestação de emoções, como a Propionibacterium acnes.

    O que fazer: deve-se consultar o dermatologista para avaliação da pele e ser indicado o melhor tratamento, que pode ser feito com cremes, pomadas ou loções de antibióticos, como peróxido de benzoíla, ou retinóides, como tretinoína, por exemplo. Confira as principais pomadas para espinhas.

    2. Limpeza de pele incorreta

    A pele que não limpa corretamente pode ficar com acúmulo de oleosidade, o que obstrui os poros e facilita a formação de cravos e o desenvolvimento de espinhas.

    O que fazer: o rosto deve ser lavado pelo menos 2 vezes ao dia, ao levantar e principalmente ao dormir, para remover o excesso de sujeira e oleosidade da pele, de preferência, com produtos específicos para o tipo de pele, orientados após avaliação do dermatologista.

    3. Não retirar a maquiagem

    A maquiagem deve ser retirada assim que possível, pois o acúmulo na pele também causa a preservação dos poros e facilita a formação de cravos e espinhas, principalmente os produtos que são produzidos à base de óleos.

    O que fazer: para quem tem tendência à acne é recomendado usar maquiagens específicas para peles oleosas, à base de água, entretanto o ideal mesmo é tentar deixar a pele o mais natural possível, além de sempre lavar o rosto e retirar toda a maquiagem com demaquilante ao chegar em casa.

    4. Use produtos muito gordurosos

    O uso de protetor solar ou cremes hidratantes muito oleosos ou gordurosos, não ideais para cada tipo de pele, aumentam a formação de cravos e espinhas.

    O que fazer: deve-se sempre tentar escolher produtos específicos para o tipo de pele, e que são chamados de “não-comedogênicos”, pois são os que causam menor tendência à preservação dos poros da pele.

    5. Consumo de alimentos inflamatórios

    Consumir alimentos inflamatórios para a pele, como leite, doces, carboidratos e frituras, podem aumentar o risco de ter espinhas, já que estimularam a inflamação da pele e aumentaram de cravos e espinhas.

    O que fazer: evite alimentação rica em carboidratos, vitaminas e dê preferência a uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, ômega-3 e água, pois têm efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

    Assista ao vídeo a seguir com a nutricionista Tatiana Zanin, outros alimentos que inflamam a pele

    imagem youtube - 5 piores alimentos que INFLAMAM o seu corpo

    6. Exposição excessiva ao sol

    A exposição ao sol pode formar espinhas, pois a radiação UV pode acelerar a inflamação e a produção de oleosidade da pele, o que facilita a produção de acne.

    O que fazer: evite se expor demais ao sol, preferindo horários de menor incidência de radiação UV, como antes das 10h ou após às 16h. Além de sempre passar protetor solar, como no mínimo FPS 30, adequado ao tipo de pele.

    7. Predisposição genética

    A predisposição genética é um dos principais fatores para a formação de espinhas, pois pode alterar a quantidade de suplementos de gorduras no sebo, e resultar em proteína das glândulas sebáceas e lesões, inflamações na pele.

    O que fazer: o tratamento é feito com produtos fornecidos, prescritos pelo dermatologista, e nos casos mais graves, como na acne de grau II ou IV, por exemplo, pode ser necessário o uso de medicamentos em comprimidos, como antibióticos ou isotretinoína, por exemplo.

    8. TPM

    Durante a tensão pré-menstrual (TPM), que ocorre de 1 a 2 semanas antes da menstruação, podem surgir espinhas, pois quando os níveis de estrogênio e progesterona diminuem, as glândulas sebáceas podem produzir mais óleo.

    O que fazer: é importante manter a pele limpa, lavando pelo menos 2 vezes por dia, de manhã e à noite, ou usar produtos fornecidos por dermatologista. Além disso, em alguns casos, o ginecologista pode indicar o uso de anticoncepcionais para acne, como a drospirenona ou o dienogeste, por exemplo. Veja os principais anticoncepcionais para acne.

    9. Gravidez

    Durante a gravidez, ocorre um aumento da produção de estrogênio e progesterona, que são normais na gestação, e que favorecem a produção de sebo e aumento da oleosidade da pele, e resultam no desenvolvimento de espinhas.

    Geralmente, as espinhas na gravidez são mais intensas no primeiro trimestre, e tendem a diminuir no final da gestação.

    O que fazer: é orientado optar por lavar a pele com sabonete neutro ou suave 2 vezes por dia e aplicar uma loção tônica sem álcool e sem ingerir, sempre após lavar e secar o rosto. Deve-se evitar tratamentos em comprimido, cuidados ou procedimentos estéticos neste período. Veja como tratar as espinhas na gravidez.

    10. Síndrome dos ovários policísticos

    A síndrome dos ovários policísticos é uma disfunção hormonal mais comum em mulheres, relacionada ao aumento do hormônio testosterona, que estimula a produção de óleo pela pele, deixando-a mais tendenciosa à produção de acne.

    O que fazer: o tratamento da síndrome dos ovários policísticos é feito por ginecologista e envolve o uso de pílulas anticoncepcionais, espironolactona, clomifeno, letrozol ou gonadotropinas, por exemplo, de acordo com os sintomas apresentados. Veja todas as opções de tratamento para a síndrome dos ovários policísticos.

    11. Menopausa

    Durante a menopausa, algumas mulheres podem apresentar espinhas, devido à diminuição dos níveis de estrogênio no corpo e aumento da testosterona, o que pode resultar em maior oleosidade da pele e aumento da acne.

    O que fazer: é importante manter o rosto sempre limpo, lavando 2 vezes por dia e usando uma solução tônica. Em alguns casos, o dermatologista pode indicar o uso de remédios contendo antibióticos ou retinoides.

    Além disso, caso seja necessário, o ginecologista pode indicar a terapia de reposição hormonal. Saiba como é feito e quando é indicado a terapia de recuperação hormonal.

    12. Efeito colateral de medicamentos

    Alguns medicamentos, como corticoides, anticonvulsivantes, anabolizantes, lítio ou antidepressivos, podem causar como efeito reações colaterais de inflamação da pele, com formação de espinhas.

    O que fazer: deve-se consultar o médico responsável pelo tratamento, para que seja avaliado a possibilidade de mudança do medicamento ou dosagens. De forma alguma deve-se interromper o uso do remédio por conta própria.

    Além disso, deve-se adotar medidas para redução da acne durante o uso do medicamento, como usar loções de limpeza ou cremes que diminuam a formação de espinhas, como ácido retinoico, por exemplo.

    Como evitar espinhas

    Para evitar o aparecimento de espinhas, deve-se ter alguns cuidados, como:

    • Lavar o rosto com sabonete neutro ou suavepelo menos 2 vezes por dia;
    • Passar uma loção tônica na peleapós lavar o rosto, para limpar e desobstruir os poros;
    • Usar hidratante não oleoso após passar o tônico de limpeza;
    • exposição evite excesso ao sol;
    • Aplicar protetor solar livre de óleo diariamentecom no mínimo FPS 30, mesmo em dias nublados;
    • Fazer esfoliação da pelede 1 a 2 vezes por semana, para remover as células mortas da pele;
    • Evite o uso de maquiagemhidratantes ou de xampus muito oleosos;
    • Evite doces e friturasalém de bebidas alcoólicas e as gaseificadas;
    • Beber pelo menos 8 copos de água por diapara manter uma pele hidratada.

    Além disso, é importante ter uma alimentação rica em ômega 3, zinco e antioxidantes, como salmão, sementes de girassol, frutas e legumes, pois são ricos em antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação da pele.

    Confira no vídeo a seguir mais dicas para uma alimentação para evitar espinhas:

    imagem do youtube - ACNE: O que comer para acabar com as espinhas

    Como é feito o tratamento

    O tratamento das espinhas é feito por dermatologista, e varia de acordo com a gravidade dos sintomas e tipo de acne.

    Geralmente, o tratamento envolve cuidados diários com a pele, podendo também ser receitado pelo médico o uso de pomadas, cremes ou loções contendo ácido salicílico, adapaleno ou peróxido de benzoíla, que têm ação anti-inflamatória e/ou antibacteriana.

    Nos casos mais graves de acne, o médico pode indicar o uso de remédios na forma de comprimidos, como antibióticos ou isotretinoína. Confira todas as opções de tratamento para espinhas.

    Se apresenta espinhas e deseja a avaliação de um dermatologista, marque uma consulta na região mais próxima:

    Logo Tua Saúde e Rede D'or

    Marque consulta com um dermatologista perto de você!

    Atendemos mais de 150 convênios em 7 estados do Brasil*.

    Marcar Consulta

    *Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe e Distrito Federal

    Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

    Fonte: tudo para melhorar sua saude

    causas espinhas fazer principais
    Participação. o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    Redação

    Related Posts

    Prefeitura de Manaus reinaugura Policlínica Castelo Branco e reforça atendimentos especializados

    05/07/2024

    Prefeitura de Manaus Reinaugura Policlínica Castelo Branco e Amplia Rede de Saúde

    02/07/2024

    Prefeitura de Manaus Inaugura Nova Unidade de Saúde e Amplia Acesso na Zona Norte

    28/06/2024

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    dezessete + 16 =

    Natureza

    Registro Nacional de Cultivares tem normas definidas pelo Mapa

    21/10/2022

    Nova oferta pblica de hastes de clones de seringueira para o Centro-Oeste feita pela Embrapa

    21/10/2022

    Novo sistema de manejo do maracuj contra virose necessrio

    21/10/2022

    Frutas e hortalias para pases da OCDE podero ser certificadas por fiscais do Mapa

    20/10/2022
    Encontre Nos
    • o Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • Whatsapp
    • TikTok
    Mundo

    David Almeida entrega nova feira no São Jorge e reforça requalificação dos espaços públicos

    Prefeitura de Manaus 25/04/2025

    A Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta quinta-feira (24), a nova Feira Municipal do São Jorge…

    Freira quebra protocolo e visita caixão do Papa Francisco pela quarta vez: “Era um irmão”

    25/04/2025

    Prefeito David Almeida acompanha avanço das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, projeto de Oscar Niemeyer

    09/04/2025

    Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial na rede de drenagem no bairro São Francisco

    28/03/2025
    Quem Somos
    Quem Somos

    Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

    Em caso de duvidas fale conosco.

    Email : portalamazoniaon@gmail.com
    WhatsApp: +55 (92) 9 9437-0105
    Fixo: (92) 3348 2761

    Ultimas Noticias

    Incêndio de Grandes Proporções Mobiliza Onze Viaturas dos Bombeiros no Amazonas; Causas Ainda São Mistério

    15/08/2024

    Prefeitura de Manaus Reforça Infraestrutura para Enfrentar o Inverno Amazônico

    07/05/2024

    Secretário de Comunicação de Manaus se apresenta na Câmara Municipal para esclarecer vídeo polêmico

    20/03/2024

    Mais de 850,8 Mil Vagas Abertas para Matrículas nas Redes Públicas de Ensino do Amazonas em 2024

    15/12/2023

    Prefeitura reforça bom uso da pista de skatepark na Ponta Negra

    09/11/2023
    Anuncie em Nosso Portal

    WhatsApp:+55 (92) 9 9437-0105

    Fixo :(92) 3348 2761

    Email: portalamazoniaon@gmail.com

     

    © 2025 ThemeSphere.blazwe Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Politica de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.