Portal Amazônia On
    O que há de novo

    David Almeida entrega nova feira no São Jorge e reforça requalificação dos espaços públicos

    25/04/2025

    Freira quebra protocolo e visita caixão do Papa Francisco pela quarta vez: “Era um irmão”

    25/04/2025

    Prefeito David Almeida acompanha avanço das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, projeto de Oscar Niemeyer

    09/04/2025
    o Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Politica de Privacidade
    o Facebook Twitter Instagram
    Portal Amazônia OnPortal Amazônia On
    Demo
    • Home
    • Amazonas
      • Cinema
      • Cultura
    • Brasil
      • Educação
    • Manaus
      • #SOUMANAUS PASSO A PAÇO
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde/Manaus
    • Economia
    • Esportes
    • Polícia
    • Politica
    • + Noticias
      • Agro Negocios
      • Musica
      • Tecnologia
      • COVID 19
      • Amazônia
      • Termos de Uso
      • Politica de Privacidade
    Portal Amazônia On
    Início » 6 doenças que podem ser transmitidas pelos cachorros

    6 doenças que podem ser transmitidas pelos cachorros

    RedaçãoDe Redação22/05/2023Nenhum comentário7 minutos lidos
    o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegrama E-mail
    Imagem ilustrativa número 3
    Participação
    o Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    Os cachorros, quando não são devidamente cuidados, podem ser reservatórios de bactérias, vírus e parasitas que podem ser transmitidos para as pessoas através de lambidas ou mordidas ou a meio da liberação do agente infeccioso em suas fezes. Por isso, é importante que os cachorros sejam levados periodicamente ao veterinário para que tomem a vacina, seja avaliado e desparasitado, evitando, assim, a infecção e transmissão de doenças para as pessoas.

    As mais frequentemente adquiridas pelos cachorros e que podem ser facilmente transmitidas para as pessoas são raiva, micose, larva migrans e leptospirose, que, apesar de ser mais frequente a transmissão dessa doença a partir da urina de rato, os cachorros também podem ser infectados pela bactéria da leptospirose e transmitir para as pessoas.

    Principais doenças

    As principais doenças que podem ser transmitidas pelo cachorro infectado são:

    1. Micoses

    A micose é uma doença causada por fungos e que pode ser transmitida pelo contato direto com o pelo do animal infectado, causando mancha avermelhada na pele e intensa aparência, por exemplo.

    O que fazer: Em caso de micose, é recomendado que a pessoa vá ao clínico geral ou dermatologista para que seja identificado o fungo e, assim, seja iniciado o tratamento com remédio antifúngico mais adequado.

    2. Leptospirose

    A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que pode ser encontrada na urina ou fezes de animais, como ratos, gatos e cachorros, por exemplo. A leptospirose é uma doença grave e pode ser percebida por meio do aparecimento de alguns sintomas, como por exemplo dor de cabeça, dor nas pernas, dor no corpo e comprometimento do fígado, por exemplo.

    O que fazer: Caso a pessoa tenha tido contato com água contaminada em enchentes, poças ou solo úmido, por exemplo, é importante ir ao médico para que possa ser feito o diagnóstico e o tratamento com antibiótico possa ser iniciado, como Doxiciclina ou Penicilina.

    3. Doença de Lyme

    A doença de Lyme é causada pela mordida do carrapato que pode estar presente em animais domésticos, principalmente em cachorros, ocorreu em intensa no local da mordida e aparecimento de mancha avermelhada ou esbranquiçada no local.

    O que fazer: Caso a pessoa tenha sido mordida por um carrapato, é recomendado que vá ao hospital para que o diagnóstico seja feito e o tratamento iniciado. O tratamento recomendado pelo médico consiste no uso de antibióticos por cerca de 2 a 4 semanas, sendo importante que o tratamento seja continuado mesmo na ausência de sintomas.

    Além disso, mesmo que uma picada de pulgas de animais bem cuidados possa não transmitir doenças, pode causar muito desconforto na pele. Geralmente este tipo de picada causa uma pequena mancha vermelha na pele com o centro esbranquiçado que coça muito. Embora não seja necessário algum específico, deve-se manter a pele sempre limpa e, caso o desconforto seja muito, consulte o médico para aplicar uma pomada de corticóide, por exemplo.

    4. Larva migrans

    A larva migrans corresponde à presença de larvas no organismo que penetram na pele e causam sintomas diversos de acordo com a sua localização. Essas larvas podem ser encontradas na praia, parques e jardins, por exemplo, que são ambientes em que podem ser encontradas fezes dos cachorros.

    Alguns cachorros apresentam infecção por espécies de Ancylostoma sp. você Toxocara sp., sem que haja qualquer sintoma. Como resultado dessa infecção, há liberação de ovos nas fezes e no ambiente ocorre a saída da larva, que pode penetrar na pele e causar feridas em forma de caminho, febre, dor abdominal, tosse e dificuldade para enxergar, por exemplo. Saiba reconhecer os sintomas da infecção por vermes de cachorro.

    O que fazer: Nesses casos é recomendado evitar andar descalço na rua, areia e parques, por exemplo, além de levar o cachorro periodicamente ao veterinário para que seja desparasitado. Além disso, o médico normalmente recomenda o uso de remédios antiparasitários, como o Albendazol ou o Mebendazol, por exemplo, para combater a infecção nas pessoas.

    5. Raiva See More

    A raiva humana é uma doença transmitida por vírus que pode estar presente na saliva dos cachorros, sendo transmitida para as pessoas por meio das mordidas. Apesar de ser mais frequente a transmissão por cachorros, a doença também pode ser transmitida por gatos, morcegos e guaxinins, por exemplo.

    A raiva humana é caracterizada pelo comprometimento do sistema nervoso, gerando espasmos musculares e salivação intensa, por exemplo. Veja quais são os sintomas de raiva humana.

    O que fazer: É recomendado que a pessoa lave bem o local mordido pelo cachorro e vá diretamente para o hospital ou pronto-socorro mais próximo para que seja administrado a vacina contra a raiva e possa ser iniciado o tratamento adequado, evitando a progressão da doença.

    6. Infecção por Capnocytophaga canimorsus

    A Capnocytophaga canimorsus é uma bactéria que pode ser encontrada na boca de alguns cachorros e ser transmitida para as pessoas através da saliva do cachorro, seja por meio de lambidas ou mordidas, por exemplo.

    Esse tipo de infecção é rara, no entanto pode resultar em febre, vômitos, diarreia, aparecimento de bolhas ao redor da ferida ou do local da lambida e dores musculares e nas articulações, por exemplo. É importante que a infecção seja identificada e tratada rapidamente, uma vez que pode ter evolução rápida e resultar em óbito em apenas 24 horas. Saiba identificar uma infecção por Capnocytophaga canimorsus.

    O que fazer: É importante que após a lambida ou mordida do animal a região seja devidamente higienizada com água e sabão e a pessoa vá ao médico para que sejam feitos exames e possam ser iniciados o tratamento, caso haja necessidade. O tratamento da infecção pela Capnocytophaga canimorsus normalmente é feito com o uso de antibióticos, como Penicilina, Ampicilina e Cefalosporinas, sendo importante utilizar conforme orientação do médico.

    Quando é necessário ir ao veterinário

    Por vezes os cachorros podem se lambendo ou se mordendo por vários minutos seguidos, e isso pode ser sinal de parasitas na pele, alergias ou alterações hormonais, sendo necessário investigação para ficar a causa desse comportamento. Para isso, é importante levar o cachorro no veterinário para que possa ser realizado exames e possa ser feito o diagnóstico.

    Outro sinal muito característico, e que pode indicar a presença de vermes intestinais no cachorro, é quando o animal senta no chão e fica se arrastando, para coçar.

    Como evitar as doenças transmitidas por cachorros

    Algumas dicas úteis para evitar as doenças transmitidas por cachorro são:

    • Cuidar bem do cachorro, vacinando-o e levando-o ao veterinário sempre que apresentar qualquer alteração no animal, pele ou comportamento;
    • Dar banho no cachorro 2 vezes por mês ou a cada 2 meses, dependendo dos hábitos de vida do cachorro;
    • Aplique um remédio para pulgas ou carrapatos, indicado pelo veterinário;
    • Fazer uma desparasitação intestinal a cada 6 meses, ou segundo orientação do veterinário;
    • Ter boas práticas de higiene como lavar as mãos com água e sabão depois de brincar e brincar com o cachorro;
    • Não deixe o cachorro lamber suas feridas ou sua boca;
    • Limpe o local onde o cachorro vive.
    • Ter cuidado ao manipular as fezes do animal, utilizando luvas ou um saco plástico quando for pegar nelas, jogar as fezes no lixo ou no vaso sanitário, e depois lavar as mãos a seguir.

    O veterinário deve ser consultado regularmente, pois algumas doenças podem não provocar nenhuma alteração imediata nos animais, mas podem ser transmitidas para o ser humano. Veja como lavar as mãos corretamente depois de manipular as fezes ou tocar no cachorro para evitar doenças:

    imagem do youtube - APRENDER A LAVAR AS MÃOS ✋

    Fonte: tudo para melhorar sua saude

    cachorros doenças pelos podem ser transmitidas
    Participação. o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    Redação

    Related Posts

    Prefeitura de Manaus reinaugura Policlínica Castelo Branco e reforça atendimentos especializados

    05/07/2024

    Prefeitura de Manaus Reinaugura Policlínica Castelo Branco e Amplia Rede de Saúde

    02/07/2024

    Prefeitura de Manaus Inaugura Nova Unidade de Saúde e Amplia Acesso na Zona Norte

    28/06/2024

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    4 × 1 =

    Natureza

    Registro Nacional de Cultivares tem normas definidas pelo Mapa

    21/10/2022

    Nova oferta pblica de hastes de clones de seringueira para o Centro-Oeste feita pela Embrapa

    21/10/2022

    Novo sistema de manejo do maracuj contra virose necessrio

    21/10/2022

    Frutas e hortalias para pases da OCDE podero ser certificadas por fiscais do Mapa

    20/10/2022
    Encontre Nos
    • o Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • Whatsapp
    • TikTok
    Mundo

    David Almeida entrega nova feira no São Jorge e reforça requalificação dos espaços públicos

    Prefeitura de Manaus 25/04/2025

    A Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta quinta-feira (24), a nova Feira Municipal do São Jorge…

    Freira quebra protocolo e visita caixão do Papa Francisco pela quarta vez: “Era um irmão”

    25/04/2025

    Prefeito David Almeida acompanha avanço das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, projeto de Oscar Niemeyer

    09/04/2025

    Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial na rede de drenagem no bairro São Francisco

    28/03/2025
    Quem Somos
    Quem Somos

    Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

    Em caso de duvidas fale conosco.

    Email : portalamazoniaon@gmail.com
    WhatsApp: +55 (92) 9 9437-0105
    Fixo: (92) 3348 2761

    Ultimas Noticias

    Incêndio de Grandes Proporções Mobiliza Onze Viaturas dos Bombeiros no Amazonas; Causas Ainda São Mistério

    15/08/2024

    Prefeitura de Manaus Reforça Infraestrutura para Enfrentar o Inverno Amazônico

    07/05/2024

    Secretário de Comunicação de Manaus se apresenta na Câmara Municipal para esclarecer vídeo polêmico

    20/03/2024

    Mais de 850,8 Mil Vagas Abertas para Matrículas nas Redes Públicas de Ensino do Amazonas em 2024

    15/12/2023

    Prefeitura reforça bom uso da pista de skatepark na Ponta Negra

    09/11/2023
    Anuncie em Nosso Portal

    WhatsApp:+55 (92) 9 9437-0105

    Fixo :(92) 3348 2761

    Email: portalamazoniaon@gmail.com

     

    © 2025 ThemeSphere.blazwe Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Politica de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.