O chá de hortelã pode ser usado para fins medicinais, porque possui propriedades antioxidantes, analgésicas, digestivas, descongestionantes, anti-inflamatórias e antiespasmódicas, sendo uma ótima opção para melhorar a digestão e o cansaço, e aliviar as cólicas e dor de cabeça, por exemplo .
Além disso, o chá de hortelã também tem ação antiparasitária, podendo ajudar a combater uma infecção por parasitas, como amebíase e giardíase, por exemplo.
O chá de hortelã pode ser preparado com dois tipos diferentes dessa planta, uma conhecida como hortelã comum, que possui o nome científico de Mentha spicata, e outra conhecida como hortelã-pimenta, ou Mentha piperita. Conheça todos os benefícios da hortelã-pimenta.
Principais benefícios
Os principais benefícios do chá de menta são:
1. Tratar problemas digestivos
Por atuar como um relaxante para os músculos do estômago e intestino, o chá de hortelã ajuda a diminuir as contrações que causam dor e mal estar. Esta bebida também ajuda a reduzir náuseas, vômitos, inchaço abdominal e gases.
O chá de hortelã também estimula a intensificação da bile, um composto produzido pela digestão biliar, mantendo o bom funcionamento do fígado e melhorando a digestão dos alimentos.
Além disso, alguns estudos[1], [2] mostrar que a hortelã também pode aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável, sintomas como gases, dor abdominal e diarreia.
2. Aliviar a dor de cabeça
O consumo do chá de hortelã é indicado para aliviar dores de cabeça e vivencias, pois possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que ajudam a diminuir a dor.
Além disso, o chá de menta também possui ação relaxante, experimentou a tensão nervosa e muscular, que pode causar dor de cabeça.
3. Ajudar no tratamento de gripes e resfriados
Por possuir propriedades anti-inflamatórias, antivirais, descongestionantes e expectorantes, o chá de hortelã diminui a tosse e a congestão nasal, ajudando a tratar resfriados, gripes e dores de garganta.
4. Aliviar os sintomas da menstruação
O chá de hortelã ajuda a aliviar os sintomas da menstruação, estimulando a duração e a gravidade das cólicas menstruais, porque possui propriedades relaxantes, analgésicas e anti-inflamatórias.
5. Prevenir o vírus causador do câncer
O chá de hortelã contém antioxidantes, protegendo as células saudáveis contra os radicais livres e ajudando a diminuir o risco do surgimento de alguns tipos de câncer, como de cólon, de mama, de pulmão e leucemia.
6. Melhorar o cansaço mental
Por possuir mentol e mentona, óleos essenciais que experimentam como estimulantes leves no sistema nervoso central, o chá de hortelã ajuda a diminuir o cansaço mental e melhorar o foco em tarefas como estudar e ler.
7. Tratar comunitários
O chá de hortelã contém óxido de piperitona, um composto que possui propriedades antiparasitárias, funcionou como um complemento no tratamento de dispensação causado por parasitas, como ameba e giárdia.
Além disso, o chá de hortelã também possui ação bactericida e antifúngica, podendo ajudar a complementar os tratamentos de cárie, mau hálito e candidíase oral, por exemplo.
Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outros benefícios do chá de hortelã no vídeo a seguir:
Propriedades do chá de menta
O chá de hortelã possui propriedades digestivas, analgésicas, imunoestimulantes, antioxidantes, anti-inflamatórias, vasodilatadoras, antibacterianas, antifúngicas, antivirais e estimulantes. Essas propriedades são devidas aos compostos ativos presentes na hortelã, como o mentol, mentona e óxido de piperonita, por exemplo.
Como preparar
Para preparar o chá de hortelã, deve-se ferver 150 ml de água, e quando começar a ferver, desligue o fogo. Depois, basta acrescentar 1 colher de sopa de folhas de hortelã, tampar, deixando descansar por 5 a 10 minutos, coar e beber.
Receitas com chá de menta
Os chás podem ser preparados com a hortelã comum ou com a hortelã-pimenta.
1. Chá de menta para febre
O chá de folhas de hortelã, quando combinado com a laranja amarga, é bom para ajudar no tratamento da febre, porque promove o aumento do suor. Além disso, também é bom para problemas controlados, como tosse, asma, gripe, rouquidão, coriza e congestão nasal.
Ingredientes:
- 15 g de folhas de hortelã;
- 5 g de laranja amarga;
- 150 ml de água.
Modo de Preparo:
Adicione 1 colher de sopa da mistura de folhas de hortelã com a laranja amarga na água fervente. Tampe e deixe repousar por 10 minutos e coe. Este chá pode ser bebido várias vezes por dia, e de preferência antes de deitar para aumentar o suor e diminuir a febre.
2. Chá de menta para dor no estômago
O chá de hortelã com raiz de alcaçuz esmagada e flores de camomila, ajuda a tratar inflamações no estômago como, gastrite e úlcera gástrica. Isso porque a camomila possui propriedades calmantes, ajudando a aliviar os sintomas e ajudando a promover a sensação de bem estar. Conheça outros benefícios do chá de camomila.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas frescas ou secas de hortelã;
- 1 colher de chá de raiz de alcaçuz esmagada;
- ½ colher de chá de flores de camomila.
Modo de Preparo:
Junte todas as plantas numa xícara de chá e adicione 150 ml de água fervente. Tampe, deixe repousar por 5 a 10 minutos e coe. Este chá pode ser tomado de 3 a 4 vezes por dia.
3. Chá de menta para cólica ou gases
O chá de hortelã pode ser usado para ajudar a aliviar cólicas menstruais e gases intestinais.
Ingredientes:
- 2 colheres de chá de folhas secas de hortelã, ou 2 a 3 folhas frescas;
- 150 ml de água fervente.
Modo de Preparo:
Coloque as folhas de hortelã numa xícara de chá com água fervente. Deixar a infusão repousar durante 5 a 10 minutos e coar. Este chá deve ser consumido de 3 a 4 vezes por dia e de preferência após as refeições.
4. Chá de menta para melhorar a digestão
O chá de hortelã quando combinado com sementes secas de funcho, ou erva-doce e folhas de erva-cidreira, possui propriedades digestivas e calmantes, promovendo a sensação de bem estar e estimulante a digestão. Veja outras propriedades da erva-cidreira.
Ingredientes:
- 2 colheres de chá de folhas secas de hortelã-pimenta;
- 2 colheres de chá de sementes de funcho ou erva-doce;
- 2 colheres de chá de folha de erva-cidreira.
Modo de Preparo:
Coloque 1 colher de sopa da mistura de ervas em uma xícara de chá e encha com 150 ml de água fervente. Deixar a infusão descansar por 10 minutos e coar. Este chá deve ser bebido ainda quente, de 2 a 3 vezes por dia, entre as refeições.
5. Chá de menta e mel para gripes
Este chá é muito bom para ajudar no tratamento de dores, porque a hortelã ajuda a aliviar a dor. Já o mel possui propriedades antimicrobianas, ajudando a combater as infecções respiratórias e a verificar a garganta.
Ingredientes:
- 6 folhas picadas de hortelã;
- 1 col. de sobremesa de mel;
- 150 ml de água fervente.
Modo de Preparo:
Numa xícara, adicione a água fervente sobre as folhas de hortelã picadas e amassadas, tampe e deixe descansar por 5 a 10 minutos. Coar, adoçar com o mel e tomar 3 a 4 xícaras por dia.
6. Chá de hortelã com passiflora para ansiedade
O chá de hortelã com passiflora ajuda a relaxar o sistema nervoso central, promovendo tranquilidade, bom humor e bem estar geral.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de folhas frescas de hortelã;
- 2 colheres de sopa de folhas secas de passiflora;
- 150 ml de água fervente.
Modo de Preparo:
Adicione 1 colher da mistura das ervas a hortelã em uma xícara e coloque a água fervente. Tampar e deixar descansar por 10 minutos. Este chá deve ser tomado preferencialmente à noite.
Quando não é indicado
O chá de hortelã não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Esse chá também não é indicado para crianças com menos de 5 anos de idade.
Esse chá é contra-indicado para pessoas com refluxo, hérnia de hiato, pedra nos rins, pedra na inflamação e inflamação da inflamação biliar.
Fonte: tudo para melhorar sua saude