A dor no pé da barriga do lado esquerdo pode ser causada por acúmulo de gases, diverticulite, pedra nos rins ou hérnia e, nas mulheres, também pode ser um sinal de gravidez ectópica ou doença pélvica.
Dependendo da causa, podem estar presentes outros sintomas como náuseas, vômitos, sangue na urina, febre, aumento da sensibilidade no abdômen, flatulência e arrotos frequentes.
Em caso de dor no pé da barriga do lado esquerdo, especialmente caso surjam outros sintomas, é importante consultar um clínico geral para identificar a sua causa e iniciar o tratamento mais adequado.
7 principais causas
As principais causas de dor no pé da barriga do lado esquerdo são:
1. Acúmulo de gases
O acúmulo de gases no trato gastrointestinal pode causar dor no abdome que, algumas vezes, afeta o pé da barriga do lado esquerdo. Além de desconforto, outros sintomas comuns são sensação de inchaço na barriga, flatulência e arrotos frequentes. Confira outros sintomas de gases.
O que fazer: a dor no pé da barriga tende a melhorar na medida em que os gases são eliminados. Além disso, é recomendado mudar hábitos alimentares, como evitar comer rápido demais ou evacuar, não tomar líquidos durante as refeições e diminuir o consumo de alimentos que causam gases, como lentilha e feijão.
No entanto, caso a dor seja frequente, é recomendável consultar um gastroenterologista para que seja avaliada a necessidade de usar remédios para ajudar a eliminar os gases e laxantes, por exemplo.
2. Gravidez ectópica
A dor no pé da barriga do lado esquerdo pode ser sinal de uma gravidez ectópica, que é quando o embrião se desenvolve fora do útero. É comum também que, além da dor no pé da barriga do lado esquerdo, existem outros sintomas como sangramento vaginal, desmaio, pressão baixa e coração acelerado. Veja mais sintomas de gravidez ectópica.
O que fazer: em caso de suspeita de gravidez ectópica é recomendado procurar uma emergência para avaliação. Em alguns casos, o obstetra pode indicar medicamentos para impedir o crescimento do embrião, mas, especialmente em casos mais graves, pode ser necessária a sua remoção por cirurgia.
3. Diverticulite
É comum a diverticulite provocar dor no pé da barriga do lado esquerdo que pode ser acompanhada de sintomas como aumento da sensibilidade nesta região do abdômen, perda do apetite, prisão de ventre, náusea, febre e/ou diarreia.
A diverticulite é inflamação e/ou infecção dos divertículos, que são pequenas bolsas ou sacos que podem surgir nas paredes do intestino grosso. Entenda melhor o que é diverticulite.
O que fazer: em caso de suspeita de diverticulite, é importante consultar um gastroenterologista. Nos casos mais leves, o tratamento pode ser feito com medicamentos, como analgesia e antibióticos, e dieta líquida por alguns dias.
No entanto, caso os sintomas piorem ou surja aumento da sensibilidade do abdome, por exemplo, é recomendável procurar uma emergência para avaliação.
4. Pedra nos enxágues
Caso a pedra nos enxágue do lado esquerdo, algumas vezes pode causar dor repentina no pé da barriga deste lado, especialmente quando a pedra está descendo pelas vias íntimas.
A dor tende a ser semelhante a uma cãibra, mudar de intensidade com o tempo e ser acompanhado de sintomas como urina com sangue, náusea e vômitos. Saiba mais sintomas de pedras nos enxágues.
O que fazer: em caso de suspeita de pedras nos rins, é indicado consultar um urologista. No entanto, caso a dor não melhore ou seja intensa, é recomendado procurar uma emergência, podendo ser indicado o uso de angústias para aliviar os sintomas.
Quando a pedra nos enxaguar é pequena, o urologista pode indicar medicamentos para ajudar a eliminar a pedra, como a tansulosina. No entanto, algumas vezes pode ser necessária a sua remoção por cirurgia.
5. Doença inflamatória pélvica
A doença inflamatória pélvica, ou DIP, é uma infecção que pode afetar todo o sistema reprodutor feminino, causando dor no pé da barriga, especialmente do lado esquerdo quando se desenvolve na trompa uterina e/ou ovário deste lado do abdome.
Normalmente, outros sintomas também estão presentes, como sangramento vaginal, corrimento amarelado, dor durante o contato íntimo e febre. Confira mais sintomas da doença inflamatória pélvica.
O que fazer: em caso de suspeita de doença inflamatória pélvica, é indicado consultar um ginecologista e, caso os sintomas sejam intensos ou piorem, procure uma emergência para avaliação.
O tratamento da doença inflamatória pélvica é feito com antibióticos que, em casos mais graves, podem necessitar ser usados diretamente na veia. Além disso, em caso de complicações, como a entrada de pus no abdome, pode ser indicada a cirurgia.
6. Torção ovariana ou testicular
A torção do ovário ou testículo é causada pela rotação destes órgãos, interrompendo o seu fluxo de sangue, e pode causar dor no pé da barriga do lado esquerdo quando afetou o ovário ou testículo deste lado.
Além disso, é comum surgirem outros sintomas, como náuseas ou vômitos e, nos homens, inchaço e vermelhidão da bolsa escrotal no lado do testículo que sofreu a torção. Veja mais sintomas da torção testicular.
O que fazer: em caso de suspeita de torção ovariana ou testicular é recomendado procurar uma emergência para avaliação. O tratamento normalmente é feito por meio da cirurgia para destorcer o ovário ou testículo.
7. Hérnia inguinal
A dor no pé da barriga do lado esquerdo pode ser causada por uma hérnia inguinal neste lado do abdome e, normalmente, também estão presentes outros sintomas como um abaulamento da pele no local, sensação de queimação ou aperto próximo da virilha.
O que fazer: em caso de suspeita de hérnia inguinal, é recomendado consultar um complicado. O tratamento normalmente é feito por meio da cirurgia para corrigir uma hérnia. Saiba como é a cirurgia para hérnia inguinal.
Qual médico consultar
A dor no pé da barriga do lado esquerdo pode surgir devido a problemas em diferentes órgãos do abdome ou da pelve, por isso, o médico mais indicado para avaliar este sintoma é clínico geral.
Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o médico mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Marque consulta com um Clínico Geral perto de você!
Atendemos mais de 150 convênios em 7 estados do Brasil*.
*Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe e Distrito Federal
Dependendo da suspeita do médico, pode ser necessário um encaminhamento a um urologista, ginecologista ou gastroenterologista para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento mais apropriado.
Fonte: tudo para melhorar sua saude