Portal Amazônia On
    O que há de novo

    David Almeida entrega nova feira no São Jorge e reforça requalificação dos espaços públicos

    25/04/2025

    Freira quebra protocolo e visita caixão do Papa Francisco pela quarta vez: “Era um irmão”

    25/04/2025

    Prefeito David Almeida acompanha avanço das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, projeto de Oscar Niemeyer

    09/04/2025
    o Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Politica de Privacidade
    o Facebook Twitter Instagram
    Portal Amazônia OnPortal Amazônia On
    Demo
    • Home
    • Amazonas
      • Cinema
      • Cultura
    • Brasil
      • Educação
    • Manaus
      • #SOUMANAUS PASSO A PAÇO
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde/Manaus
    • Economia
    • Esportes
    • Polícia
    • Politica
    • + Noticias
      • Agro Negocios
      • Musica
      • Tecnologia
      • COVID 19
      • Amazônia
      • Termos de Uso
      • Politica de Privacidade
    Portal Amazônia On
    Início » 13 exames de sangue que detectam o câncer

    13 exames de sangue que detectam o câncer

    RedaçãoDe Redação01/06/2023Nenhum comentário8 minutos lidos
    o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegrama E-mail
    Imagem ilustrativa número 1
    Participação
    o Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são produtos produzidos por células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de certos tipos de câncer.

    A dosagem dos marcadores tumorais é importante não só para detectar o câncer, mas também para avaliar o desenvolvimento do tumor e a resposta ao tratamento.

    Apesar dos marcadores tumorais serem indicativos de câncer, algumas situações benignas podem levar ao seu aumento, como por exemplo apendicite, prostatite ou hiperplasia da próstata e, por isso, na maioria dos casos é necessário fazer outros exames para confirmar o diagnóstico, como ecografia ou ressonância magnética, por exemplo.

    Principais exames

    Alguns dos exames mais pedidos pelo médico para identificar o câncer são:

    1. AFP

    O que detecta: A alfafetoproteína (AFP) é uma proteína cuja dosagem pode ser solicitada para investigar tumores no estômago, intestino, ovários ou presença de metástases no fígado.

    Valor de referência: Geralmente quando existem alterações malignas o valor é superior a 1000 ng/ml. No entanto, este valor também pode ser aumentado em situações como cirrose ou hepatite crônica, por exemplo, sendo o seu valor próximo de 500 ng/ml.

    2. MCA

    O que detecta: O antígeno mucoide associado ao carcinoma (MCA) normalmente é solicitado para verificar a ocorrência de câncer de mama. Saiba reconhecer os sinais de câncer de mama.

    Valor de referência: Na maioria dos casos pode indicar câncer quando o seu valor é superior a 11 U/ml no exame de sangue. Porém, este valor pode estar aumentando em situações menos graves, como tumores benignos do ovário, útero ou próstata.

    Normalmente o médico também solicita a dosagem do marcador CA 27.29 ou CA 15.3 para acompanhamento do câncer de mama e verifica a resposta ao tratamento e chance de recidiva.

    3. CA 15.3

    O que detecta: o CA 15.3 é solicitado para auxiliar no diagnóstico de câncer de mama, ajudando a verificar o estágio do câncer, e para monitorar a resposta ao tratamento. Compreender para que serve e como é feito o exame CA 15.3.

    Valor de referência: É sugestivo de câncer de mama quando o resultado é superior a 30 U/mL. No entanto, é comum que o valor de CA 15.3 seja alterado em caso de câncer de pulmão, ovário e colorretal. Assim, o médico normalmente indicou a realização de CA 15.3 para monitorar a doença e não necessariamente fechar o diagnóstico.

    4. CA 19.9

    O que detecta: o CA 19.9 é indicado principalmente para auxiliar no diagnóstico do câncer de pâncreas. No entanto, esse marcador também pode ser útil no diagnóstico do câncer colorretal, da felicidade biliar ou do fígado.

    Valor de referência: É considerada alteração maligna quando o resultado do CA 19.9 é superior a 37 U/mL. Porém, para confirmar o diagnóstico, é indicado que seja solicitado a dosagem de outros marcadores.

    5. BTA

    O que detecta: O antígeno tumoral da bexiga (BTA) é usado para ajudar a detectar o câncer da bexiga e normalmente é dosado juntamente com o NMP22 e o CEA.

    Valor de referência: Na presença de câncer de bexiga, o exame apresenta um valor superior a 1. A presença de BTA na urina, no entanto, também pode estar elevada em problemas menos graves como inflamação dos rins ou da uretra, especialmente quando se utiliza sonda vesical.

    6. PSA

    O que detecta: O antígeno prostático (PSA) é uma proteína produzida normalmente para a próstata, porém no caso de câncer de próstata pode ter sua concentração aumentada. Saiba mais sobre o PSA.

    Valor de referência: Quando a concentração do PSA no sangue é superior a 4,0 ng/ml pode indicar o desenvolvimento de câncer e, quando é superior a 50 ng/ml, pode indicar a presença de metástases. No entanto, para confirmar o câncer é necessário realizar outros exames como toque retal e ecografia à próstata, já que a concentração dessa proteína também pode estar aumentada em situações benignas.

    7. CA 125

    O que detecta: O CA 125 é um marcador muito utilizado para verificar a chance e acompanhar o desenvolvimento do câncer no ovário. A dosagem desse marcador deve ser acompanhada de outros exames para que possa ser feito o diagnóstico correto. Saiba mais sobre o CA 125.

    Valor de referência: Geralmente é sinal de câncer no ovário quando o valor é superior a 65 U/ml. Porém, o valor também pode ficar aumentado no caso de cirrose, cistos, endometriose, hepatite ou pancreatite.

    8. Calcitonina

    O que detecta: A calcitonina é um hormônio produzido pela tireoide e que pode ser aumentado principalmente em pessoas com câncer da tireoide, mas também em pessoas com câncer de mama ou de pulmão, por exemplo. Veja como é feito o exame da calcitonina.

    Valor de referência: Pode ser sinal de câncer quando o valor é superior a 20 pg/ml, mas, os valores também podem estar alterados devido a problemas como pancreatite, doença de Paget e até mesmo durante uma gravidez.

    9. Tireoglobulina

    O que detecta: A tireoglobulina normalmente está elevada no câncer de tireoide, no entanto, para diagnóstico de câncer de tireoide também deve ser dosados ​​outros marcadores, como a calcitonina e o TSH, por exemplo, já que a tireoglobulina pode estar aumentada mesmo em pessoas que não têm a doença .

    Valor de referência: Os valores normais de tireoglobulina estão entre 1,4 e 78 g/ml, acima disso pode ser indicativo de câncer. Veja quais são os sintomas do câncer de tireoide.

    10. CEA

    O que detecta: O antígeno carcinoembrionário (CEA) pode ser dosado para diferentes tipos de câncer, estando normalmente elevando no câncer no intestino, afetando o cólon ou o reto. Saiba mais sobre o câncer de intestino.

    Valor de referência: Para ser indicativo de câncer, a concentração do CEA precisa ser 5 vezes superior ao valor normal que é até 5 ng/mL em pessoas fumantes e até 3 ng/mL em pessoas não fumantes. Entenda o que é o exame CEA e para que serve.

    Além desses exames de sangue, pode-se avaliar outras hormonas e proteínas, como CA 19.9, CA 72.4, LDH, Catepsina D, Telomerase e Gonadotrofina coriônica humana por exemplo, que ficam com os valores de referência alterados quando se está desenvolvendo um câncer em algum órgão.

    11. Eletroforese de proteínas

    O que detecta: A eletroforese de proteínas é um dos principais exames solicitados para investigação e diagnóstico do mieloma múltiplo, pois mede a quantidade de imunoglobulinas no sangue, assim como avalia a presença de imunoglobulinas anormais. Veja como é feito o exame de eletroforese de proteínas.

    Valor de referência: Pode ser indicativo de mieloma múltiplo os valores elevados de gama-globulina, acima de 1,27 g/dL ou maior que 18,8%, o que depende do valor de referência do laboratório em que o exame foi realizado.

    Além desse exame, para confirmar o diagnóstico de mieloma múltiplo, o médico deve solicitar outras análises laboratoriais, como a proteína M na urina, conhecida como proteína de Bence-Jones, e exames de sangue, que normalmente apresentam anemia, pancitopenia, aumento de cálcio no sangue ou doença renal.

    12. CD20

    O que detecta: O CD20 é um marcador tumoral utilizado para determinar o tipo de tratamento para o linfoma não Hodgkin.

    Valor de referência: Esse tipo de exame fornece um resultado positivo ou negativo para a proteína CD20, ou seja, é apresentado no resultado como CD20+ ou CD20-. Quando o resultado é CD20+, o tratamento pode ser realizado utilizando a terapia alvo, com efeito monoclonais, como o rituximabe, por exemplo.

    13. C-kit

    O que detecta: O exame de C-kit detecta o gene C-kit, sendo realizado através de uma amostra de sangue, tecido tumoral ou mielograma, para diagnosticar o tumor estromal gastrointestinal (GIST), leucemia mielóide aguda (LMA) ou melanoma de mucosa. Esse tipo de exame permite ao médico determinar o tipo de tratamento que deve ser feito.

    Valor de referência: O resultado do exame C-kit pode ser positivo para examinandos no gene C-kit, ou negativo, quando não apresenta candidatos. Geralmente, são necessários outros exames para confirmar o diagnóstico desses tipos de câncer, como CD34 ou P-glicoproteína, por exemplo.

    Como confirmar o diagnóstico de câncer

    No caso de suspeita de câncer, é necessário confirmar o diagnóstico, normalmente solicitado pelo médico exames complementares de imagem, como por exemplo:

    • Ecografia: Também conhecido por ultrassonografia, que é um exame que permite detectar lesões em órgãos como fígado, pâncreas, baço, rins, próstata, mama, tireoide, útero e ovários;
    • Radiografia: É um exame realizado através do Raio X, que ajuda a identificar alterações no pulmão, na coluna e nos ossos;
    • Ressonância magnética: É um exame de imagem que detecta alterações em órgãos como mama, vasos sanguíneos, fígado, pâncreas, baço, rins e suprarrenais.
    • Tomografia computadorizada: É realizado quando se verificam alterações no Raio X e normalmente é solicitado para avaliar os pulmões, fígado, baço, pâncreas, articulações e faringe, por exemplo.

    Na maioria dos casos, a confirmação do diagnóstico é feita através da combinação de vários exames, como observação do paciente, exame de sangue, ressonância magnética e biopsia, por exemplo.

    É possível identificar o câncer apenas com o hemograma?

    A conclusão de hemograma de rotina e outras análises no sangue feitas como rotina não são suficientes para identificar o câncer, no entanto, dependendo das análises verificadas e dos sintomas apresentados pela pessoa, o médico pode levantar a suspeita de alguma condição, de forma que pode solicitar a realização de exames mais específicos para investigar a condição.

    Fonte: tudo para melhorar sua saude

    câncer detectam exames sangue
    Participação. o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    Redação

    Related Posts

    Prefeitura de Manaus reinaugura Policlínica Castelo Branco e reforça atendimentos especializados

    05/07/2024

    Prefeitura de Manaus Reinaugura Policlínica Castelo Branco e Amplia Rede de Saúde

    02/07/2024

    Prefeitura de Manaus Inaugura Nova Unidade de Saúde e Amplia Acesso na Zona Norte

    28/06/2024

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    nove − 9 =

    Natureza

    Registro Nacional de Cultivares tem normas definidas pelo Mapa

    21/10/2022

    Nova oferta pblica de hastes de clones de seringueira para o Centro-Oeste feita pela Embrapa

    21/10/2022

    Novo sistema de manejo do maracuj contra virose necessrio

    21/10/2022

    Frutas e hortalias para pases da OCDE podero ser certificadas por fiscais do Mapa

    20/10/2022
    Encontre Nos
    • o Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • Whatsapp
    • TikTok
    Mundo

    David Almeida entrega nova feira no São Jorge e reforça requalificação dos espaços públicos

    Prefeitura de Manaus 25/04/2025

    A Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta quinta-feira (24), a nova Feira Municipal do São Jorge…

    Freira quebra protocolo e visita caixão do Papa Francisco pela quarta vez: “Era um irmão”

    25/04/2025

    Prefeito David Almeida acompanha avanço das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, projeto de Oscar Niemeyer

    09/04/2025

    Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial na rede de drenagem no bairro São Francisco

    28/03/2025
    Quem Somos
    Quem Somos

    Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

    Em caso de duvidas fale conosco.

    Email : portalamazoniaon@gmail.com
    WhatsApp: +55 (92) 9 9437-0105
    Fixo: (92) 3348 2761

    Ultimas Noticias

    Incêndio de Grandes Proporções Mobiliza Onze Viaturas dos Bombeiros no Amazonas; Causas Ainda São Mistério

    15/08/2024

    Prefeitura de Manaus Reforça Infraestrutura para Enfrentar o Inverno Amazônico

    07/05/2024

    Secretário de Comunicação de Manaus se apresenta na Câmara Municipal para esclarecer vídeo polêmico

    20/03/2024

    Mais de 850,8 Mil Vagas Abertas para Matrículas nas Redes Públicas de Ensino do Amazonas em 2024

    15/12/2023

    Prefeitura reforça bom uso da pista de skatepark na Ponta Negra

    09/11/2023
    Anuncie em Nosso Portal

    WhatsApp:+55 (92) 9 9437-0105

    Fixo :(92) 3348 2761

    Email: portalamazoniaon@gmail.com

     

    © 2025 ThemeSphere.blazwe Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Politica de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.