Alimentos como maçã, linhaça e aveia são bons para o coração, porque são ricos em fibras que diminuem a absorção de vitaminas, equilibrando os níveis de colesterol no sangue e prevenindo o doenças cardíacas.
Já o atum, a uva roxa e o açaí têm ótimas vitaminas de polifenóis e ômega 3, que são nutrientes e compostos fenólicos antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a melhorar a saúde das artérias e a circulação de sangue.
Para manter a saúde do coração, é importante que esses alimentos façam parte de uma alimentação saudável e variada, assim como também é recomendado praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana, pois os exercícios estimulam a circulação sanguínea, melhoram a condição cardiovascular e favorecem a formação de novos vasos sanguíneos.
Principais alimentos
Alguns alimentos que são bons para o coração são:
1. Atum
O atum mantém a saúde do coração por ser rico em ômega 3, uma gordura saudável que tem ação anti-inflamatória, antioxidante e antitrombótica, melhorando a circulação e regulando os níveis de colesterol no sangue, e ajudando a evitar situações como aterosclerose, pressão alta e infarto. Conheça outros alimentos ricos em ômega-3.
Para se obter os benefícios desse peixe, é aconselhado comer uma porção de 85 g de atum, 2 vezes por semana, que pode ser preparado na forma assada ou grelhada.
2. Macã
A maçã é considerada um bom alimento para o coração, por ter ótimas vitaminas de pectina, uma fibra que diminui a absorção de vitaminas, prevenindo ou evitando doenças cardiovasculares.
Além disso, a maçã também contém flavonoides e carotenoides, que são compostos bioativos com ação antioxidante que impedem a transmissão das células de gordura, equilibrando os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue.
A maçã pode ser consumida na forma natural, sozinha, como sobremesa ou durante os lanches, ou ainda pode ser adicionada ao iogurte, saladas ou sucos.
3. Linhaça
A linhaça é uma semente rica em fibras, selênio, vitamina E e ômega-3, que são nutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a reduzir os níveis de colesterol, melhorar a circulação do sangue e reduzir a inflamação.
A linhaça deve ser consumida na forma de farinha, pois o intestino não consegue digerir e absorver todos os nutrientes do grão inteiro da linhaça. A quantidade recomendada de farinha de linhaça por dia para se obter os benefícios é de 1 colher de sopa por dia, que pode ser adicionada em iogurtes, sucos, vitaminas ou saladas, por exemplo.
4. Azeita extravirgem
O azeite extravirgem é um bom alimento para o coração, porque é rico em vitamina E, ômega 3 e ômega 6, que são nutrientes que favorecem o aumento dos níveis de colesterol “bom”, HDL, e o colesterol de colesterol “ruim”, LDL, no sangue, melhora a circulação do sangue e ajuda a prevenir a aterosclerose.
Para incluir-lo na alimentação, pode-se adicionar 1 colher (de sopa) de azeite no almoço e no jantar, para temperar saladas ou legumes, por exemplo.
5. Aveia
A aveia é um alimento bom para o coração por ser rico em avenatramida, um composto fenólico que possui propriedades antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres, ajudando a prevenir o acidente de doenças como aterosclerose e pressão alta.
Além disso, a aveia também é rica em fibras, que ajudam a controlar o colesterol já que diminuem a absorção de vitamina e de colesterol a nível intestinal.
Para obter seus benefícios, deve-se consumir de 1 a 2 colheres (de sopa) de aveia por dia, que pode ser incluída em vitaminas, saladas de frutas, mingaus, iogurtes, pães, bolos e biscoitos.
6. Uva roxa
Por ser rica em resveratrol, taninos e antocianinas, que são compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, a uva roxa, ajuda a controlar os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, sendo considerado um bom alimento para o coração.
Embora não exista uma quantidade específica indicada para a ingestão de uva, a recomendação mínima de frutas por dia é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 e 240 g por dia. A uva deve ser consumida com casca, ao natural, ou usada em preparações como sucos, salada de frutas, picolés e saladas, por exemplo.
7. Nozes
As nozes fazem bem para o coração, porque são ricas em ômega 3, um tipo de gordura saudável que promove a redução do colesterol “ruim, além de aumentar o colesterol “bom”, no sangue. Confira todos os benefícios das nozes.
Além disso, os polifenóis presentes na noz têm ação antiinflamatória e antioxidante, efetivamente a função do endotélio, que é o revestimento interno dos vasos sanguíneos, funcionava também como protetor cardiovascular.
Para aproveitar os benefícios dessas oleaginosas, pode-se consumir uma porção por dia (28 g), o que equivale em torno de 5 a 6 nozes, que podem ser consumidas cruas ou torradas, sozinhas ou adicionadas ao iogurte, frutas ou saladas.
8. Açaí
Por ser rico em antocianinas e ômega 9, que são vitaminas saudáveis e polifenois com efeito antioxidante e anti-inflamatório, o açaí favorece a circulação de sangue e a regulação da pressão arterial, sendo considerado, por isso, um bom alimento para o coração.
O açaí pode ser consumido junto com iogurte, granola, aveia, amêndoa e frutas. Além disso, o açaí também pode ser usado em preparações como picolé, pão, tortas e tapioca.
9. Tomate
O tomate é conhecido por ser um alimento bom para o coração, pois é rico em licopeno, um poderoso antioxidante que mantém a saúde das artérias, prevenindo problemas como aterosclerose, infarto e derrame
O licopeno está disponível principalmente quando o tomate é aquecido, como é o caso dos molhos de tomate, por exemplo.
Pode-se comer o tomate cru ou cozido em diversos tipos de preparações, como saladas, sopas, ensopados, sucos e molhos.
10. Espinafre
O espinafre é rico em vitamina C, luteína, quercetina e canferol, nutrientes e compostos polifenólicos que possuem propriedades antioxidantes, que protegem as células dos vasos sanguíneos contra os radicais livres, ajudando a prevenir doenças cardíacas como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral.
O espinafre pode ser consumido na forma crua ou cozida, em preparações como saladas, sucos, tortas, ensopados e sopas.
11. Chocolate amargo
O chocolate amargo, a partir de 70% cacau, é um alimento bom para o coração por conter um alto teor de cacau, uma fruta com ação anti-inflamatória e antioxidante que diminui a transmissão das células de gordura, evitando o risco de formação de coágulos e dinâmicos a circulação de sangue.
Para obter os benefícios do chocolate amargo, é sugerido comer entre 20 a 30 g de chocolate amargo, com o mínimo de 70% de cacau, por dia, podendo ser consumido sozinho ou junto com frutas, iogurte ou castanhas, por exemplo.
12. Abacate
O abacate é rico em gordura monoinsaturada e poli-insaturadas, que são vitaminas saudáveis que ajudam a diminuir o colesterol total, os triglicerídeos e o colesterol “ruim”, o LDL, mantendo a saúde do coração.
Além disso, o abacate também é rico em carotenoides, potássio e ácido fólico, nutrientes que melhoram a circulação do sangue. Por todos esses benefícios, o abacate é considerado um alimento bom para o coração
O abacate pode ser consumido ao natural ou adicionado em saladas, vitaminas e cremes. Já o semente do abacate pode ser assado e consumido na forma de farinha, podendo ser adicionado em molhos, sucos ou usado em preparações como biscoitos e bolos, por exemplo.
const mainFn = () => { var options = {"language":"pt","isMobile":false}; main.init(options); window.setTimeout(function () { if (typeof amazonAds !== "undefined" && !amazonAds.loadedAds && !!googletag) { googletag.cmd.push(function() { googletag.pubads().refresh(); }); } }, 5000); var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: "2", c2: "21145335" }); var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: "8", c2: "21145335" ,c3: "1111" }); (function() { var s = document.createElement("script"), el = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.async = true; s.src = (document.location.protocol == "https:" ? "https://sb" : "http://b") + ".scorecardresearch.com/beacon.js"; el.parentNode.insertBefore(s, el); } )(); !function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version="2.0"; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,"script", "https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js"); fbq("init", "162861800730320"); fbq("track", "PageView"); var propertyId = "UA-10615049-1",gtmId = "GTM-KBJZXMC",layout = "harmony",language = "pt",league = 8; (function (i, s, o, g, r, a, m) { i["GoogleAnalyticsObject"] = r; i[r] = i[r] || function () { (i[r].q = i[r].q || []).push(arguments) }, i[r].l = 1 * new Date(); a = s.createElement(o), m = s.getElementsByTagName(o)[0]; a.async = 1; a.src = g; m.parentNode.insertBefore(a, m) })(window, document, "script", "//www.google-analytics.com/analytics.js", "ga", { "useAmpClientId": true }); ga("create", propertyId, "auto", {"siteSpeedSampleRate": 10}); ga("require", gtmId); if (layout) { ga("set", "dimension2", layout); } if (league) { ga("set", "dimension5", league); } ga("set", "dimension18", language); ga("send", "pageview"); var tag = "GTM-N8S2MQM",dataLayer = "crossDataLayer"; (function(w,d,s,l,i){ w[l]=w[l]||[];w[l].push({"gtm.start": new Date().getTime(),event:"gtm.js"});var f=d.getElementsByTagName(s)[0], j=d.createElement(s),dl=l!="dataLayer"?"&l="+l:"";j.async=true;j.src= "https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id="+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f); })(window,document,"script",dataLayer, tag); main.addDataLayer(dataLayer); var tag = "GTM-P8PXWDX",dataLayer = "tsDataLayer"; (function(w,d,s,l,i){ w[l]=w[l]||[];w[l].push({"gtm.start": new Date().getTime(),event:"gtm.js"});var f=d.getElementsByTagName(s)[0], j=d.createElement(s),dl=l!="dataLayer"?"&l="+l:"";j.async=true;j.src= "https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id="+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f); })(window,document,"script",dataLayer, tag); main.addDataLayer(dataLayer); var backofficeUrl = "https://www.tuasaude.com/b/"; backoffice.init(backofficeUrl); var options = {"enable":true,"blocking":false,"language":"pt","privacyPage":"https://www.tuasaude.com/politica-de-privacidade","googleEvents":true}; consentBar.init(options); var options = {"type":"article","url":"alimentos-que-fazem-bem-ao-coracao","id":12718,"theme":"indefinido","specialty":{"main":1,"type":"face-to-face","id":47,"descricao":"Nutrição Geral","name":"Nutricão","medic":"Nutricionista","specialist_slug":"nutricionista","medicPlural":"Nutricionistas"}}; main.setPage(options); if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_ts_300x600_artigo"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_ts_mrec_artigo"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_ts_mrec_rodape_artigo"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_ts_sticky_footer_desktop"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_tuasaude_br_article_body_1"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_tuasaude_br_article_body_2"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_tuasaude_br_article_body_3"); } ); } } if (typeof main !== 'undefined') { mainFn(); } else { document.querySelector('#mainSiteScript').onload = mainFn; }
Fonte: tudo para melhorar sua saude