O tamarindo é uma fruta tropical caracterizada pelo seu sabor ácido e é rica em vitaminas A e C, fibras, antioxidantes e minerais. Devido a todas essas propriedades, o tamarindo tem vários benefícios para a saúde, pois previne o doenças cardíacas, promove a saúde visual, fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele.
Além disso, o tamarindo ajuda a controlar a diabetes, já que tem efeito hipoglicemiante, e auxilia na perda de peso, pois atende a orientação da ingestão. No entanto, por ter uma grande quantidade de calorias, essa fruta deve ser consumida em pouca quantidade, cerca de 30 gramas por dia, dentro de uma alimentação saudável e equilibrada.
Essa fruta pode ser consumida crua ou ser utilizada para preparar doces, sucos e outras bebidas, como licores. Em algumas regiões do mundo, o tamarindo também pode ser usado para temperar carnes ou peixes, por exemplo.
Principais benefícios
Os principais benefícios do tamarindo são:
1. Ajuda a reduzir o colesterol LDL
O tamarindo ajuda a reduzir o colesterol LDL, também conhecido como “colesterol mau”, pois contém antioxidantes e saponinas que favorecem a sua diminuição, prevenindo assim o incidente de doenças cardiovasculares e promovendo a saúde do coração.
2. Controlar a diabetes
Consumir pequenas quantidades de tamarindo por dia pode ajudar a controlar a diabetes, já que possui atividade hipoglicemiante, o que se acredita que seja devido à presença de fibras que promovem a diminuição da absorção de açúcar no intestino.
3. Prevenir o envelhecimento precoce
Por ser rico em antioxidantes, o tamarindo evita o dano causado pelos radicais livres nas células, evitando o aparecimento das rugas e prevenindo o envelhecimento da pele.
4. Reduzir a inflamação
O tamarindo possui propriedades que ajudam a inibir vários processos biológicos relacionados com a inflamação e, em caso de dor, ativa os receptores opioides. Assim, poderia ser útil no tratamento de doenças inflamatórias, dor de estômago, dor de garganta e reumatismo.
5. Promova um visual de saúde
O tamarindo é rico em vitamina A, uma vitamina importante para a saúde da visão, de forma que o seu consumo regular ajuda a prevenir a degeneração macular e catarata, que são doenças que provocam a perda da visão.
6. Fortalecer o sistema imunológico
O tamarindo é rico em vitaminas C e A, que são micronutrientes importantes para aumentar e estimular as células de defesa do organismo, prevenindo e ajudando a recuperar-se mais rapidamente de doenças como gripes e resfriados.
Além disso, possui propriedades antibacterianas contra a Salmonella paratifóide, Bacillus subtilis, Salmonella typhi, e Staphylococcus aureusbactérias que são responsáveis por vários organismos vivos no organismo, como febre tifoide, otite, pneumonia e animais domésticos da pele.
7. Melhorar a saúde gastrointestinal
O tamarindo é rico em fibras, que ajudam a combater a prisão de ventre, já que melhoram o funcionamento do intestino ao aumentar o tamanho do bolo fecal e favorecer a evacuação.
Além disso, tem sido demonstrado que o extrato das sementes de tamarindo tem um efeito protetor contra as úlceras gástricas, já que são ricas em compostos polifenólicos, que possuem forte atividade antioxidante, prevenindo as alterações gastrointestinais.
8. Favorecer a cicatrização
Por ser rica em vitamina C e A, esta fruta possui propriedade anti-inflamatória que ajuda a regenerar a pele, favorecendo a cicatrização de feridas e queimaduras.
9. Favorecer o controle do peso
Apesar de ser rica em calorias, alguns estudos têm demonstrado que quando consumidos em pequenas quantidades e em conjunto com uma alimentação adequada e saudável, poderiam favorecer o controle e a perda de peso devido ao seu efeito no metabolismo das vitaminas, ajudando a reduzir a sua absorção nenhum organismo.
Além disso, por ser rico em fibras, o tamarindo ajuda a reduzir o apetite e aumentar a sensação de saciedade.
10. Prevenir o câncer
O tamarindo contém polifenois, que são substâncias com propriedades antioxidantes que ajudam a combater o estresse oxidativo no corpo, protegendo as células contra o dano do estresse oxidativo causado pelos radicais livres e prevenindo o crescimento de células malignas e o desenvolvimento do câncer.
Informação nutricional do tamarindo
A tabela a seguir indica a composição nutricional para cada 100 g de tamarindo:
Para obter os benefícios indicados interiormente, o tamarindo deve ser incluído numa dieta equilibrada e saudável.
Como consumir
O tamarindo pode ser usado para preparar bebidas, como tempero de alimentos ou como ingrediente para diversas preparações, como sobremesas, molhos, sorvete e geleia. Além disso, suas vagens, flores e folhas também podem ser aproveitadas para preparar infusões ou água de tamarindo.
O tamarindo pode ser consumido em pequenas porções, já que possui muitas calorias, de forma que não é indicado ultrapassar 30 gramas por dia.
Receitas com tamarindo
Algumas receitas que podem ser preparadas com tamarindo são:
1. Água de tamarindo
Ingredientes
- 5 vagens de tamarindo;
- 1 litro de água.
Modo de Preparo:
Coloque a água em uma panela e acrescente as vasilhas de tamarindo e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e deixar seguido na geladeira.
2. Suco de tamarindo com mel
Ingredientes
- 100 g de polpa de tamarindo,
- 1 laranja grande,
- 2 copos de água,
- 1 colher de chá de mel
modo de preparo
Bater no liquidificador o suco da laranja com a polpa do tamarindo, os 2 copos de água e o mel.
Para fazer a polpa de tamarindo deve-se descascar 1 kg de tamarindo, coloque em uma tigela com 1 litro de água e deixe de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, coloque tudo em uma panela e cozinhe por 20 minutos ou até a polpa ficar bem macia, mexendo de vez em quando.
3. Molho de tamarindo
Esse molho é excelente para acompanhar carne de boi, peixes e mariscos.
Ingredientes
- 10 tamarindos ou 200 g de polpa de tamarindo;
- 1/2 xícara de água;
- 2 colheres de sopa de vinagre branco;
- 3 colheres de sopa de mel.
modo de preparo
Retirar a casca do tamarindo, tirar a polpa e separar as sementes. Coloque a água em uma panela a fogo médio e, assim que estiver quente, coloque a polpa do tamarindo e reduza o fogo. Mexa alguns minutos, acrescente o vinagre e o mel e depois continue a mexer por mais 5 minutos ou até obter a consistência desejada. Retire o fogo, bata a mistura para ficar homogêneo e sirva.
Possíveis efeitos colaterais
O tamarindo quando consumido em excesso pode causar desgaste do esmalte dos dentes, por ser uma fruta muito ácida, transtornos gastrointestinais e pode causar hipoglicemia em pessoas diabéticas que consomem essa fruta juntamente com a medicação.
Quando não é indicado
O consumo de tamarindo não é recomendado para pessoas que tomam anticoagulantes, aspirina, antiplaquetários e ginkgo biloba, pois pode aumentar o risco de sangramento. As pessoas que tomam medicamentos para regular ou açúcar também devem consultar o médico antes de consumir o tamarindo.
const mainFn = () => { var options = {"language":"pt","isMobile":false}; main.init(options); window.setTimeout(function () { if (typeof amazonAds !== "undefined" && !amazonAds.loadedAds && !!googletag) { googletag.cmd.push(function() { googletag.pubads().refresh(); }); } }, 5000); var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: "2", c2: "21145335" }); var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: "8", c2: "21145335" ,c3: "1111" }); (function() { var s = document.createElement("script"), el = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.async = true; s.src = (document.location.protocol == "https:" ? "https://sb" : "http://b") + ".scorecardresearch.com/beacon.js"; el.parentNode.insertBefore(s, el); } )(); !function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version="2.0"; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,"script", "https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js"); fbq("init", "162861800730320"); fbq("track", "PageView"); var propertyId = "UA-10615049-1",gtmId = "GTM-KBJZXMC",layout = "harmony",language = "pt",league = 7; (function (i, s, o, g, r, a, m) { i["GoogleAnalyticsObject"] = r; i[r] = i[r] || function () { (i[r].q = i[r].q || []).push(arguments) }, i[r].l = 1 * new Date(); a = s.createElement(o), m = s.getElementsByTagName(o)[0]; a.async = 1; a.src = g; m.parentNode.insertBefore(a, m) })(window, document, "script", "//www.google-analytics.com/analytics.js", "ga", { "useAmpClientId": true }); ga("create", propertyId, "auto", {"siteSpeedSampleRate": 10}); ga("require", gtmId); if (layout) { ga("set", "dimension2", layout); } if (league) { ga("set", "dimension5", league); } ga("set", "dimension18", language); ga("send", "pageview"); var tag = "GTM-N8S2MQM",dataLayer = "crossDataLayer"; (function(w,d,s,l,i){ w[l]=w[l]||[];w[l].push({"gtm.start": new Date().getTime(),event:"gtm.js"});var f=d.getElementsByTagName(s)[0], j=d.createElement(s),dl=l!="dataLayer"?"&l="+l:"";j.async=true;j.src= "https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id="+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f); })(window,document,"script",dataLayer, tag); main.addDataLayer(dataLayer); var tag = "GTM-P8PXWDX",dataLayer = "tsDataLayer"; (function(w,d,s,l,i){ w[l]=w[l]||[];w[l].push({"gtm.start": new Date().getTime(),event:"gtm.js"});var f=d.getElementsByTagName(s)[0], j=d.createElement(s),dl=l!="dataLayer"?"&l="+l:"";j.async=true;j.src= "https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id="+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f); })(window,document,"script",dataLayer, tag); main.addDataLayer(dataLayer); var backofficeUrl = "https://www.tuasaude.com/b/"; backoffice.init(backofficeUrl); var options = {"enable":true,"blocking":false,"language":"pt","privacyPage":"https://www.tuasaude.com/politica-de-privacidade","googleEvents":true}; consentBar.init(options); var options = {"type":"article","url":"tamarindo","id":49337,"theme":"alimentacao","specialty":{"main":1,"type":"face-to-face","id":47,"descricao":"Nutrição Geral","name":"Nutricão","medic":"Nutricionista","specialist_slug":"nutricionista","medicPlural":"Nutricionistas"}}; main.setPage(options); if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_ts_300x600_artigo"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_ts_mrec_artigo"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_ts_mrec_rodape_artigo"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_ts_sticky_footer_desktop"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_tuasaude_br_article_body_1"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_tuasaude_br_article_body_2"); } ); } if (!amazonAds) { googleAds.onLoad( function() { googletag.display("divGptAd_tuasaude_br_article_body_3"); } ); } } if (typeof main !== 'undefined') { mainFn(); } else { document.querySelector('#mainSiteScript').onload = mainFn; }
Fonte: tudo para melhorar sua saude