A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está enfrentando um alarmante déficit em seus estoques de sangue, levando à convocação urgente de doadores de todos os tipos sanguíneos. A capital e o interior do estado estão experimentando uma crescente demanda por componentes sanguíneos, elevando a necessidade crítica de reposição desses estoques.
Nívia França, gerente da Captação de Doadores do Hemoam, expressou sua preocupação, destacando que a meta diária de doações está quase 40% abaixo do esperado. “Temos a meta diária de 250 doações e estamos levando cerca de dois dias para alcançar essa média. Por exemplo, nesta semana, em um dia, registramos pouco mais de 140 doações e, em outro, atingimos 150”, informou.
O período que antecede o fim do ano também marca o início do ‘inverno amazônico’, caracterizado por chuvas intensas, o que tem desencorajado a procura por doações de sangue no hemocentro. A diminuição na busca por doadores já é motivo de preocupação desde setembro.
Nívia França faz um apelo especial, ressaltando que a necessidade tende a aumentar devido à alta demanda por transfusões nesta temporada, impulsionada principalmente pelo aumento nos casos de acidentes. “Se você já doou uma vez, por favor, retorne ao hemocentro. Precisamos de você para evitar o desabastecimento”, conclui a gerente.
A população é instada a agir prontamente diante desta emergência, contribuindo com a solidariedade que pode salvar vidas. Os postos de doação do Hemoam estão abertos diariamente, e a doação de sangue é um gesto vital que pode fazer a diferença na vida de quem necessita. A colaboração da comunidade é fundamental para garantir que o estoque de sangue seja restabelecido, proporcionando assistência médica adequada a todos os pacientes que dependem dessas doações essenciais.