Los Angeles, EUA – A seleção brasileira masculina de futebol estreia na fase de grupos da Copa América nesta segunda-feira (24) contra a Costa Rica. A partida será realizada no SoFi Stadium, em Inglewood, às 22h (horário de Brasília). O Brasil está no Grupo D, ao lado de Paraguai e Colômbia, em uma competição que reúne 16 seleções.
Durante a coletiva no domingo (23), o técnico Dorival Júnior confirmou algumas mudanças na equipe titular em relação ao último amistoso contra os Estados Unidos. Guilherme Arana substituirá Wendell na lateral esquerda, enquanto Éder Militão ocupará a posição de zagueiro, anteriormente de Lucas Beraldo.
“Nós fizemos sim algumas mudanças, da base e dos dois jogos iniciais, que foram importantes para ver como os jogadores se encaixariam. Foram fundamentais esses treinamentos, onde nós pudemos testar mais nomes. A escalação inicial é justamente essa, com Militão e Arana, e com Alisson, em relação aos primeiros jogos dessa convocação”, explicou Dorival, que está à frente da seleção há pouco mais de cinco meses.
A preparação para a Copa América começou no fim de maio, na Califórnia. Além dos treinamentos, o Brasil disputou dois amistosos: venceu o México por 3 a 2 no Texas, no dia 8 de junho, e empatou em 1 a 1 com os Estados Unidos, quatro dias depois.
O Brasil busca o 10° título na Copa América. Na última edição, realizada em 2021 no Brasil, a seleção foi derrotada pela Argentina por 1 a 0 na final. O escrete canarinho conquistou as edições de 2019, 2007, 2004, 1999, 1997, 1989, 1949, 1922 e 1919.
O capitão Danilo, lateral experiente que joga na Juventus, lidera um elenco renovado com 19 estreantes em torneios continentais entre os 26 convocados. “Esperamos cumprir com as expectativas, não do jogo bonito, isso fica para imprensa e torcida, mas das vitórias. Se for possível jogar bonito, que seja, senão que vença com determinação”, disse Danilo.
A provável escalação brasileira para enfrentar a Costa Rica é: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, João Gomes e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Vinicius Júnior.