No dia 31 de agosto, às 9h, na sede da Cúria de Manaus, a Arquidiocese de Manaus promoveu uma coletiva de imprensa para apresentar detalhes e motivações da 29ª edição do “Grito dos Excluídos”, um evento que oferece espaço e voz àqueles que enfrentam injustiça e vulnerabilidade social. A edição deste ano ocorrerá no dia 7 de setembro, em Manaus, e busca levantar questões cruciais sobre justiça e solidariedade.
Organismos que lutam em prol dos menos favorecidos e o público em geral foram convidados a participar deste evento, que se tornou um marco anual na cidade. O “Grito dos Excluídos” é um espaço para discutir e trazer à tona as injustiças enfrentadas por muitos, dando voz aos que têm fome e sede de justiça e respondendo à pergunta-chave: “Você tem fome e sede de quê?”.
A programação do evento, como de costume, incluirá uma missa pela Amazônia, seguida por uma caminhada pelas ruas da Zona Norte de Manaus. Este evento é de suma importância tanto para a igreja quanto para a sociedade em geral, pois busca valorizar a vida e difundir a esperança de um mundo mais justo.
O “Grito dos Excluídos” também tem como objetivo incentivar ações que fortaleçam a mobilização das pessoas para se engajarem em causas locais, denunciando as injustiças e os males causados pelo sistema neoliberal. Este sistema, segundo o evento, exclui, degrada e ceifa vidas, concentrando riqueza e renda nas mãos de poucos e impondo a miséria a milhões.
A coletiva de imprensa serviu como um chamado à participação e ao apoio da comunidade e da imprensa local para que este evento prossiga como um farol de esperança e transformação em Manaus. A Arquidiocese de Manaus espera contar com a presença ativa da sociedade na 29ª edição do “Grito dos Excluídos”, onde questões cruciais de justiça social serão abordadas e discutidas em prol de um mundo mais inclusivo e compassivo.