Portal Amazônia On
    O que há de novo

    David Almeida entrega nova feira no São Jorge e reforça requalificação dos espaços públicos

    25/04/2025

    Freira quebra protocolo e visita caixão do Papa Francisco pela quarta vez: “Era um irmão”

    25/04/2025

    Prefeito David Almeida acompanha avanço das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, projeto de Oscar Niemeyer

    09/04/2025
    o Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Politica de Privacidade
    o Facebook Twitter Instagram
    Portal Amazônia OnPortal Amazônia On
    Demo
    • Home
    • Amazonas
      • Cinema
      • Cultura
    • Brasil
      • Educação
    • Manaus
      • #SOUMANAUS PASSO A PAÇO
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde/Manaus
    • Economia
    • Esportes
    • Polícia
    • Politica
    • + Noticias
      • Agro Negocios
      • Musica
      • Tecnologia
      • COVID 19
      • Amazônia
      • Termos de Uso
      • Politica de Privacidade
    Portal Amazônia On
    Início » como é feito, tipos e recuperação

    como é feito, tipos e recuperação

    RedaçãoDe Redação20/06/2023Nenhum comentário6 minutos lidos
    o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegrama E-mail
    Imagem ilustrativa número 2
    Participação
    o Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    A cirurgia de tireoide é feita para tratar problemas na tireoide, como nódulos, cistos, aumento exagerado da tireoide ou câncer, e pode ser total ou parcial, dependendo se a glândula é, ou não, retirada completamente.

    A cirurgia de tireoide é feita sob anestesia geral e consiste na realização de um corte no pescoço para que seja feita a sua remoção. Apesar de ser considerado delicado, é comum não haver complicações, mesmo em casos de câncer, sendo poucas alterações frequentes na voz ou hematomas.

    A recuperação da cirurgia é simples, sendo necessário evitar fazer esforços para não provocar inchaço e sangramento no local do corte, deixando uma cicatrização no pescoço, além de ser fundamental o uso de medicamentos hormonais indicados pelo médico para manter o nível estável dos hormônios tireoidianos.

    Tipos de cirurgia de tireoide

    Os principais tipos de cirurgia de tireoide são:

    • Tireoidectomia total, que consiste em removedor completamente a tireoide, tendo obrigatoriamente a necessidade de necessidade hormonal.
    • Lobectomia ou Hemitireoidectomia, que consiste em retirar apenas um lado e também o istmo, que é a parte que une os dois lados, ficando a metade de tireoide funcionando normalmente. Pode ser indicado em caso de câncer de tireoide do tipo papilífero ou folicular, e precisa de avaliação para necessidade de reposição hormonal;
    • Esvaziamento cervical, em que, além de remover a tireoide, é também feita a remoção dos linfonodos próximos à tireoide e na cervical, principalmente em caso de câncer de tireoide do tipo medular ou anaplásico. No caso de câncer folicular ou papilífero, o médico pode não ver necessidade de esvaziamento cervical se uma biópsia indicar que eles não estão saudáveis.

    Após a cirurgia, o médico deve fazer uma avaliação para verificar se há necessidade de realizar o tratamento com iodo radioativo, que serve para eliminar completamente qualquer vestígio de células malignas. Saiba tudo sobre o iodo iadioativo.

    Como é o preparo

    De forma geral, antes da cirurgia de tireoide, é indicado fazer jejum de 8 horas e não tomar alguns medicamentos cerca de 10 dias antes do procedimento, como AAS, Bufferin ou Melhoral, por exemplo, já que podem aumentar o risco de sangramento durante a cirurgia e no pós-operatório e interfere na cicatrização.

    Como é feito

    A cirurgia de tireoide é feita com anestesia geral e dura cerca de 2 horas. A cirurgia consistiu na realização de um pequeno corte no pescoço para observar a glândula tireoide e fazer a sua remoção total, apenas um dos lados e/ou a remoção dos linfonodos próximos, de acordo com a gravidade da doença e tipo de cirurgia.

    Na maioria dos casos, a pessoa fica internada por 1 a 2 dias, podendo retornar para a casa. No entanto, é importante seguir as orientações do médico após a cirurgia, evitando esforços nas primeiras semanas após o procedimento.

    Como é a recuperação depois de retirar a tireoide

    O pós-operatório da cirurgia de tireoide dura cerca de 15 dias e durante esse tempo deve-se evitar fazer esforços físicos, como correr ou atividades domésticas intensas para evitar o desenvolvimento de inchaço e sangramento no local do corte. No entanto, não é necessário descanso total, podendo-se na maioria dos casos, andar, trabalhar e mexer o pescoço na semana seguinte à operação.

    Depois de sair do bloco operatório, pode-se ter um dreno no pescoço, para retirar o excesso de líquido com sangue e evitar hematomas, e, como é normal sentir alguma dor, o médico pode indicar o uso de angústias e anti-inflamatórios, como Paracetamol ou Ibuprofeno, e comer alimentos líquidos e moles para diminuir o desconforto do alimento na garganta.

    Além disso, fica-se com um curativo no pescoço para evitar o contato com bactérias e sujeiras e proteger do sol o local onde foi feito o corte, que não deve ser molhado. Normalmente, o paciente vai para casa com o curativo, que deve ser retirado cerca de 3 dias depois da cirurgia no hospital, sendo também retirado os pontos quando eles estão visíveis.

    O que acontece depois de retirar a tireoide

    Geralmente, a cirurgia à tireoide não traz complicações, porém as consequências mais comuns incluem:

    • dor de garganta e tosseque pode causar dificuldade de comer e, que normalmente reduz ao fim de 1 semana, estando relacionado com a inflamação da garganta;
    • alterações na vozcomo rouquidão cansaço em falar que normalmente passa espontaneamente após alguns meses, sendo em alguns casos necessário treino de voz;
    • Diminuição dos níveis de cálcio no sanguepois próximo da tireoide encontram-se as glândulas paratireoides que produzem um hormônio conhecido por PTH responsável por regular o nível de cálcio no sangue;
    • Hematoma no pescoço que pode provocar dor e comprimento no pescoço.

    Como é feito um corte no pescoço, é normal ficar com uma cicatriz fina que pode variar entre 3 a 15 cm.

    Retirar a tireoide engorda?

    Caso após a retirada da tireoide não seja feita a reposição hormonal, pode haver o desenvolvimento de hipotireoidismo, que tem como sintomas aumento do peso e aumento corporal. Por isso, é importante seguir o tratamento de reposição hormonal de acordo com a orientação do médico para não só manter o peso, mas também para manter outras funções do corpo, como regulação da temperatura devidamente controlada.

    Retirar somente metade da tireoide também pode levar ao aumento do peso, quando a metade de sobrou não é capaz de produzir os hormônios que o corpo precisa. Por isso, além de fazer os exames da tireoide periodicamente, é preciso observar se surgirem sintomas relacionados ao hipotireoidismo. Conheça os exames que avaliam a tireoide.

    Caso após uma cirurgia o médico indique a realização de iodoterapia, o uso de medicamentos hormonais não deve ser iniciado. E, por isso, durante o intervalo entre os tratamentos, é comum a pessoa se sentir inchada, com dor de cabeça e com falta de concentração. Depois da iodoterapia, o médico poderá indicar o uso de medicamentos para tireoide, aliviando os sintomas presentes.

    Como viver sem tireoide

    É possível viver sem tireoide porque os hormônios produzidos por este órgão podem ser substituídos por remédios em comprimidos com cálcio e vitamina D e Levotiroxina ou Synthroid, por exemplo, que devem ser recomendados pelo endocrinologista e usados ​​conforme a sua orientação, sendo normalmente indicados que sejam tomadas em jejum pela manhã. Conheça os remédios indicados para tireoide.

    Depois de remover totalmente a tireoide, os medicamentos precisam ser tomados pela vida toda para manter o nível de hormônios estáveis ​​e evitar sintomas como formigamento e câimbras.

    Quando é retirada apenas metade da tireoide nem sempre é preciso fazer essa reposição hormonal porque a metade que ficou poderá se ajustar o produzir a quantidade de hormônios que o corpo precisa. Assim, o médico deve solicitar a realização de exames de sangue e ultrassom para verificar o resultado da cirurgia e como estão os níveis desses hormônios na corrente sanguínea cerca de 1 mês depois de retirar parte da tireoide.

    Assista ao vídeo a seguir e veja algumas dicas que podem ajudar as pessoas a sem tireoide a viver melhor:

    imagem do youtube - COMO SOBREVIVER SEM TIREOIDE

    Fonte: tudo para melhorar sua saude

    como feito recuperação tipos
    Participação. o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    Redação

    Related Posts

    Prefeitura de Manaus reinaugura Policlínica Castelo Branco e reforça atendimentos especializados

    05/07/2024

    Prefeitura de Manaus Reinaugura Policlínica Castelo Branco e Amplia Rede de Saúde

    02/07/2024

    Prefeitura de Manaus Inaugura Nova Unidade de Saúde e Amplia Acesso na Zona Norte

    28/06/2024

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    dois × 1 =

    Natureza

    Registro Nacional de Cultivares tem normas definidas pelo Mapa

    21/10/2022

    Nova oferta pblica de hastes de clones de seringueira para o Centro-Oeste feita pela Embrapa

    21/10/2022

    Novo sistema de manejo do maracuj contra virose necessrio

    21/10/2022

    Frutas e hortalias para pases da OCDE podero ser certificadas por fiscais do Mapa

    20/10/2022
    Encontre Nos
    • o Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • Whatsapp
    • TikTok
    Mundo

    David Almeida entrega nova feira no São Jorge e reforça requalificação dos espaços públicos

    Prefeitura de Manaus 25/04/2025

    A Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta quinta-feira (24), a nova Feira Municipal do São Jorge…

    Freira quebra protocolo e visita caixão do Papa Francisco pela quarta vez: “Era um irmão”

    25/04/2025

    Prefeito David Almeida acompanha avanço das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, projeto de Oscar Niemeyer

    09/04/2025

    Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial na rede de drenagem no bairro São Francisco

    28/03/2025
    Quem Somos
    Quem Somos

    Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

    Em caso de duvidas fale conosco.

    Email : portalamazoniaon@gmail.com
    WhatsApp: +55 (92) 9 9437-0105
    Fixo: (92) 3348 2761

    Ultimas Noticias

    Incêndio de Grandes Proporções Mobiliza Onze Viaturas dos Bombeiros no Amazonas; Causas Ainda São Mistério

    15/08/2024

    Prefeitura de Manaus Reforça Infraestrutura para Enfrentar o Inverno Amazônico

    07/05/2024

    Secretário de Comunicação de Manaus se apresenta na Câmara Municipal para esclarecer vídeo polêmico

    20/03/2024

    Mais de 850,8 Mil Vagas Abertas para Matrículas nas Redes Públicas de Ensino do Amazonas em 2024

    15/12/2023

    Prefeitura reforça bom uso da pista de skatepark na Ponta Negra

    09/11/2023
    Anuncie em Nosso Portal

    WhatsApp:+55 (92) 9 9437-0105

    Fixo :(92) 3348 2761

    Email: portalamazoniaon@gmail.com

     

    © 2025 ThemeSphere.blazwe Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Politica de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.