Os consumidores enfrentando problemas com o alto consumo de água, que se reflete em um possível aumento significativo nas faturas, têm uma alternativa para lidar com essa situação. A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), vinculada à Prefeitura de Manaus, está oferecendo orientações para ajudar os consumidores a reduzir o desperdício e otimizar o consumo. Essas orientações são fornecidas pelos técnicos da Diretoria de Concessões, Obras e Saneamento.
Durante as visitas técnicas, engenheiros especializados verificam o funcionamento do sistema de abastecimento de água nos imóveis. Eles avaliam a existência de reservatórios, o funcionamento das descargas dos vasos sanitários, as condições das torneiras e a presença de infiltrações, entre outros aspectos relevantes.
Paulo Gabriel Queiroz da Mata, assessor técnico da área de saneamento da Ageman, destacou a importância de compreender o funcionamento de cada residência: “É preciso antes de tudo conhecer como essa casa funciona, verificamos alguns pontos de entrada e saída de água e fazemos orientações”.
Caso não sejam identificados problemas no sistema interno do imóvel, é iniciado um processo de monitoramento diário do relógio do hidrômetro.
Durante todo o processo de vistoria, a presença de técnicos da Ageman, da concessionária Águas de Manaus e do próprio usuário ou um representante da família é assegurada, garantindo transparência e acompanhamento adequado.
O alto valor nas faturas de água corresponde à segunda maior demanda registrada na Ouvidoria da Ageman. O problema mais comum ainda é o abastecimento intermitente, muitas vezes causado por manutenções no sistema ou ligações clandestinas.
Paulo Gabriel enfatizou a importância dos usuários acompanharem de perto o consumo mensal de água através das informações disponíveis na fatura, como data de leitura e consumo medido pelos leituristas.
A Ouvidoria da Ageman atende demandas relacionadas ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e ao serviço de estacionamento rotativo pago Zona Azul. O atendimento presencial está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no PAC do Shopping Phelippe Daou, zona leste de Manaus. Além disso, as demandas podem ser comunicadas pelo 0800-092-3511, WhatsApp 98842-2919 e 98410-3247, bem como por formulário online ou e-mails específicos.
A Ouvidoria não apenas recebe solicitações, mas também desempenha um papel fundamental na prevenção, apuração e mediação de divergências, garantindo um serviço eficiente e transparente para os cidadãos de Manaus.
Para mais informações e acesso aos serviços, visite o site da Ageman em www.ageman.manaus.am.gov.br/ouvidoria.