O Goiás conquistou pela primeira vez na história o título da Copa Verde após derrotar o Paysandu por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (31) no estádio da Serrinha, em Goiânia. O Esmeraldino garantiu o troféu do torneio que reúne clubes das regiões Norte e Centro-Oeste e do Espírito Santo porque na ida, no Mangueirão, em Belém, também venceu por 2 a 0. A partida foi transmitida ao vivo pela TV Brasilem parceria com a TV Cultura do Pará.
O GOIÁS ESPORTE CLUBE É O CAMPEÃO DA COPA VERDE 2023!💚🏆 pic.twitter.com/7BemN5EuI6
— Goiás Esporte Clube (@goiasoficial) 1º de junho de 2023
Com este título o Goiás garantiu vaga direta à terceira fase da Copa do Brasil de 2024. Além disso, o Esmeraldino encerrou um jejum de cinco anos, pois seu último caneco havia sido o do Campeonato Goiano de 2018.
Apoiado por mais de 11 mil torcedores, que lotaram a Serrinha, o Goiás não deu muitas oportunidades ao Paysandu. A equipe da casa abriu o placar cedo, logo aos 6 minutos. Após o juiz marcar, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), pênalti de Naylhor em cima de Maguinho, Vinicius cobrou com categoria para superar o goleiro Gabriel Bernard.
Em passagem no marcador o Papão passou a se arriscar mais no ataque, e ficou muito perto do empate aos 22 minutos, quando João Vieira cruzou para finalização de Fernando Gabriel, que foi defendido pelo goleiro Tadeu. Mas o Esmeraldino era mais eficiente. E, aos 38, a equipe da casa ampliou para 2 a 0 em novo gol de pênalti, desta vez em cobrança de Matheus Peixoto.
FIM DE JOGO!
Goiás 2×1 Paysandu (Vinícius e Matheus Peixoto; Bruno Alves)
O GOIÁS É CAMPEÃO DA COPA VERDE 2023!
📸: Rosiron Rodrigues/Goiás EC pic.twitter.com/vm0SueEGs5
— Copa Verde (@sigaCopaVerde) 1º de junho de 2023
Após o intervalo o Paysandu ainda descontou com gol de Bruno Alves aos 8 minutos, mas o triunfo final foi mesmo do Goiás.
Após a conquista, o técnico do Goiás, Emerson Ávila, comemorou a conquista em entrevista à equipe de reportagem da TV Cultura do Pará: “Título importante. Não fizemos nosso melhor jogo, pois já atuamos melhor, mas deu para o gasto, deu para vencer”.