A vice-presidente Kamala Harris está se consolidando rapidamente como a favorita para a indicação democrata à Presidência dos EUA, após a desistência do presidente Joe Biden da corrida eleitoral. Segundo um levantamento da Associated Press, Harris já conta com o apoio de mais de 850 delegados, representando cerca de 43% do total necessário para assegurar a nomeação.
O levantamento da AP é baseado em entrevistas com delegados individuais, bem como em declarações públicas de delegados e partidos estaduais, excluindo os superdelegados que só votam se nenhum candidato alcançar a maioria na primeira rodada de votação.
Nesta segunda-feira (22), Harris recebeu um endosso significativo da presidente emérita democrata, Nancy Pelosi, que se juntou a uma longa lista de políticos do partido que apoiam a vice-presidente. Entre os nomes que já declararam apoio a Harris estão Gretchen Whitmer, governadora de Michigan, JB Pritzker, governador de Illinois, e Gavin Newsom, governador da Califórnia.
Apoios de delegados democratas:
- Flórida: 210 delegados
- Carolina do Norte: 113 delegados
- Maryland: 95 delegados
- Tennessee: 63 delegados
- Carolina do Sul: 55 delegados
- Louisiana: 47 delegados
- Nova York: 28 delegados
- Kentucky: 27 delegados
- Minnesota: 27 delegados
- New Hampshire: 25 delegados
- Wisconsin: 23 delegados
- Massachusetts: 20 delegados
- Ohio: 15 delegados
- Colorado: 12 delegados
- Outros estados: 86 delegados
Após a desistência de Biden, cinco principais democratas que poderiam ser concorrentes de Kamala Harris retiraram suas candidaturas e declararam apoio à vice-presidente. Entre eles, Gretchen Whitmer e JB Pritzker fizeram seus anúncios nesta segunda-feira (22). Outros apoios importantes vieram de Gavin Newsom, Josh Shapiro (governador da Pensilvânia), e Dean Phillips (deputado por Minnesota).
Embora nomes como o ex-presidente Barack Obama e Hillary Clinton mantenham neutralidade pública, figuras influentes como Bill Clinton e vários governadores democratas manifestaram apoio a Harris. Entre esses governadores estão Tim Walz (Minnesota), Wes Moore (Maryland), Andy Beshear (Kentucky) e Tony Evers (Wisconsin).
A vice-presidente agradeceu o apoio de Biden e destacou sua determinação em vencer a indicação democrata para enfrentar Donald Trump na corrida à Casa Branca. “Com nossa democracia em jogo, ninguém é melhor para vencer a visão sombria de Trump que Kamala”, afirmou Gavin Newsom.
Dmitri Mehlhorn, conselheiro de Reid Hoffman, fundador do LinkedIn e grande doador democrata, também declarou apoio a Kamala, descrevendo-a como “o sonho americano personificado”. O senador Peter Welch, o primeiro democrata do Senado a pedir que Biden desistisse da reeleição, defendeu um processo aberto e competitivo para a escolha do candidato do partido.
Com o apoio crescente dentro do partido, Kamala Harris está a caminho de se tornar a principal candidata democrata nas próximas eleições presidenciais.