Em um feito notável, a cidade de Manaus celebra a conquista da totalidade de iluminação pública em LED. Em um período de mil dias de administração do prefeito David Almeida, mais de 155 mil pontos foram modernizados, consolidando a capital amazonense como uma das primeiras do país a atingir essa marca significativa.
Além dos benefícios ambientais proporcionados pela nova tecnologia, como a redução no consumo de energia, a iluminação LED se destaca por oferecer maior luminosidade, promovendo segurança nas vias e qualidade visual.
A responsabilidade pela manutenção e modernização recai sobre a empresa Manaus Luz, supervisionada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e pela Unidade Gestora de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia). A Ageman também desempenha papel crucial na fiscalização dos serviços de saneamento básico, tarifas sociais de água e esgoto, e no sistema de Estacionamento Rotativo Pago Zona Azul nas áreas do Centro de Manaus e do conjunto Vieiralves.
Duzentos e vinte e sete espaços dedicados ao esporte e lazer, como praças, campos e quadras, distribuídos por diversos pontos da cidade, agora brilham com a moderna iluminação em LED. Locais emblemáticos, como o Campo do R3 na comunidade Lago Azul, zona Norte, testemunham a transformação, permitindo aos moradores atividades noturnas mais seguras e enriquecedoras.
O prefeito David Almeida ressalta a importância dessa conquista para Manaus, afirmando que a cidade se destaca como uma das pioneiras no país a alcançar 100% de iluminação pública em LED. “Além da redução no consumo de energia e dos benefícios sustentáveis dessa nova tecnologia, a iluminação LED produz mais luminosidade que o sistema anterior. Isso significa mais segurança para a população, que não enfrenta mais os riscos de uma rua sem iluminação adequada”.
Atualmente, Manaus ostenta mais de 155 mil pontos de LED modernizados, incluindo becos, paradas de ônibus, viadutos, cemitérios, praças, quadras, campos de lazer, e até áreas rurais, integradas nos projetos de concessão da iluminação pública.
Na zona rural, mais de 38 localidades foram beneficiadas, totalizando mais de 1,5 mil luminárias de LED instaladas. A Prefeitura de Manaus está comprometida em assegurar o pleno funcionamento do Parque de Iluminação Pública em todos os bairros e zonas da cidade.
Os cemitérios receberam um acréscimo de 606 pontos de iluminação, enquanto paradas de ônibus e viadutos foram agraciados com 231 novas luminárias.
Um destaque notável é o sistema de Telegestão, que possibilita a identificação de luminárias apagadas e permite o acionamento e desligamento remoto das lâmpadas de LED. Atualmente, essa tecnologia já está implementada em 50% dos pontos de iluminação pública da cidade, proporcionando agilidade na identificação e resolução de problemas.
A modernização e adequação da iluminação dos monumentos históricos também foi contemplada, incluindo o Relógio Municipal, Praça São Sebastião, Ponte Benjamin Constant, Paço da Liberdade e Coreto da Praça D. Pedro II.
Para o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, essa iniciativa representa uma cidade com maior qualidade de iluminação pública, beneficiando tanto áreas centrais quanto comunidades afastadas.
Com o intuito de garantir a continuidade e eficiência do Sistema Público de Iluminação, a Ageman incentiva a colaboração dos usuários na fiscalização, encorajando a comunidade a relatar problemas através da Ouvidoria, disponível via WhatsApp (92) 98842-2919, 98410-3247, e no call center da Manausluz pelo número 0800-201-0001, além do aplicativo Manaus+luz.