No intuito de mitigar os impactos das intensas chuvas em Manaus, a Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), demonstra resultados palpáveis. No decorrer do primeiro bimestre deste ano, 1.156 caixas coletoras foram desobstruídas em todas as regiões da capital.
Em janeiro, as equipes da Seminf atenderam 476 solicitações para desobstrução de caixas. Esse número aumentou em fevereiro, alcançando 680 caixas desobstruídas.
Além da limpeza de bueiros e tubulações, ações como desassoreamento e dragagem estão em curso nas fozes de São Raimundo, Educandos e Tarumã. Desde dezembro do ano anterior, 916.600 metros cúbicos de detritos foram removidos dessas áreas críticas.
O secretário de Obras, Renato Junior, ressalta a dedicação das equipes dos Distritos de Obras na implementação de medidas preventivas durante o período chuvoso. “Estamos desde as primeiras horas da manhã nas ruas, com todas as nossas equipes em várias zonas da cidade, atendendo as ocorrências do dia. Cumprimos a determinação do prefeito David Almeida de antecipar alagações e transbordamentos de igarapés”, declara o secretário.
Além da desobstrução e limpeza, a Secretaria de Obras realiza outros serviços para mitigar os efeitos das chuvas. Nesta terça-feira, 19/3, equipes trabalham em vários pontos da zona Centro-Oeste. No Planalto, uma rede de drenagem está sendo recuperada na rua Rabat. No bairro Nova Esperança, a limpeza e desobstrução das caixas estão em curso.
Na zona Centro-Sul, equipes atuam na desobstrução da caixa coletora na avenida Tancredo Neves, no bairro Parque 10. No Centro da capital, outras equipes trabalham na recuperação de uma drenagem profunda, na avenida Constantino Nery, próximo ao terminal de ônibus. Na rua Barroso, esquina com rua Henrique Martins, também no Centro, outra caixa coletora recebeu manutenção com auxílio do hidrojato.
Outras atividades ocorrem na zona Sul, onde resíduos estão sendo removidos na avenida Rodrigo Otávio, no bairro Japiim. Na zona Norte, o Distrito de Obras executa a limpeza das caixas coletoras no conjunto Manauara 2, no bairro Santa Etelvina.