A campanha de multivacinação no Acre começa no próximo sábado (27). A proposta é ampliar as coberturas de vacinas do calendário da criança e do adolescente, classificadas pelo Ministério da Saúde como fundamentais para evitar o retorno e o agravamento de doenças já eliminadas no país, como a poliomielite e o sarampo.
A ação faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação e espera ainda o monitoramento ativo de registros de paralisia flácida aguda – que pode indicar casos de pólio, também conhecidos como paralisia infantil. A pasta pretende ampliar a busca ativa de não vacinados em todo o estado.
O Amazonas foi a primeira unidade federativa a receber a campanha de multivacinação este ano. A decisão de antecipar uma ação nos dois estados se deve ao registro de um caso de pólio no Peru, em dezembro do ano passado – uma criança do distrito de Manseriche, a 500 milhas da fronteira brasileira.
“Dessa forma, todos os imunizantes previstos no calendário nacional para crianças e adolescentes até os 15 anos de idade estarão disponíveis ao público nos locais e horários previstos pelos municípios”, destacou o ministério.
Fonte: tudo para melhorar sua saude