Portal Amazônia On
    O que há de novo

    David Almeida entrega nova feira no São Jorge e reforça requalificação dos espaços públicos

    25/04/2025

    Freira quebra protocolo e visita caixão do Papa Francisco pela quarta vez: “Era um irmão”

    25/04/2025

    Prefeito David Almeida acompanha avanço das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, projeto de Oscar Niemeyer

    09/04/2025
    o Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Politica de Privacidade
    o Facebook Twitter Instagram
    Portal Amazônia OnPortal Amazônia On
    Demo
    • Home
    • Amazonas
      • Cinema
      • Cultura
    • Brasil
      • Educação
    • Manaus
      • #SOUMANAUS PASSO A PAÇO
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde/Manaus
    • Economia
    • Esportes
    • Polícia
    • Politica
    • + Noticias
      • Agro Negocios
      • Musica
      • Tecnologia
      • COVID 19
      • Amazônia
      • Termos de Uso
      • Politica de Privacidade
    Portal Amazônia On
    Início » Novos serviços e filas menores: o que pode mudar com a concessão do Aeroporto de Congonhas

    Novos serviços e filas menores: o que pode mudar com a concessão do Aeroporto de Congonhas

    RosemiroDe Rosemiro30/03/2023Nenhum comentário7 minutos lidos
    o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegrama E-mail
    Participação
    o Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    Grupo espanhol Aena irá administrar o terminal pelos próximos 30 anos. Gestão integral da empresa terá início no terceiro trimestre de 2023. Movimentação no Aeroporto de Congonhas em São Paulo (SP).
    RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
    Com a assinatura da Infraero, o processo de concessão do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, avança agora para as etapas de implementação e de transferência da operação para o grupo Aena Desarrollo Internacional.
    A empresa pública brasileira, responsável pela administração do aeroporto, foi a última a assinar a entrega da gestão para a empresa espanhola, nova responsável pelo terminal. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Aena já haviam encaminhado suas partes.
    Essa etapa deu sequência ao leilão realizado em agosto de 2022, quando o governo federal concedeu 15 aeroportos – entre eles, o de Congonhas, o segundo mais movimentado do país e um dos últimos grandes terminais ainda não administrados por operadores privados.
    No leilão, o grupo Aena foi o único interessado no aeroporto da zona Sul de São Paulo. Além do novo arremate, o grupo já opera no Nordeste do Brasil, em capitais como Maceió (AL) e Recife (PE), e administra o Aeroporto Internacional de Madri.
    A oferta foi de R$ 2,45 bilhões, mais que o triplo (231%) do lance mínimo. Além de Congonhas, a empresa vai administrar aeroportos no Mato Grosso do Sul, no Pará e em Minas Gerais. A concessão é de 30 anos, e o grupo espanhol terá que investir para melhorar a qualidade das operações.
    Após a assinatura, um dos processos é a “passagem de bastão” para que a nova empresa comece a operar integralmente. Ainda não existe uma data definida para essa nova etapa, mas algum anúncio nesse sentido pode ser feito em até 30 dias após da conclusão das assinaturas, segundo especialistas ouvido pelo g1.
    Em nota, o grupo espanhol afirmou que deve assumir a administração de Congonhas no terceiro trimestre de 2023.
    Na prática, o que muda com a privatização?
    A concessão dos aeroportos operados pelo Aena prevê investimentos de R$ 7,3 bilhões ao longo de três décadas. No caso de Congonhas, os principais desafios estão na modernização e na expansão do espaço.
    No curto prazo, no entanto, não deve haver grandes mudanças. Segundo o especialista em Direito Aeronáutico Felipe Bonsenso, as primeiras ações devem ser mais visuais, com a consolidação da marca e da identidade do concessionário nas áreas comuns do aeroporto.
    Devem ser feitas, ainda, reformas relacionadas ao conforto dos passageiros: melhorias nos balcões, no saguão, nas filas de embarque e na infraestrutura dos ônibus de transporte até as aeronaves.
    “A oferta de serviços no aeroporto, como o de alimentação e a instalação de comércios, também deve entrar nessa primeira etapa. Hoje Congonhas tem muitas áreas ociosas, que estão abandonadas. Então, o concessionário deve voltar a explorar essas áreas”, explica.
    LEIA TAMBÉM:
    Bancos retomam consignado do INSS após Conselho da Previdência subir teto de juros a 1,97%
    Juro médio cobrado por bancos aumenta em fevereiro e chega a 44,2% ao ano, diz BC
    Preços de aluguel disparam depois de negociações ‘generosas’ durante a pandemia; entenda
    No médio ou longo prazo – entre três e cinco anos – a previsão, segundo o especialista, é de construção de um terminal novo ou uma reforma substancial do terminal já existente.
    Reflexos no bolso
    Bonsenso explica que há margem para maior economia nas operações e, consequentemente, mudanças nos preços das passagens. Isso depende, no entanto, da dinâmica da precificação, que é muito complexa.
    “Se o aeroporto se tornar mais eficiente na utilização da infraestrutura e no tempo em que as aeronaves permanecem no solo, diminuindo atrasos e cancelamentos, por exemplo, pode haver benefícios para o passageiro. Isso porque, reduzindo os custos das companhias, elas podem, eventualmente, repassar o valor”, diz.
    “É muito difícil, no entanto, que se verifique essa correlação de uma maneira tão direta. Muitas vezes a companhia não vai repassar para o passageiro”, afirma Bonsenso, acrescentando que será mais provável a percepção de conforto no serviço do que necessariamente queda nos preços.
    Sem concorrência, grupo espanhol arremata concessão do Aeroporto de Congonhas
    Próximos passos
    Os trâmites legais da concessão ainda estão em andamento. A expectativa é que o Aena assuma a administração de Congonhas no terceiro trimestre de 2023. Até lá, a Infraero continua atuando na gestão do terminal.
    Após quitar o valor total da concessão, cabe à Anac validar o contrato. Começa, então, um prazo de 40 dias para que o Aena apresente seus planos operacionais, de treinamento de pessoal e a comunicação com a comunidade aeroportuária.
    Depois de aprovado o plano pela Anac, começa um período de “operação assistida”, em que o grupo espanhol toca a operação dos aeroportos arrematados junto com a Infraero.
    “Primeiro, [o Aena] recebe os equipamentos com menos de um milhão de passageiros ao ano e, na sequência, é transferida a administração dos terminais com mais de 1 milhão de embarques e desembarques, incluindo o aeroporto de Congonhas. Esse último cronograma está previsto para ocorrer no terceiro trimestre de 2023”, diz comunicado da empresa enviado ao g1.
    Aumento da capacidade
    A ampliação de Congonhas enfrenta, no entanto, um problema estrutural: a falta de espaço físico. O aeroporto, construído e ampliado entre as décadas de 1930 e 1940 em uma área remota da capital, viu a cidade crescer no seu entorno.
    O terminal está em frente ao Corredor Norte-Sul, uma das vias mais importantes da cidade. Do outro lado, há prédios comerciais, hotéis, bancos. Praticamente não há terrenos desocupados a absorver.
    Os bairros residenciais do entorno também limitam a operação. As pistas são curtas para aviões maiores e, por conta do barulho, o aeroporto não pode operar de madrugada.
    A concessão – e a possibilidade de maior fluxo de voos – virou alvo de críticas de associações dos moradores da região próxima ao aeroporto. A preocupação é em relação a impactos ambientais e na saúde, além do aumento de ruídos, aumento no trânsito e riscos de acidentes aéreos.
    Initial plugin text
    Movimento nos aeroportos
    Mais de 9,4 milhões pessoas passaram por Congonhas entre janeiro e julho do ano passado, o que o torna o segundo terminal mais movimentado do país. Os números ficam atrás apenas do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, que recebeu 18,39 milhões de passageiros no período.
    Confira os cinco aeroportos mais movimentados do país entre janeiro e julho de 2022, segundo dados da Anac:
    Guarulhos/SBGR (18,39 milhões de passageiros movimentados)
    Congonhas/SBSP (9,47 milhões de passageiros movimentados)
    Brasília/SBBR (7,15 milhões de passageiros movimentados)
    Viracopos/SBKP (6,41 milhões de passageiros movimentados)
    Santos Dumont/SBRJ (5,29 milhões de passageiros movimentados)
    Cenário na aviação civil
    Para o diretor-geral da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), Flávio Pires, a construção de um novo grande aeroporto em São Paulo já deveria estar nos projetos da cidade.
    “O crescimento de Congonhas não irá resolver os problemas de saturação do modal aéreo nos próximos cinco anos. Guarulhos irá saturar, e certamente sofrerá concorrência de Congonhas em rotas internacionais de curta distância. [O Campo de] Marte é pequeno e não comportará grandes aviões. Demais aeroportos estão a mais de uma hora e meia [de distância], a depender do ponto de partida”, diz.
    Pires também diz esperar que o novo concessionário equilibre as operações de grandes empresas aéreas e das aeronaves executivas. “As executivas não têm alternativas na capital para manterem o atual nível de operações ou para crescerem”, finaliza.
    Economia
    Participação. o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    Rosemiro

    Related Posts

    Caixa Econômica Federal Inicia Pagamento do Bolsa Família de Junho

    18/06/2024

    Caixa Econômica Federal libera abono do PIS/Pasep para nascidos em julho e agosto

    17/06/2024

    Prefeitura de Manaus Revitaliza Centro Histórico com Entregas e Obras em Andamento

    13/05/2024

    Comentários estão fechados.

    Natureza

    Registro Nacional de Cultivares tem normas definidas pelo Mapa

    21/10/2022

    Nova oferta pblica de hastes de clones de seringueira para o Centro-Oeste feita pela Embrapa

    21/10/2022

    Novo sistema de manejo do maracuj contra virose necessrio

    21/10/2022

    Frutas e hortalias para pases da OCDE podero ser certificadas por fiscais do Mapa

    20/10/2022
    Encontre Nos
    • o Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • Whatsapp
    • TikTok
    Mundo

    David Almeida entrega nova feira no São Jorge e reforça requalificação dos espaços públicos

    Prefeitura de Manaus 25/04/2025

    A Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta quinta-feira (24), a nova Feira Municipal do São Jorge…

    Freira quebra protocolo e visita caixão do Papa Francisco pela quarta vez: “Era um irmão”

    25/04/2025

    Prefeito David Almeida acompanha avanço das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, projeto de Oscar Niemeyer

    09/04/2025

    Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial na rede de drenagem no bairro São Francisco

    28/03/2025
    Quem Somos
    Quem Somos

    Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

    Em caso de duvidas fale conosco.

    Email : portalamazoniaon@gmail.com
    WhatsApp: +55 (92) 9 9437-0105
    Fixo: (92) 3348 2761

    Ultimas Noticias

    Incêndio de Grandes Proporções Mobiliza Onze Viaturas dos Bombeiros no Amazonas; Causas Ainda São Mistério

    15/08/2024

    Prefeitura de Manaus Reforça Infraestrutura para Enfrentar o Inverno Amazônico

    07/05/2024

    Secretário de Comunicação de Manaus se apresenta na Câmara Municipal para esclarecer vídeo polêmico

    20/03/2024

    Mais de 850,8 Mil Vagas Abertas para Matrículas nas Redes Públicas de Ensino do Amazonas em 2024

    15/12/2023

    Prefeitura reforça bom uso da pista de skatepark na Ponta Negra

    09/11/2023
    Anuncie em Nosso Portal

    WhatsApp:+55 (92) 9 9437-0105

    Fixo :(92) 3348 2761

    Email: portalamazoniaon@gmail.com

     

    © 2025 ThemeSphere.blazwe Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Politica de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.