A auriculoterapia é uma técnica semelhante à acupuntura, que consiste na aplicação de pressão em pontos específicos da orelha, para auxiliar no tratamento de problemas de saúde como osteoartrite, dores musculares e insônia, por exemplo.
Esta terapia tem origem na medicina tradicional chinesa e francesa, e baseia-se na ideia de que cada parte do corpo humano está representada em pontos da orelha. Acredita-se que ao se estimular um ponto específico pode-se tratar doenças e sintomas na parte do corpo correspondente.
A auriculoterapia é oferecida pelo SUS no Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), e deve ser sempre feita por um médico ou outro profissional especializado. No entanto, esta prática não substitui o tratamento indicado pelo médico.
Para que serve
A auriculoterapia é indicada para auxiliar no tratamento da:
- dor agudadevido a fraturas, cirurgias e torções, contraturas ou distensões musculares, por exemplo;
- dor crônicacomo em caso de doenças reumatológicas, neuropatias, vivências e osteoartrite;
- Dificuldade para dormir devido à insônia.
Além disso, a auriculoterapia normalmente é indicada como forma complementar ao tratamento médico convencional e, por isso, não deve substituir os remédios prescritos pelo médico.
Auriculoterapia serve para emagrecer?
Acredita-se que a auriculoterapia pode ajudar algumas pessoas a emagrecer auxiliando no controle do apetite. No entanto, são necessários mais estudos para que se possa indicar a auriculoterapia com esta finalidade.
Possíveis benefícios
A auriculoterapia apresenta possíveis benefícios no tratamento de:
- Ansiedade ou depressão;
- Emagrecimento;
- Distúrbios hormonais e sintomas de TPM;
- retenção de líquido;
- infecção urinária;
- Problemas patológicos, como alergias, asma, bronquite ou gripe;
- Problemas cardíacos, como pressão alta e palpitações;
- Problemas digestivos, como a prisão de ventre.
Embora o uso da auriculoterapia nestas situações algumas vezes possa ter efeito benéfico, são necessários mais estudos para que possam ser indicados como forma de tratamento nestes casos.
Auriculoterapia ajuda na ansiedade?
A auriculoterapia pode ser eficaz no tratamento da ansiedade em algumas pessoas, mas são necessários mais estudos para verificar esses efeitos.
Principais pontos de auriculoterapia
![Pontos da auriculoterapia francesa](https://static.tuasaude.com/media/article/mq/cl/auriculoterapia_29865.jpg)
Pontos da auriculoterapia francesa
A auriculoterapia francesa e a auriculoterapia chinesa, apesar de consistirem na mesma técnica, são muito diferentes, pois cada país elaborou um mapa diferente da orelha com os pontos específicos a serem estimulados.
Os pontos na orelha referem-se a um órgão específico no corpo, e por isso a auriculoterapia pode ajudar a tratar diversos problemas de saúde, devendo ser feita sempre por um médico ou outro profissional especialista, após analisar os sintomas e definir qual o tipo de o material pode ser utilizado para estimular o ponto específico.
Como é feita a auriculoterapia
Antes de iniciar o tratamento com auriculoterapia é importante fazer uma consulta com o especialista em auriculoterapia para identificar os principais sintomas e quais órgãos podem estar afetados.
Depois, o médico ou o terapeuta seleciona os pontos mais adequados e faz pressão sobre o ponto. A pressão pode ser feita utilizando-se:
- Agulhas filiformes: são aplicados sobre os pontos durante 10 a 30 minutos;
- Agulhas intradérmicas: são colocados debaixo da pele por cerca de 7 dias;
- Esferas metálicas: são coladas na pele por aproximadamente 5 dias;
- Sementes de mostarda: podem ser aquecidos ou não, e são coladas na pele durante 5 dias.
Às vezes, o médico ou terapeuta também pode realizar a pressão com os dedos das mãos ou fazer a estimulação com laser ou eletricidade, usando um aparelho específico.
Além disso, a auriculoterapia ajuda a diagnosticar e prevenir algumas doenças através da observação dos pontos específicos da orelha que se encontram alterados.
Este artigo possui 97% de aprovação
(2351 estimativas)
Bibliografia
-
WANG, Lei e cols. As semelhanças entre os padrões da World Federation of Acupuncture-Moxibustion Societies para pontos de acupuntura auricular e o Sistema Europeu de Pontos de Auriculoterapia de acordo com Nogier e Bahr. Jornal Europeu de Medicina Integrativa. Vol.8, n.5. 817-834, 2016
-
VIEIRA, Andreia e cols. A auriculoterapia tem eficácia terapêutica? Uma visão geral das revisões sistemáticas. Terapias Complementares na Prática Clínica. Vol.33. 61-70, 2018
-
CHEN, Liping e cols. A eficácia e segurança da auriculoterapia para perda de peso: uma revisão sistemática e meta-análise. Jornal Europeu de Medicina Integrativa. Vol.49. 101402, 2022
-
CORRÊA, Hérica P. et al. Efeitos da auriculoterapia no estresse, ansiedade e depressão em adultos e idosos: uma revisão sistemática. Rev Esc Enferm USP. Vol.54. e03626, 2020
-
ARTIOLI, Dérrick P. et al. Auriculoterapia: neurofisiologia, pontos a escolher, indicações e resultados em quadros de dor musculoesquelética: uma revisão sistemática de revisões. BrJP. Vol.2, n.4. 2019
-
SZOPINSKI, Jan Z. Capítulo 5 – Fisioterapia Reflexiva. Em A ação biológica da medicina física. Academic Press, 2014. 73-222.
-
STANTON, G. Acupuntura Auricular como Medicina Alternativa. HSOA Journal of Alternative, Complementary & Integrative Medicine. 3.023, 2017
-
WIRZ-RIDOLFI, Andreas. A história da acupuntura auricular e da cartografia auricular: por que o mapeamento preciso dos pontos auriculares é importante. Acupuntura Médica. 31. 3; 145-156, 2019
-
LEE, EM; e outros Acupuntura auricular para insônia: uma revisão sistemática. Int J Clin Pract. 62. 11; 1744-52, 2008
-
YAO, Junpeng; e outros Efeito da auriculoterapia e tipos de intervenção no controle de peso Uma revisão sistemática e protocolo de metanálise. Medicamento. 98. 34; e16959, 2019
-
OLESON, Terry. Visão Geral e História da Auriculoterapia. No Manual de Auriculoterapia (Quarta Edição). 4º. 2014. 1-24.
-
STANTON, Gary. Auriculoterapia em Neurologia como Medicina Baseada em Evidências: Uma Breve Visão Geral. Acupuntura Med. 30. 3; 130–132, 2018
Mostrar bibliografia completa
Fonte: tudo para melhorar sua saude