A febre interna na realidade não existe, sendo apenas uma forma popular de expressar a sensação de que a pessoa tem de que o corpo está muito quente, apesar do termômetro não demonstrar aumento da temperatura.
Nesses casos, uma pessoa pode apresentar os mesmos sintomas que apresenta no caso de uma febre real, como mal-estar, calafrios, dor de cabeça, cansaço e suor frio, mas o termômetro continua nos 36 a 37ºC, o que é uma temperatura considerada normal e que não é indicativa de febre.
Veja como usar o termômetro corretamente.
sintomas de febre interna
Normalmente a “febre interna” surge associada a sintomas como:
- Sensação de calor;
- Suor frio;
- Mal-estar;
- Dor de cabeça;
- Cansaço;
- Falta de energia;
- Calafrios.
No entanto, apesar de todos esses sintomas estarem presentes, não há aumento da temperatura corporal.
É importante que a pessoa fique atenta à duração dos sinais e sintomas e ao aparecimento de outros, pois pode ser necessário ir ao médico para que sejam realizados exames para identificar a causa da febre e, assim, ser iniciado o tratamento.
Principais causas
As principais causas de febre interna são:
1. Estresse e ansiedade
Estresse e ansiedade podem causar uma sensação de febre interna, sendo notado calafrios que muitas vezes é descrito como arrepio na espinha. Isso é considerado uma resposta a um evento psicológico e desaparece quando a emoção diminui.
2. Ovulação
A ovulação é seguida pelo aumento dos níveis de progesterona, o que leva ao aumento da temperatura corporal, ocorrido na sensação de febre interna e calafrios.
3. Atividade física
A prática de atividade física intensa também pode provocar uma sensação de febre interna, já que a temperatura do corpo aumenta à medida que o exercício é feito. Assim, como consequência do aumento da temperatura corporal, há produção do suor e arrepios, em alguns casos.
4. Infecção
Na infecção por vírus ou bactérias, o sistema imunológico é ativado, promovendo vários mecanismos de defesa para atacar sistematicamente os invasores. Um deles são os calafrios, que aumentam a temperatura do corpo, levando à sensação de febre interna.
5. Após refeição
Algumas pessoas podem ter “síndrome pós-prandial” depois da refeição devido ao aumento na atividade nervosa simpática após a refeição, o que leva a calafrios, suor frio, ansiedade, palpitação e sensação de febre interna.
6. Ambiente frio
Na exposição ao frio, é comum que uma pessoa tenha tremores na tentativa de aumentar a temperatura do corpo, o que pode resultar na sensação de febre interna.
7. Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é uma condição em que há alteração no funcionamento da tireoide, havendo diminuição do metabolismo o que pode causar sensação de febre interna.
8. Hipoglicemia
A hipoglicemia, que é caracterizada pela diminuição dos níveis de açúcar no sangue, pode promover a liberação de epinefrina e norepinefrina na tentativa das células em ter energia, o que pode causar tremor, calafrio, suor frio e confusão mental, além de sensação de febre interna.
9. Peso baixo
Pessoas com peso muito baixo possuem pouca quantidade de tecido de gordura, o que pode favorecer a mudança na temperatura corporal.
Febre interna pode ser COVID-19?
A febre interna pode acontecer quando o organismo tenta combater uma infecção, surgindo como um primeiro sinal antes da febre. Dessa forma, é possível que algumas pessoas infectadas com COVID-19 possam sentir febre interna antes de qualquer outro sintoma.
É fundamental observar outros sintomas que podem surgir e que são mais indicativos de infecção pelo novo coronavírus, como tosse seca, cansaço excessivo, perda do paladar e olfato ou febre. Saiba quais são os principais sintomas do coronavírus.
Em caso de suspeita de infecção pelo novo coronavírus, é importante entrar em contato com o “Disque Saúde” pelo número 136, onde receberá todas as orientações a serem seguidas.
O que fazer em caso de febre interna
Quando uma pessoa acha que está com uma febre interna deve tomar um banho morno e deitar para descansar. Muitas vezes a causa dessa sensação de febre é o estresse e as crises de ansiedade, que também podem causar tremores em todo o corpo.
Só é indicado tomar algum remédio para baixar a febre, como Paracetamol ou Ibuprofeno, caso seja orientado pelo médico e quando o termômetro registrar, pelo menos, 37,8ºC. Como no caso de febre interna, o termômetro não mostra essa temperatura, não se deve tomar nenhum remédio para tentar combater uma febre que não existe. Assim, se necessário, deve-se apenas retirar o excesso de roupa e tomar um banho com água morna, para tentar baixar a temperatura corporal e aliviar o desconforto. Conheça alguns remédios caseiros para a febre.
Se houver persistência dos sintomas, deve-se ir ao médico para realizar um exame físico para descobrir o que pode ser transitório. Além de exames de sangue e de urina, o médico também poderá solicitar raio-X de tórax, por exemplo, para verificar se existe alguma alteração pulmonar que possa estar causando essa sensação de febre e desconforto.
É aconselhado buscar ajuda médica, quando além da sensação de febre interna, a pessoa apresenta outros sintomas como:
- Tosse persistente;
- Vômito, diarreia;
- Feridas na boca;
- Subida rápida da temperatura para acima de 38ºC;
- Desmaio ou diminuição da atenção;
- Sangramento pelo nariz, ânus ou vagina, sem explicação aparente.
Nesse caso é ainda importante dizer ao médico todos os sintomas que apresentam, quando eles morreram, se mudaram algo na alimentação ou se estiveram em outro país, por exemplo. Se existir dor, é ainda aconselhado explicar qual o local do corpo afetado, em que momento iniciado e se a intensidade tem sido constante.
Confira algumas dicas de como baixar a febre, no vídeo a seguir:
O que é febre
A febre é uma resposta natural do corpo que indica que o organismo está combatendo agentes infecciosos, como vírus, fungos, bactérias ou parasitas. Dessa forma, a febre não é uma doença é apenas um sintoma que aparece associado a muitos tipos de doenças e incompatibilidades. Veja quando e como saber se é febre.
Para saber se é febre, insira a sua temperatura na calculadora a seguir:
A febre só é realmente prejudicial quando fica acima de 39ºC, o que pode acontecer com rapidez, principalmente em bebês e nas crianças, e causar convulsões. A febre baixa até 38ºC, é considerado um aumento da temperatura ou simplesmente um estado febril, não sendo muito grave, indicando apenas que é preciso ficar alerta e tirar o excesso de roupa para tentar resfriar o corpo para a temperatura normal de 36ºC ou tomar um Remédio para baixar a febre, além de outros métodos naturais para normalizar a temperatura corporal.
Fonte: tudo para melhorar sua saude