A berberina é um fitoterápico natural que possui propriedades que ajudam a diminuir o açúcar no sangue e controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos, podendo o seu consumo ser indicado em caso de diabetes, síndrome metabólica e para proteger contra doenças cardiovasculares.
Além disso, a berberina possui componentes que promovem a diminuição do peso corporal e aumento da capacidade do organismo em queimar gordura, sendo também muito útil em dietas para baixar de peso.
A berberina é uma substância nitrogenada vegetal que atua como fitoterápico natural e que é extraída de plantas, como Phellodendron chinense e Rhizoma coptidissendo importante que seja usado de acordo com a orientação do médico, nutricionista ou fitoterápico.
Para que serve
A berberina pode servir para:
1. Controlar a diabetes
Alguns estudos demonstraram que o uso de suplemento de berberina por pessoas com diabetes do tipo 2 e síndrome metabólica ajudou a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e melhorar o funcionamento da insulina, hormônios necessários para o transporte de glicose até os tecidos, mantendo os níveis normais no sangue.
Esse efeito é semelhante à ação dos medicamentos usados para controlar a diabetes e, por isso, a berberina poderia ser usada para potencializar o efeito dos medicamentos, de acordo com a orientação médica.
2. Ajudar na perda de peso
A berberina tem ação de aumentar a capacidade das células de produzir energia, estimulando tanto a queima de gordura quanto a diminuição da produção de gordura no corpo.
Isso acontece porque a berberina melhora a função dos hormônios reguladores da gordura, como a insulina, a adiponectina e a leptina, além de diminuir a expressão de genes que estimulam o acúmulo de gordura no organismo.
3. Reduzir o colesterol
Além de ajudar na perda de peso, a berberina também tem mostrado bons resultados em reduzir o colesterol total, o colesterol ruim LDL e os triglicerídeos, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e derrame cerebral.
Além disso, quando usada juntamente com medicamentos e com uma dieta equilibrada, ela também ajuda a elevar o colesterol bom, também chamado de HDL, que atua como protetor cardiovascular.
4. Proteger o cérebro
Por ter um poderoso efeito anti-inflamatório, a berberina também ajuda a proteger o cérebro contra problemas como perda de memória e Alzheimer, protegendo também os neurônios de pacientes que acompanharam o AVC e acolheram as sequelas do problema.
5. Flora intestinal regular
A berberina tem efeito antimicrobiano e atua no intestino inibindo a orientações de sugestões para o organismo. Com isso, ela também favorece a multiplicação de bactérias bacterianas, que melhoram o trânsito intestinal, aumentam a proteção do intestino e que são substâncias que ajudam a regular a glicemia.
6. Controlar a pressão arterial
A berberina também é capaz de ajudar no controle da pressão arterial, já que é capaz de promover o relaxamento dos vasos sanguíneos, podendo ser indicada no tratamento da hipertensão arterial.
Quantidade recomendada
Em geral, recomenda-se uma dose de 500 mg de berberina 3 vezes por dia, que deve ser tomada 30 minutos antes das refeições principais. No entanto, é importante que o médico seja consultado para que seja indicada a dose mais adequada para cada pessoa.
Efeitos colaterais
O consumo de berberina normalmente é seguro para a saúde, mas quando utilizada em excesso, essa substância pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, dores abdominais e flatulência.
Quando não é indicado
A berberina é contraindicada para mulheres grávidas e que amamentam, pois pode causar alterações na estrutura do útero e pode ser transmitida para o bebê através do leite materno.
99% dos leitores
achar este conteúdo útil
(3250 estimativas)
Bibliografia
-
HaoCheng1JuanLiu1YuzhuTanWuwenFengChengPeng. Interações entre a microbiota intestinal e a berberina, um procedimento necessário para entender os mecanismos da berberina. Ciência direta. 2021
-
Karina G Pérez-Rubio, Manuel González-Ortiz, Esperanza Martínez-Abundis, José A Robles-Cervantes, María C Espinel-Bermúdez. Efeito da administração de berberina na síndrome metabólica, sensibilidade à insulina e secreção de insulina. Pubmed. 2013
-
Jiarong Lan, Yanyun Zhao, Feixia Dong, Ziyou Yan, Wenjie Zheng, Jinping Fan 6, Guoli Sun. Meta-análise do efeito e segurança da berberina no tratamento de diabetes mellitus tipo 2, hiperlipemia e hipertensão. Pubmed. 2015
-
Li-bin Zhou 1, Ming-dao Chen, Xiao Wang, Huai-dong Song, Ying Yang, Jin-feng Tang, Feng-ying Li, Man-yin Xu, Jia-lun Chen. [Effect of berberine on the differentiation of adipocyte]. Pulsado. 2003
-
Hui Dong 1, Yan Zhao, Li Zhao, Fuer Lu. Os efeitos da berberina nos lipídios do sangue: uma revisão sistêmica e meta-análise de ensaios clínicos randomizados. Pubmed. 2013
-
Yan Wang, Qian Tong, Shu-Rong Ma, Zhen-Xiong Zhao, Li-Bin Pan, Lin Cong, Pei Han, Ran Peng, Hang Yu, Yuan Lin, Tian-Le Gao, Jia-Wen Shou, Xiao-Yang Li , Xian-Feng Zhang, Zheng-Wei Zhang, Jie Fu, Bao-Ying Wen, Jin-Bo Yu, Xuetao Cao e Jian-Dong Jiang. A berberina oral melhora os níveis cerebrais de dopa/dopamina para melhorar a doença de Parkinson, regulando a microbiota intestinal. Transdução de Sinal e Terapia Alvo. 2021
-
A berberina melhora a perda óssea periodontal ao regular a microbiota intestinal Mostrar menos X. Jia, L. Jia, L. Mo, S. Yuan, X. Zheng, J. He, V. Chen, Q. Guo, L. Zheng, Q. Yuan , X. Xu, X. Zhou. Berberina Melhora a Perda de Osso Periodontal Regulando a Microbiota Intestinal. Revistas SAGE. 2018
Mostrar bibliografia completa
Fonte: tudo para melhorar sua saude