Portal Amazônia On
    O que há de novo

    David Almeida entrega nova feira no São Jorge e reforça requalificação dos espaços públicos

    25/04/2025

    Freira quebra protocolo e visita caixão do Papa Francisco pela quarta vez: “Era um irmão”

    25/04/2025

    Prefeito David Almeida acompanha avanço das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, projeto de Oscar Niemeyer

    09/04/2025
    o Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Politica de Privacidade
    o Facebook Twitter Instagram
    Portal Amazônia OnPortal Amazônia On
    Demo
    • Home
    • Amazonas
      • Cinema
      • Cultura
    • Brasil
      • Educação
    • Manaus
      • #SOUMANAUS PASSO A PAÇO
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde/Manaus
    • Economia
    • Esportes
    • Polícia
    • Politica
    • + Noticias
      • Agro Negocios
      • Musica
      • Tecnologia
      • COVID 19
      • Amazônia
      • Termos de Uso
      • Politica de Privacidade
    Portal Amazônia On
    Início » Passe Livre Estudantil resgatava alunos e diminuía a evasão escolar

    Passe Livre Estudantil resgatava alunos e diminuía a evasão escolar

    RedaçãoDe Redação17/05/2023Nenhum comentário6 minutos lidos
    o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegrama E-mail
    Participação
    o Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    As gratuidades no transporte público para estudantes da rede pública de ensino de Manaus mudaram o cenário das salas de aulas e a vida dos alunos. De acordo com dados da Prefeitura de Manaus, por meio do Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp), coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), mais de 12 mil alunos que estavam afastados dos estudos retornaram às salas de aula da rede municipal, em 2022.

    Um exemplo desse efeito positivo na redução da evasão escolar é o Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Dra. Viviane Estrela, localizada no bairro Lago Azul, zona Norte. A unidade de ensino municipal praticamente zerou o índice de abandono escolar após a implantação do Passe Livre Estudantil. Antes, a escola registrava um índice de quase 2% de evasão escolar.

    “O Passe Livre Estudantil veio agregar ao nosso trabalho de resgate permanente dos alunos, porque garante o acesso e a frequência na escola. Temos muitas realidades de famílias que moram distantes e em bairros com acesso difícil como Monte das Oliveiras, Viver Melhor e Tarumã, por exemplo, e a gratuidade no transporte público faz com que essas crianças voltem às salas de aula e não desistam de estudar”, explicou o gestor do Cime, Anderson Rodrigues.

    Em vigor desde 2022, o Passe Livre estudantil beneficia mais de 180 mil alunos matriculados nas escolas municipais e estaduais, originado em um investimento de R$ 156 milhões provenientes de convênio entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Amazonas, assinado no início deste ano.

    Com uma estrutura moderna e tecnológica, o CIME Dra. Viviane Estrela mantém os 1.371 alunos matriculados neste ano letivo frequentando as salas de aula. Na lista está o nome da pequena Paola Rebouças, de 7 anos, que estuda no 2º ano. Ela mora com a família no bairro Monte das Oliveiras e diariamente usa o transporte público para fazer o trajeto de casa até a escola, conforme detalhado Pâmela Taiane Rebouças, que é mãe de Paola.

    “Antes do Passe Livre o pai dela que vinha trazê-la no colégio, mas tinha que ficar esperando até o final da aula para economizar a passagem de ônibus e porque ela também é muito pequena para andar sozinha. Ficaria muito pesado manter essa rotina, provavelmente ela desistiria e perderia o ano letivo, mas agora é outra realidade, a gratuidade melhorou 100% a nossa vida”, conto a dona de casa.

    Quem também teve a vida transformada com o Passe Livre Estudantil no CIME Dra. Viviane Estrela foi a aluna Franciely da Silva Barbosa, de 10 anos. Ela é filha do Francisco Barbosa, que trabalha no ramo da construção civil e afirmou que sem a gratuidade estudantil a família não conseguiria garantir a frequência de Franciely na sala de aula.

    “Muitas vezes a gente não tem condições de pagar um passe e a gratuidade é importante porque ela vem em segurança para escola e por economizar também, o que já é uma grande ajuda devido o dinheiro que iria gastar com o transporte público e que agora eu gasto comprando alimento para casa e materiais escolares para ela”, explicou Barbosa.

    Aluno do 4º ano, Jhon Bryan Correa Dias, de 10 anos, foi outro estudante que garantiu o benefício para ir e voltar de ônibus. Morador no Viver Melhor, no bairro Santa Etelvina, ele contornava entusiasmado que gosta de estudar e sonha em ser engenheiro no futuro.

    “O passe me ajuda a vir todos os dias para escola tranquilo e seguro, e o dinheiro que seria gasto com a minha locomoção eu posso usar para passear com a minha família, pagar uma conta e até guardar para viajar futuramente quando eu crescer. Isso é estímulo para continuar estudando”, destacou Jhon Bryan.

    Como funciona

    O processo da gratuidade estudantil é gerenciado pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o processo das emissões das carteiras é realizado em parceria com o Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram).

    A chefe da Divisão de Atendimento Social do IMMU, Jamily Campelo de Souza, alertou ao aluno da rede pública de ensino da educação infantil ao ensino médio, que o cadastro para garantir o benefício da gratuidade é feito automaticamente, via sistema eletrônico. O mesmo processo é realizado para o recadastro. Para isso, o estudante precisa ter a matrícula ativa na Central de Matrícula e as informações atualizadas.

    “As principais são o número do CEP e o CPF do estudante, esse segundo é fundamental para migrar as informações do cadastro para o sistema do Sinetram. E com base no CEP é feito o calculado da distância da casa dos alunos em relação à localização da escola. A unidade freqüentada pelo estudante deve se localizar no município de Manaus a mais de um quilômetro de onde o aluno reside. Se for controlado, o sistema já aprova o benefício. Agora se o aluno mora a menos de um quilômetro tem direito a meia-passagem estudantil”, explicou.

    O Passe Livre Estudantil fornece a cada aluno até 44 passagens gratuitas, não cumulativas, proporcionais aos dias letivos de presença requeridos nas instituições de ensino. O número tem como base o calendário escolar das secretarias de educação municipal (Semed) e estadual (Seduc).

    “A gente observa que muitos pais realmente não tinham condições de pagar as passagens para que os filhos conseguissem ir à escola, principalmente aqueles que têm até quatro filhos estudando. Essa parceria entre a prefeitura e o governo estadual veio para agraciar esses estudantes, para que possam concluir os seus estudos e diminuir assim a evasão escolar”, completou Jamily.

    Controle de fraudes

    Para evitar fraudes no Passe Livre Estudantil, Fábio Byron, gerente de bilhetagem do Sinetram, informou que o órgão possui um controle de sistema diário por meio de biometria facial para identificar o uso indevido da gratuidade.

    “Em todos os ônibus da frota de Manaus e nos terminais, os nossos equipamentos de validador estão municiados com uma câmera que tira automaticamente três fotos no momento da passagem do usuário quando ele encosta o cartão e compara essas imagens com o cadastro. Se houver divergência, essa foto é enviada para uma equipe analisar individualmente cada caso e detectar se houve ou não fraude”, apresentaram.

    De acordo com ele, o levantamento do Sinetram apontou uma média de 20 mil registros paralelos em todo sistema de transporte, sendo três mil deles detectados por uso indevido na gratuidade do transporte público.

    “Quando é detectado que o benefício está sendo usado por uma outra pessoa, ele é bloqueado automaticamente, e o aluno não consegue mais passar. No caso da gratuidade escolar com apenas um uso indevido, o estudante já perde o direito do benefício durante o ano letivo, se tratando de menores de idade, os pais ou responsáveis ​​devem ir até o Sinetram para assinar um termo de responsabilidade, mas a partir naquele momento, ele só poderá comprar uma meia-passagem”, alertou o representante do Sinetram.

    — — —

    Texto – Hellen Miranda / Semcom

    fotos – João Viana / Semcom

    Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjACqUH

    Fonte: Site de Manaus

    Alunos diminuía Escolar Estudantil evasão Livre Passe resgatava
    Participação. o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
    Redação

    Related Posts

    David Almeida entrega nova feira no São Jorge e reforça requalificação dos espaços públicos

    25/04/2025

    Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial na rede de drenagem no bairro São Francisco

    28/03/2025

    Prefeitura de Manaus intensifica combate a lixeiras clandestinas e alerta população

    27/03/2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    9 + 7 =

    Natureza

    Registro Nacional de Cultivares tem normas definidas pelo Mapa

    21/10/2022

    Nova oferta pblica de hastes de clones de seringueira para o Centro-Oeste feita pela Embrapa

    21/10/2022

    Novo sistema de manejo do maracuj contra virose necessrio

    21/10/2022

    Frutas e hortalias para pases da OCDE podero ser certificadas por fiscais do Mapa

    20/10/2022
    Encontre Nos
    • o Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • Whatsapp
    • TikTok
    Mundo

    David Almeida entrega nova feira no São Jorge e reforça requalificação dos espaços públicos

    Prefeitura de Manaus 25/04/2025

    A Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta quinta-feira (24), a nova Feira Municipal do São Jorge…

    Freira quebra protocolo e visita caixão do Papa Francisco pela quarta vez: “Era um irmão”

    25/04/2025

    Prefeito David Almeida acompanha avanço das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, projeto de Oscar Niemeyer

    09/04/2025

    Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial na rede de drenagem no bairro São Francisco

    28/03/2025
    Quem Somos
    Quem Somos

    Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

    Em caso de duvidas fale conosco.

    Email : portalamazoniaon@gmail.com
    WhatsApp: +55 (92) 9 9437-0105
    Fixo: (92) 3348 2761

    Ultimas Noticias

    Incêndio de Grandes Proporções Mobiliza Onze Viaturas dos Bombeiros no Amazonas; Causas Ainda São Mistério

    15/08/2024

    Prefeitura de Manaus Reforça Infraestrutura para Enfrentar o Inverno Amazônico

    07/05/2024

    Secretário de Comunicação de Manaus se apresenta na Câmara Municipal para esclarecer vídeo polêmico

    20/03/2024

    Mais de 850,8 Mil Vagas Abertas para Matrículas nas Redes Públicas de Ensino do Amazonas em 2024

    15/12/2023

    Prefeitura reforça bom uso da pista de skatepark na Ponta Negra

    09/11/2023
    Anuncie em Nosso Portal

    WhatsApp:+55 (92) 9 9437-0105

    Fixo :(92) 3348 2761

    Email: portalamazoniaon@gmail.com

     

    © 2025 ThemeSphere.blazwe Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Politica de Privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.