A documentação da estrutura foi entregue para órgãos competentes. O parecer definitivo sobre o que causou o acidente deve sair em 10 a 15 dias.

O Departamento de Polícia Técnico-Científica do Amazonas (DPTC-AM) está investigando o guindaste que envergou e fez uma alegoria despencar durante apresentação no Festival de Cirandas de Manacapuru, na noite deste domingo (28). O acidente deixou 23 feridos.

De acordo com a diretora do DPTC, Margarete Vidal, foi constatado uma deformidade na estrutura do guindaste, mas ainda não é possível esclarecer a causa do acidente. O parecer definitivo sobre o que causou o acidente deve sair em 10 a 15 dias.

“O que podemos afirmar no momento é que houve uma deformidade da extremidade do guindaste que segurava aquela estrutura que caiu. Diante do que for encontrado hoje talvez seja necessário agregar mais peritos”, disse Margarete.

A perícia já investiga o que poderia ter causado o acidente. — Foto: Divulgação.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz, as primeiras remoções de vítimas graves para hospitais de Manaus foram realizadas poucas horas após o acidente, que envolveu um guindaste que carregava uma alegoria a 12 metros de altura com dançarinos da ciranda Flor Matizada e trabalhadores que operavam o equipamento.

“Por volta de 22h30, o incidente ocorreu na terceira noite e as nossas equipes de socorro que estavam na arena, de imediato, fizeram a retirada de todas as pessoas que estavam naquela alegoria. Foi feita a estabilização imediata nas nossas unidades de resgate e na ambulância que estava lá e foram deslocadas ao hospital”, destacou Muniz.

  • HPS João Lúcio: 8
  • HPS Platão Araújo: 2
  • HPS 28 de Agosto: 5
  • Rede privada: 1
  • HPS Lázaro Reis (Manacapuru): 7

O acidente

Acidente com guindaste deixa feridos durante Festival de Cirandas de Manacapuru,

Também é possível observar que a estrutura caiu porque o cabo que segurava a alegoria acabou descendo depois que a ponta do guindaste envergou. Cirandeiros, como são chamados os brincantes do festival, se apresentavam na arena Parque do Ingá, em Manacapuru, quando o acidente aconteceu.

Feridos

Em nota divulgada nesta segunda-feira (29), o Governo do Amazonas confirmou 23 o número de feridos.

Cerca de 17 vítimas foram transferidas para Manaus. As pessoas feridas têm entre 18 e 42 anos de idade. Seis pessoas estão em estado grave.

Festival de Cirandas

O Festival de Cirandas e Manacapuru ocorre anualmente na cidade de mesmo nome. Três agremiações – Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional – se apresentam e disputam o título de ciranda campeã.

É considerado o segundo maior festival folclórico do Amazonas. O primeiro é o Festival de Parintins.

Por causa da pandemia da Covid-19, o evento estava suspenso há dois anos.

Participação.

Deixe uma resposta

três × cinco =