O jornalista, fundador da Rede Amazônica, presidiu a União dos Estudantes do Amazonas (UEA) no início da década de 50.
O jornalista Phelippe Daou, fundador da Rede Amazônica, foi homenageado durante Sessão Especial, realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (11), em comemoração ao Dia Nacional do Estudante.
Falecido em 2016, Phelippe Daou presidiu a União dos Estudantes do Amazonas (UEA) nos anos de 1951 e 1952. Entre os destaques de sua gestão, estão a consolidação do espaço onde funcionava a antiga sede da entidade, no Centro de Manaus, a implementação do restaurante do estudante, e a participação na elaboração da União dos Estudantes Secundaristas do Amazonas (Uesa).
Jornalista Phellipe Daou — Foto: Arquivo/Rede Amazônica
“Meu pai sempre lutou para que todos tivessem uma boa formação, para que todos tivessem condições de estudar. Ele sempre falava que a região só poderia ser desenvolvida, se as pessoas conseguissem se desenvolver, se tivessem condições de estudar. Então, ele sempre atuou bastante nesse sentido”, disse Cláudia.
Recortes de jornais da época mostram que a posse de Phelippe Daou como presidente da entidade ocorreu em janeiro de 1951, sucedendo Armando Menezes (veja fotos abaixo).
Recortes de jornais da época mostram data de posse de Phelippe Daou — Foto: Divulgação
Reivindicações
Além de homenagens, estudantes e ativistas também participaram da solenidade para fazer reivindicações.
Mário Lúcio Covas, atual presidente da UEA e da Uesa, ressaltou a necessidade de melhorar os investimento voltados à área, em todo o estado.
“Precisamos olhar com mais atenção à educação. As escolas vivem com falta de estrutura, de professores e de condições dignas de aprendizagem”, afirmou Mário.