Na noite da última segunda-feira (29/01), a Polícia Militar do Amazonas, por intermédio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), efetuou a apreensão de 32 metros cúbicos de madeira, dois caminhões e um barco no município de Manacapuru, situado a 68 quilômetros de Manaus. Um homem, de 39 anos, foi detido durante a operação.

A ação teve início após os policiais militares do BPAmb receberem uma denúncia anônima indicando que havia madeira irregular sendo descarregada de um barco no porto Terra Plana. Ao chegarem ao local, constataram que o material estava sendo transferido do barco para dois caminhões.

O responsável pela carga de madeira foi identificado e, durante os procedimentos de abordagem, os policiais solicitaram o Documento de Origem Florestal (DOF). No entanto, o suspeito informou que não possuía a licença necessária para o transporte do material.

Na operação, foram apreendidos 32 metros cúbicos de madeira, além de dois caminhões e um barco. O valor estimado dos bens apreendidos é de R$230 mil. O indivíduo detido e o material foram encaminhados à Delegacia Interativa de Polícia do município.

Vale destacar que o ato configura um crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais, que proíbe a venda, transporte, guarda ou exposição à venda de produtos de origem vegetal, como carvão ou madeira, sem a devida licença ou em desconformidade com a documentação. Os infratores estão sujeitos às penalidades previstas por lei.

A Polícia Militar faz um apelo à população para que, ao tomar conhecimento de atividades criminosas, denuncie imediatamente por meio do disque-denúncia 181 ou pelo número de emergência 190. O combate ao crime ambiental conta com a colaboração e o envolvimento ativo da comunidade.

Participação.

Deixe uma resposta

vinte − dezesseis =