O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, na manhã desta terça-feira (8), uma visita técnica às obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida. A construção, localizada na avenida Desembargador Anísio Jobim, bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da cidade, é a primeira intervenção arquitetônica de Oscar Niemeyer no Amazonas.
Com vista privilegiada para o encontro dos rios Negro e Solimões, o parque é considerado um marco histórico e arquitetônico para a capital amazonense. A iniciativa faz parte do plano municipal de valorização dos rios e da natureza como ativos turísticos e culturais.
“Estamos acompanhando o progresso desta grande obra que transformará o turismo e o modo como Manaus se relaciona com seus rios. A entrega está prevista para o Natal deste ano, como um presente para os manauaras”, destacou o prefeito David Almeida durante a visita.
O parque, que ocupará mais de 120 mil metros quadrados, está em fase de obras estruturais, incluindo contenção do talude, terraplenagem e estabilização do solo por meio da técnica de jet grouting. Até agora, foram executadas 155 estacas e outras 111 serão adicionadas para garantir a segurança e durabilidade da estrutura.
O projeto original de Oscar Niemeyer, concebido em 2005 como um mirante, foi ampliado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), após a retirada das torres da antiga Embratel. Com isso, o espaço passou a comportar um parque urbano completo.
De acordo com o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, o novo conceito inclui atrações como a “Oca Niemeyer”, espaço para exposições culturais; um restaurante panorâmico com vista para o rio; dois quiosques gourmet; playground; área pet; espaços para artesanato; e estacionamentos para idosos e pessoas com deficiência.
“Mesmo com alguns dias de chuva, conseguimos manter o cronograma. Este parque oferece uma experiência baseada na biofilia, essa conexão entre o ser humano e a natureza, proporcionando bem-estar ao corpo, mente e alma”, ressaltou Valente.
As obras estão sendo executadas pelo consórcio Encontro das Águas, com licenciamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-AM) e acompanhamento arqueológico permanente.
A entrega final da obra está prevista para o fim de 2025. O parque Rosa Almeida promete se tornar um novo símbolo de integração entre arquitetura, natureza e cidade, homenageando a visão de Niemeyer com um espaço que une cultura, lazer e sustentabilidade.