O prefeito David Almeida, de Manaus, realizou uma inspeção nesta segunda-feira, 13/5, na instalação de uma nova ecobarreira no Passeio do Mindu, localizado no bairro Parque 10 de Novembro, região Centro-Sul da cidade. Esta é a terceira estrutura desse tipo implementada na cidade, alinhando-se às políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança (ESG), e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As ecobarreiras, uma iniciativa inovadora adotada pela Prefeitura de Manaus e implantada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), têm como objetivo capturar detritos flutuantes, como plásticos e garrafas, antes que contaminem os rios e igarapés da região.
De acordo com o prefeito, esta ação é parte de um projeto mais amplo para coletar resíduos sólidos nos igarapés, impedindo que o lixo alcance o rio Negro. “As equipes da prefeitura estão aqui instalando mais uma ecobarreira no igarapé do Mindu, aqui no Passeio do Mindu, para que possamos conter o lixo antes que ele chegue ao rio Negro”, afirmou.
Almeida também anunciou planos para a instalação de ecobarreiras em outros igarapés da cidade. “Vamos buscar instalar em outros igarapés. Temos no Coroado e teremos no igarapé do 40, igarapé do Franco, igarapé da Cachoeirinha e igarapé do Passarinho. Todos esses igarapés receberão ecobarreiras para que possamos impedir a chegada desse lixo antes que chegue ao rio Negro. Este é um trabalho ambientalmente correto para iniciar o programa de despoluição dos igarapés de Manaus”, concluiu o prefeito.
Ecobarreiras
A primeira ecobarreira foi instalada no igarapé do Coroado, entre as avenidas Beira-Rio e Beira-Mar, na zona Leste. A segunda está localizada no igarapé dos Franceses, na extensão ao lado da avenida do Samba, na zona Centro-Oeste.