O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta quinta-feira (31) que o parque Encontro das Águas – Rosa Almeida, em construção no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste, será entregue em outubro de 2025, como parte das comemorações do aniversário da cidade. Com projeto de Oscar Niemeyer, renomado arquiteto responsável por Brasília, o parque será um dos principais cartões-postais da capital e contará com adaptações feitas pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) para configurá-lo como um parque urbano moderno.

Localizado em um ponto estratégico de Manaus, o parque oferecerá uma visão privilegiada do famoso encontro das águas dos rios Negro e Solimões, uma das maiores atrações naturais da região. Durante a vistoria, acompanhado pelo diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, o prefeito David Almeida destacou a importância turística e histórica da obra, que visa impulsionar o turismo e a economia local.

“O parque fica em frente ao Encontro das Águas, que, junto com o Teatro Amazonas, é uma das maiores atrações de Manaus. A expectativa é que o novo espaço gere emprego e renda para a população e fortaleça o turismo da cidade,” afirmou o prefeito. Ele acrescentou que o parque contará com restaurantes, lanchonetes, playground e um espaço “playpet,” além de se tornar um dos locais mais visitados da cidade.

Carlos Valente, do Implurb, também comentou que o local será enriquecido com exposições arqueológicas. Materiais históricos encontrados durante as escavações estão sendo catalogados e serão exibidos no espaço “Oca Niemeyer” dentro do parque, uma cúpula destinada a exposições de fotos, pinturas e xilogravuras.

“Esse acervo arqueológico será uma das atrações da Oca Niemeyer, o que ajudará a valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade,” explicou Valente, destacando a relevância do parque como um espaço de lazer e cultura.

Com o novo parque, a atual gestão da Prefeitura de Manaus continua a ampliar os esforços para incentivar o turismo na cidade. Entre as obras realizadas recentemente estão o mirante Lúcia Almeida e o píer Manaus 355, ambos no centro histórico, e o parque Gigantes da Floresta, o maior parque cênico da região Norte. Esses projetos refletem o compromisso da prefeitura em valorizar o potencial turístico e natural da maior metrópole da Amazônia.

Participação.

Deixe uma resposta

cinco × cinco =