O prefeito de Manaus, David Almeida, está na corrida pelo “Prêmio Prefeito Empreendedor”, uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que, desde 2001, reconhece a habilidade administrativa de gestores públicos que implementaram projetos estimulando o surgimento e o desenvolvimento de pequenos negócios, assim como a modernização da gestão pública.
De acordo com o chefe do executivo municipal, o crescimento econômico da cidade e a implementação de ferramentas para melhorar o ambiente de negócios e impulsionar a geração de emprego e renda são metas fundamentais do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Manaus, conduzido pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef).
“Nós estamos aprimorando o ambiente de negócios em nossa cidade e concorrendo ao prêmio Prefeito Empreendedor. Quero parabenizar os servidores da Prefeitura de Manaus, principalmente da Semef, porque uma das principais metas do planejamento estratégico da prefeitura é a melhoria nesse ambiente de negócios, e temos muito a comemorar”, destacou Almeida.
Estratégias para o Empreendedorismo
A prefeitura tem se concentrado na desburocratização e automação dos processos de legalização e abertura de novos negócios, integrando os diversos órgãos municipais, estaduais e federais por meio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM).
Essa abordagem já resultou em uma redução significativa no tempo médio de abertura de empresas em Manaus. O Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim) oferece um canal único de entrada de dados e emissão online de documentos, possibilitando que empresários obtenham automaticamente sua Inscrição Municipal e, dependendo do nível de risco de suas atividades, solicitem seu Alvará de Localização e Funcionamento, assim como licenças sanitárias e ambientais.
Manaus se destaca por ser a primeira cidade do Brasil a implementar o processo de automação georreferenciada da análise de viabilidade de localização de empresas, com aproximadamente 80% das análises respondidas automaticamente em menos de 1 minuto.
Com todas essas ferramentas, o tempo médio para abertura de empresas em Manaus é de 7 horas, e cerca de 90% das solicitações são atendidas em apenas um dia, de acordo com dados da Receita Federal do Brasil divulgados em outubro deste ano. O prefeito Almeida reforçou o compromisso da administração em promover um ambiente propício para o empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável da região.