O prefeito de Manaus, David Almeida, dedicou sua terça-feira para uma inspeção minuciosa nas obras do novo Centro Municipal de Educação Especial (CMEE), localizado no bairro Flores, zona Norte da capital. A visita incluiu a verificação das instalações ao lado da Escola Municipal Professor Paulo Graça.
O objetivo da construção desse novo espaço é ampliar e descentralizar os serviços oferecidos atualmente no Centro Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal de Araújo, situado na zona Centro-Sul da cidade. O prefeito Almeida enfatizou a importância do investimento: “Esse é mais um investimento da prefeitura para que a gente possa, dessa forma, dar uma melhor atenção e servir melhor a comunidade educacional da cidade de Manaus.”
O CMEE contará com 17 consultórios para atendimento, uma equipe multiprofissional e a implementação de um jardim sensorial, destinado a estimular os sentidos tátil, auditivo, visual, olfativo, equilíbrio e propriocepção das crianças. Serão beneficiados alunos com deficiência Sensorial, Intelectual, Física, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e superdotação.

Dulce Almeida, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), destacou a relevância do projeto: “Há mais de dez anos, a rede municipal só tinha um centro municipal de atendimento para a educação especial, e essa é uma solicitação muito grande das famílias. Aqui teremos uma equipe multiprofissional para atender as necessidades das famílias e dos nossos alunos especiais.”
Além das melhorias na educação especial, o prefeito visitou unidades da Semed em construção, reforma e ampliação na zona Norte. A primeira delas é a Creche Municipal Caio Fábio D’ Araújo, no bairro Santa Etelvina, com previsão de entrega para dezembro, oferecendo mais de 200 vagas. Outras creches, como a José de Oliveira Fernandes e a Severo Câmara, serão entregues em janeiro, proporcionando, ao todo, mais de 800 vagas.
David Almeida ressaltou o compromisso da prefeitura em reduzir o déficit de vagas em creches na cidade: “Estaremos inaugurando essas creches, colocando à disposição da comunidade, dos pais, dos filhos, e esse é o trabalho que a prefeitura tem feito para diminuir esse déficit com relação à oferta de vagas em creche em Manaus.”
Finalizando a agenda, o prefeito vistoriou as obras de reconstrução da Escola Municipal João Goulart, no bairro Santa Etelvina, com entrega prevista para maio do próximo ano. A unidade de ensino será composta por quatro blocos, contando com mais de 30 salas de aula, atendendo estudantes desde o 1º ano da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental.