Na manhã desta quarta-feira, 7 de fevereiro, o prefeito de Manaus, David Almeida, oficializou a abertura do Ano Letivo de 2024 nas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento, realizado na Escola Municipal Jarlece Zaranza, na Avenida Coronel Sávio Belota, Novo Aleixo, zona Norte da capital, contou com a presença de gestores da rede municipal, educadores, estudantes e a titular da Semed, Dulce Almeida.
David Almeida ressaltou os significativos avanços alcançados na educação, fruto dos investimentos realizados pela administração municipal nos últimos três anos. O prefeito expressou confiança de que Manaus está preparada para obter excelentes índices no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do governo federal, o qual avalia a qualidade do ensino em todo o país.
“Avançamos consideravelmente, melhorando as estruturas da prefeitura. A Semed implementou um programa de reestruturação dos prédios de forma fantástica. Mais de 330 prédios foram reformados, ampliados e inaugurados. Isso nos proporcionou a oportunidade de melhorar não apenas o conteúdo pedagógico, mas também a remuneração dos professores. Pagamos o terceiro melhor salário do Brasil para os professores da educação fundamental em Manaus. Com todos esses programas implementados, nossa expectativa é de que Manaus alcance excelentes resultados na avaliação do Saeb”, afirmou Almeida.
Educação que Transforma e Impacta Vidas
Sob o lema “Educação que transforma e muda vidas”, a rede municipal de educação inicia o ano letivo com mais de 240 mil estudantes matriculados em 507 unidades de ensino. A Semed tem capacidade para atender 292.564 alunos em diversas modalidades, incluindo educação infantil, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), especial e indígena.
Dulce Almeida, titular da Semed, destacou o salto de qualidade obtido pela rede municipal em 2023, especialmente com a implementação do programa “EducaMais Manaus”, que oferece aulas de reforço para alunos do 5º e 9º anos.
“Há uma grande satisfação ao vermos os resultados do nosso programa ‘EducaMais Manaus’, aplicado nos 5º e 9º anos. Somente nesta escola, observamos um aumento de cinco vezes no número de alunos aprovados para o ensino médio em instituições como o Ifam e a Fundação Matias Machline. Aprovamos 225 crianças para o Ifam e a Fundação Matias Machline, com uma lista de reserva de 190 crianças. Isso representa um crescimento que não podemos quantificar”, afirmou Dulce.
Na área pedagógica, a Semed vai implementar o projeto “Aprende+” na educação infantil, atendendo a aproximadamente 42.783 crianças e 1.545 professores em 246 unidades da pré-escola. Além disso, o programa “Alfabetiza+” será estendido para crianças nos 1º e 2º anos, enquanto a campanha “Alfabetiza Manaus” e o programa “Educa+Manaus” continuarão em 2024. A rede municipal também planeja expandir o número de escolas de tempo integral, que atualmente conta com 11 unidades.
Testemunhos de Sucesso e Gratidão
Marcelo da Silva, motorista de 48 anos, expressou sua gratidão aos gestores da Escola Jarlece Zaranza pelo empenho durante os anos em que seu filho, Maximus de Brunick, estudou na instituição. Seu filho foi um dos estudantes aprovados para a Fundação Matias Machline.
“A educação aqui é de alta qualidade, e estamos felizes em saber que nosso filho foi aprovado. Ele recebeu uma base sólida graças à prefeitura”, destacou Marcelo.
Evelyn Pinho, aluna do 9º ano com 14 anos, espera ansiosamente pelo início das aulas. Pretende cursar o ensino médio em uma escola técnica e está determinada a obter sucesso.
“Este é meu último ano aqui, e vou me dedicar ainda mais para ser aprovada na Fundação Matias Machline ou no Ifam e concluir o ensino médio lá”, afirmou Evelyn.
Com esses investimentos e compromissos com a educação, Manaus caminha para um futuro promissor, garantindo oportunidades e qualidade na formação de seus estudantes.