O prefeito de Manaus, David Almeida, deu início a um importante projeto para melhorar o tráfego na capital do Amazonas. Nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, foi assinada a ordem de serviço para a construção do novo viaduto na rua Rio Preto, que ligará as avenidas Ephigênio Salles e Governador José Lindoso (Torres), nas zonas Leste e Centro-Sul da cidade.
Com um investimento de R$ 58 milhões provenientes dos cofres municipais, o projeto visa otimizar o fluxo de veículos nos principais corredores viários de Manaus. O prefeito Almeida informou que a obra tem previsão inicial de conclusão em um ano e seis meses, porém, está buscando encurtar esse prazo para entregar o viaduto ainda este ano.
“Eu acredito que a mesma expertise utilizada na construção do viaduto das Torres com a rua Rio Branco será aplicada aqui. Ainda este ano, quem sabe, um presente de Natal para a população, onde a gente possa estar entregando essa obra tão importante para o tráfego aqui na zona Norte da cidade de Manaus”, afirmou Almeida.
O secretário de Obras, Renato Junior, assegurou que a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) está empenhada em cumprir o prazo determinado pelo prefeito, visando entregar o novo viaduto em menos de um ano.
“Cabe a nós, da secretaria de obras, utilizar tecnologia, esforço e horários alternados de trabalho para atender a determinação do prefeito. O prefeito David visa a qualidade de vida das pessoas, e para melhorar isso, o trânsito precisa ser aprimorado em Manaus”, destacou o secretário.
O trecho em questão é conhecido por registrar grandes congestionamentos nos horários de pico. O projeto da prefeitura prevê a construção de um viaduto que tornará obsoletos os dois semáforos instalados no cruzamento da rua Rio Preto e da avenida Governador José Lindoso.
Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), explicou que o trânsito na área é resultado do entroncamento de diversas vias de três zonas da capital, justificando a priorização da construção do viaduto para garantir maior fluidez.
“Essa solução vai eliminar um dos movimentos do cruzamento, permitindo que tanto os motoristas da zona Norte quanto os da zona Oeste, assim como os que utilizam a Ephigênio Salles, passem por aqui de forma mais rápida. Isso vai proporcionar mais velocidade e fluidez, reduzindo o tempo gasto no trajeto diário das pessoas”, explicou Martins.
Os motoristas estão ansiosos pelo novo viaduto, pois o tempo de espera atualmente pode ultrapassar 40 minutos para atravessar o cruzamento entre as avenidas.
“Vai ser muito bom, muito bom mesmo. Hoje a gente leva em média 30, 40 minutos para sair daqui, para passar por aqui. Então, vai ser muito bom. Está de parabéns a prefeitura”, comentou o militar Francisco Alderí.
Lucivaldo Lima, motociclista que trabalha como entregador de aplicativo, afirmou que o viaduto vai reduzir os congestionamentos. “Vai facilitar muito, né? Para o cidadão que vai trabalhar de manhã cedo, às 5h, 6h. Vai facilitar muito o trajeto”, disse o entregador.
Inicialmente, a obra não interromperá o trânsito. Estima-se que algumas intervenções ocorrerão apenas durante a fase de concretagem do viaduto às vigas de sustentação.