Na manhã desta quarta-feira, 24/1, o prefeito de Manaus, David Almeida, conduziu uma vistoria em duas novas Unidades de Saúde da Família (USFs) de grande porte, atualmente em construção na zona Oeste da capital amazonense. Essas estruturas estão inseridas na rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Uma das unidades, situada no bairro Parque das Tribos, está projetada para oferecer serviços de consultórios médicos e odontológicos, equipamentos modernos, sala de esterilização, farmácia, entre outros departamentos. O prefeito destacou que a unidade visa ampliar os serviços nas áreas com maior déficit assistencial em Manaus, enfatizando o avanço significativo na cobertura da Atenção Básica, que subiu de 47% em 2021 para 82% em 2023.
“Aqui no Parque das Tribos não existia nenhuma estrutura de UBS instalada, porque, na verdade, na zona Oeste, nós tínhamos as áreas com maiores vazios assistenciais. Quando assumimos a prefeitura em 2021, nós tínhamos 47% da nossa cidade com cobertura de saúde básica. Com a inauguração dessa unidade e das demais estruturas que estamos entregando, hoje, já temos 82% de cobertura na cidade de Manaus”, afirmou Almeida.
A USF está em fase final de conclusão, com previsão de entrega para o primeiro semestre deste ano. “Essa unidade vem se somar às outras que estamos entregando, formando a estrutura da Atenção Primária na cidade de Manaus. Será uma unidade de 1,2 mil metros quadrados, onde não existia a Atenção Primária. Então, é a transformação da vida das pessoas naquilo que concerne a Atenção Básica, que é a atribuição da Prefeitura de Manaus”, completou o chefe do Executivo municipal.
Na mesma região, mais especificamente no bairro Tarumã, as obras da USF Lindalva Damasceno estão avançando rapidamente. A unidade, que passou por uma demolição, está sendo totalmente reconstruída, com a substituição de pisos, reforma de paredes, nova pintura e aquisição de novos equipamentos. A entrega deste espaço também está programada para este ano.