Dando continuidade ao pacote de revitalizações promovidas pela atual gestão municipal, o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou nesta sexta-feira, 4/8, mais duas Unidades de Saúde da Família (USFs). As unidades O-19 e O-53, localizadas na zona Oeste da capital, são agora referências para cerca de 8 mil pessoas que residem nas áreas de abrangência da Compensa 2 e do Parque Riachuelo 1, no Tarumã, respectivamente.
Com essa ação, a prefeitura alcança a marca de 46 unidades de pequeno porte, de um total de 68, já modernizadas, com o intuito de oferecer um melhor atendimento à população na área da atenção primária em saúde, conforme destacou o prefeito David Almeida.
“Somente nesta semana, entregamos oito unidades e, agora, vamos nos dedicar às demais que ainda faltam, totalizando 68 unidades deste porte. Todas as unidades revitalizadas receberam equipamentos e mobiliários novos, além de reformas completas na parte elétrica, hidráulica, forro, telhado e pintura. Vale ressaltar que essas USFs são equipadas com uma farmácia contendo todos os 75 itens da lista da Atenção Básica. Seguimos com nosso planejamento de expandir nosso sucesso na saúde básica e até o fim do ano, entregaremos todas as 68 unidades”, enfatizou Almeida.
As revitalizações fazem parte do planejamento de modernização da rede municipal de saúde e têm como objetivo oferecer maior conforto e segurança nos atendimentos de Atenção Primária à Saúde (APS) em toda a cidade.
A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, ressaltou a importância dessas unidades de pequeno porte para a melhoria dos serviços oferecidos à população, especialmente em bairros mais isolados da capital. “As unidades de saúde familiares desempenham um papel primordial na promoção da saúde e na prevenção de doenças. A reestruturação dessas unidades, com todos os serviços da Atenção Primária, medicamentos e equipes completas, soma-se aos demais esforços da gestão para manter a saúde básica de Manaus como a melhor do Brasil”, concluiu.
Serviços Oferecidos
As USFs de pequeno porte, classificadas como porte 1B, possuem uma área construída de 132 metros quadrados e contam com uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) formada por médico, enfermeiro, cirurgião dentista, assistente de saúde bucal, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Os serviços ofertados incluem assistência ao pré-natal e puerpério, assistência ao recém-nascido, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, planejamento reprodutivo, coleta de exame preventivo do câncer do colo do útero, coleta de material para exame laboratorial, aplicação de vacinas do calendário básico, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, retirada de pontos, realização de curativos e dispensação de medicamentos, além do acompanhamento de programas sociais e atenção à vigilância nutricional.
A unidade oferece consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, realizadas no próprio local, e também realiza visitas domiciliares para acompanhar a saúde de crianças, adolescentes, adultos e idosos, feitas pela equipe de ESF dentro da área de abrangência da equipe.