Na manhã desta terça-feira, 1º de agosto, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou o início da segunda etapa da construção do complexo viário José Fernandes, localizado na interseção das avenidas Governador José Lindoso (Avenida das Torres) e Barão do Rio Branco, na zona Norte da capital. Coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a obra está avançada e deve ser entregue até o fim deste ano, seis meses antes do prazo original.
Para dar continuidade à construção, um novo trecho da via foi interditado no sentido bairro/Centro, a partir do retorno próximo à Igreja Adventista, no bairro Cidade Nova, até o cruzamento entre as vias Barão do Rio Branco e Governador José Lindoso, onde ocorrerá a instalação das estacas e vigas de coroamento.
O prefeito David Almeida enfatizou a possibilidade de entrega antecipada da obra, graças aos recursos e tecnologia disponíveis. O vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, também destacou a aceleração dos trabalhos para eliminar o engarrafamento na área e presentear a cidade de Manaus com o complexo viário até o Natal.
A obra é de extrema importância para a zona Norte, e o secretário de Infraestrutura, Renato Junior, ressaltou que a interdição do novo trecho na Barão do Rio Branco possibilitará a aceleração do projeto, com quatro frentes de trabalho simultâneas.
No local, serão perfuradas mais 71 estacas na avenida Barão do Rio Branco, totalizando 641, e será feita a escavação da trincheira da passagem de nível. Além disso, no pátio da construtora, estão sendo confeccionadas vigas pré-moldadas do tabuleiro, que passará por cima da rua Barão do Rio Branco.
Sobre os impactos no trânsito, o titular do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, assegurou que agentes de trânsito estarão presentes 24 horas nos principais desvios para auxiliar a população.
Outra mudança foi a instalação de um novo semáforo em LED nas proximidades da drogaria Bom Preço, na avenida das Torres, para orientar os condutores no melhor trajeto.
A obra do complexo viário Prefeito José Fernandes, iniciada em maio, já alcançou 20% de execução e conta com a geração de aproximadamente mil empregos diretos e indiretos. O projeto surgiu de um estudo da Seminf e do IMMU que identificou o aumento significativo de veículos em circulação na região.
Com a aceleração das obras, a expectativa é que o novo complexo viário José Fernandes traga melhorias significativas no trânsito, promovendo mais fluidez e facilitando o deslocamento dos moradores da zona Norte de Manaus.