Como parte da agenda das tratativas de execução do #SouManaus – Passo a Paço 2023, o prefeito de Manaus, David Almeida, realizou uma visita técnica na área central da cidade. A visita ocorreu no domingo, dia 9 de julho, e teve como objetivo inspecionar o local onde será realizado o maior festival de artes integradas do Norte do país nos dias 5, 6 e 7 de setembro. A expectativa para este ano é superar o público de 380 mil pessoas que compareceu na edição anterior.
Acompanhado pelo titular da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Osvaldo Cardoso, pelo titular da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Israel Conte, e pelo superintendente do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Sandro Diz, o prefeito ressaltou que a edição de 2023 do #SouManaus Passo a Paço será única e que mais anúncios serão feitos em breve.
“Estou aqui com toda a equipe da Manauscult, todos os envolvidos para que possamos apresentar para a população um espetáculo fantástico nunca antes visto na história da cidade de Manaus. Será o maior evento que esta cidade já teve. Na quinta-feira, faremos um grande evento de lançamento, onde divulgaremos várias outras atrações, além das que já confirmamos. As pessoas terão a oportunidade de vivenciar um dos melhores momentos da cultura, da gastronomia e do entretenimento da história da cidade”, afirmou Almeida.
Para a edição deste ano, a Prefeitura de Manaus já confirmou as atrações nacionais, incluindo Zeca Pagodinho, Zé Felipe, Kevin o Chris, Marina Sena, Léo Magalhães e Humberto Gessinger, fundador da banda Engenheiros do Hawaii. Mais atrações nacionais serão anunciadas em breve. O evento é gratuito e tem como foco a sustentabilidade, ancestralidade e inovação tecnológica.
O #SouManaus – Passo a Paço 2023 acontecerá em sete áreas de intervenção cultural no centro da cidade, e contará com mais de 600 atrações locais de diferentes segmentos, como gastronomia, moda, dança, teatro, cinema, música, artesanato, arte circense, entre outros.
Segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Osvaldo Cardoso, a visita do prefeito foi fundamental para definir os trabalhos que serão realizados pelos órgãos envolvidos no evento.
“O prefeito está acompanhando de perto todo o trabalho feito pela Manauscult e pelas demais secretarias, e hoje ele veio ver o tamanho do evento que estamos produzindo. Aqui no Centro, estamos criando uma nova rota de entrada e saída de público, e teremos grandes atrações que exigem uma atenção especial do poder público, além de outras inovações. Estamos buscando atender à principal determinação do prefeito, que é transformar Manaus em um polo turístico e de grandes eventos”, afirmou Cardoso.
O #SouManaus – Passo a Paço já alcançou a capacidade máxima de público em edições anteriores. Em 2019, o evento atraiu 201 mil pessoas, enquanto no ano anterior foram mais de 93 mil. Em 2017, o festival reuniu 50 mil pessoas, e em 2016, foram 64 mil. As duas primeiras edições do Passo a Paço, realizadas em 2015, tiveram um público estimado em 63 mil pessoas.
Como parte das preparações para o festival, a prefeitura tem realizado eventos de esquenta do #SouManaus 2023 em diversas zonas da cidade. O primeiro evento ocorreu na avenida da Conquista, no conjunto residencial Viver Melhor 1ª etapa, zona Norte, e contou com a presença de aproximadamente oito mil pessoas, que puderam desfrutar das atrações locais, como o Forró A Tropa e Água Cristalina.
A próxima edição do esquenta está agendada para o dia 30 deste mês, na avenida Itaúba, no Jorge Teixeira, zona Leste, e terá a cantora paraense Joelma como atração principal. Os demais locais dos eventos de esquenta serão divulgados pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) por meio das redes sociais.
#SouManaus #PassoaPaço2023 #FestivalManaus #ArtesIntegradas #CulturaManaus #EventosManaus #TurismoManaus #EntretenimentoManaus #GastronomiaManaus #CulturaPopular #MúsicaAoVivo #ArteManaus #ManausCriativa #DiversãoManaus #SustentabilidadeManaus