Na segunda-feira, 22 de abril, a Prefeitura de Manaus emitiu um alerta sobre o bloqueio e corte de benefícios para cerca de 29 mil famílias cadastradas no programa Bolsa Família. O bloqueio ocorreu devido à falta de atualização do Cadastro Único, obrigatória a cada dois anos ou em caso de alterações na composição familiar.
Francisco Cruz, chefe de Divisão de Cadastro Único e Transferência de Renda da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), explicou que várias razões levaram ao bloqueio dos benefícios. Ele ressaltou a importância de manter atualizadas as informações cadastrais, a frequência escolar das crianças e a caderneta de vacinação para garantir a continuidade do benefício.
A Semasc enfatizou que o cadastro do Bolsa Família é familiar e não individual. Todas as pessoas que residem na mesma casa devem estar incluídas em um único cadastro, com um responsável familiar designado. Muitas famílias unipessoais, erroneamente declararam morar sozinhas, o que resultou em bloqueios.
Francisco Cruz reforçou que o bloqueio ocorreu também devido à crença equivocada de que cada membro da família poderia ter seu próprio cadastro, o que não é o caso.
Os usuários podem verificar se tiveram seus benefícios bloqueados através do aplicativo “Caixa Tem”. A regularização pode ser feita presencialmente em 23 postos de atendimento, distribuídos em 20 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e três subcentrais.
Para o atendimento presencial, é necessário levar a documentação básica de todos os membros da família, comprovante de residência e declaração escolar, caso haja crianças no núcleo familiar.