A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Manaus tem enfrentado baixa adesão de alguns grupos prioritários, o que pode dificultar o alcance da meta de cobertura vacinal na cidade. A Prefeitura de Manaus iniciou a campanha em 27 de março, e desde então, a procura tem sido baixa por parte dos idosos de 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e indígenas. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é responsável pela execução da campanha e está monitorando diariamente o progresso da campanha para otimizar as ações de vacinação.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo estimado em 567.752 pessoas, que compõem sete grupos prioritários, até 31/5. Atualmente, a cobertura vacinal em Manaus está em 23,41%, o que é bastante abaixo da meta. A gerente de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, orienta que a população deve buscar o imunizante na unidade básica de saúde, apresentando documento oficial de identificação, cartão de vacina (se possuir) e comprovante de inclusão nos grupos prioritários.

Entre os sete grupos prioritários, apenas três estão dentro do esperado na cobertura vacinal, superando a meta estabelecida para os primeiros 20 dias da campanha (de 27/3 a 17/4). São eles: trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, e puérperas. Os outros quatro grupos estão abaixo da meta esperada para o período: crianças de 6 meses a 5 anos, idosos a partir de 60 anos, indígenas aldeados e não aldeados, e gestantes.

A enfermeira Isabel destaca que Manaus possui 171 salas de vacina distribuídas em todas as zonas, com algumas funcionando até às 20h e aos sábados, das 8h às 12h. Ela reforça que o serviço é gratuito e disponibilizado pelo SUS, e que é dever de todos os cidadãos manter o esquema vacinal em dia para ampliar a cobertura vacinal da cidade contra as doenças. Além dos sete grupos prioritários, mais dez grupos também devem buscar o imunizante.

Para acessar a lista completa com os endereços e horários de funcionamento das salas de vacina em Manaus, acesse o site semsa.manaus.am.gov.br ou o link bit.ly/salasdevacinamanaus. Para informações oficiais sobre a campanha, acesse as redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde, @semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook.

Participação.

Deixe uma resposta

quatro − dois =