A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), tornou público, na edição nº 5.764 do Diário Oficial do Município (DOM) do dia 9 de fevereiro, o edital de convocação para a realização das provas da primeira etapa do concurso para a Guarda Municipal de Manaus (GMM), agendadas para o dia 18 de fevereiro.
O certame oferece 200 vagas, sendo 190 para ampla concorrência e 10 reservadas para pessoas com deficiência. O salário, somado aos benefícios, pode alcançar até R$ 4.700 para uma carga horária semanal de 40 horas.
Segundo o edital, o Cartão de Convocação estará disponível a partir do dia 12 de fevereiro, na seção “Local de Prova”, no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), acessível através do link www.ibfc.org.br.
Ebenezer Bezerra, titular da Semad, recomenda que os candidatos verifiquem todas as informações contidas no cartão. “É fundamental que os candidatos observem o endereço do local de realização das provas e os horários indicados para evitar contratempos. É aconselhável que cheguem ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência”, ressalta.
Nesta etapa, serão aplicadas as provas objetiva e de redação, com início previsto para às 13h, horário local. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 12h45. Os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para leitura das instruções, coleta de digital e preenchimento das folhas de respostas.
Será obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto, juntamente com o Cartão de Convocação. Serão aceitas apenas canetas esferográficas de tinta azul ou preta.
A comissão da Semad responsável pela organização do concurso, em conjunto com o IBFC, destaca que durante a realização das provas não será permitido o uso de óculos escuros, bonés, chapéus, gorros, lenços, armas ou objetos similares, assim como o porte de telefone celular, relógio, calculadora, entre outros equipamentos eletrônicos.
O último concurso para a Guarda Municipal ocorreu em 2012. A corporação, que completou 74 anos em 2023, conta atualmente com um efetivo de 374 servidores. Este novo certame reforça o compromisso da administração municipal com a segurança e o serviço público na cidade de Manaus.