A Prefeitura de Manaus, em parceria com a concessionária Águas de Manaus, apresentou na tarde desta terça-feira o ambicioso projeto “Trata Bem Manaus”, com a meta de disponibilizar o serviço de esgotamento sanitário em 90% da cidade até 2033, beneficiando mais de dois milhões de habitantes. O projeto representa um investimento monumental de R$ 2 bilhões e é considerado a maior ação de expansão do esgotamento sanitário em Manaus nos últimos 30 anos.
O “Trata Bem Manaus” faz parte do “Plano Diretor de Esgoto”, validado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e aprovado e assinado pelo prefeito David Almeida. O plano estabelece metas e etapas claras para a execução do projeto.
“É um dia histórico para a cidade de Manaus, pois vamos dar um salto significativo no serviço de esgotamento sanitário como aconteceu com a distribuição de água. Já foi um dos maiores problemas e hoje está na casa dos 2,5%, o que revela que a população está aprovando o trabalho de distribuição de água em nossa cidade”, destacou o prefeito.
Além de proporcionar saúde e qualidade de vida para a população, o “Trata Bem Manaus” visa contribuir com a preservação do meio ambiente, colaborando com a recuperação dos igarapés da capital. O projeto resulta de estudos detalhados que consideraram as particularidades geográficas e dos corpos hídricos de Manaus, propondo a implementação de microbacias como solução eficaz para a expansão do serviço de esgoto.
As microbacias permitirão a divisão da cidade em diversas áreas, onde serão instaladas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de diferentes portes. Estas estações serão responsáveis pelo tratamento do esgoto bruto coletado nas residências, devolvendo a água limpa para os igarapés. O método das microbacias considera a mudança de níveis topográficos na capital amazonense, visando reduzir impactos para a população e acelerar o tempo de obra.
“Este é o momento que reforçamos nosso compromisso com o futuro da cidade, conectando as pessoas ao saneamento e garantindo saúde, dignidade e qualidade de vida para a população. Além disso, respeitamos o meio ambiente e contribuímos para a recuperação dos nossos meios hídricos”, afirmou o diretor-presidente da concessionária Águas de Manaus, Diego Dal Magro.
A expansão do saneamento básico em Manaus representará uma transformação na cidade, trazendo melhorias nos índices de saúde, valorização imobiliária, fomento ao turismo e mais oportunidades de empregos diretos e indiretos nos setores de saneamento básico e construção civil.
O vice-governador Tadeu de Souza, presente à solenidade, expressou a importância do projeto e sugeriu que a iniciativa possa servir de modelo para outros municípios do interior do Amazonas.
A execução do “Trata Bem Manaus” será fiscalizada diuturnamente pela Ageman, assegurando o cumprimento das metas estabelecidas no projeto.
“A exemplo do que já vínhamos fazendo, vamos continuar acompanhando o trabalho da Águas de Manaus, promovendo vistorias, fiscalizações e auferindo as metas da concessionária nesse processo que será um grande divisor de águas na vida da nossa população”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira Júnior.