O prefeito de Manaus, David Almeida, reinaugurou a escola municipal Professora Francisca Pergentina da Silva, na tarde desta quarta-feira, 3/5, que estava há dez anos sem reformas. Esta é a sexta escola entregue totalmente reformada pela gestão atual, no bairro Zumbi, zona Leste. Somando-se a esta, no total, já foram 313 unidades educacionais revitalizadas.
Administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a escola atende, atualmente, 1.183 alunos do ensino fundamental 2, (6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
David Almeida destacou o trabalho realizado pela engenharia da Semed no bairro, que teve todas as escolas municipais revitalizadas e ampliadas.
“Esta é a escola de número 313 que entregamos totalmente reformada na nossa gestão. Aqui no Zumbi, todas as escolas foram revitalizadas pela prefeitura. Foram verdadeiras emoções que toleraram na busca de melhorar o conforto dos alunos e dos servidores da educação”, enfatizou Almeida.
A obra da escola começou em dezembro de 2022 e durou cinco meses. No local, foram realizadas substituição das elétricas, das luminárias, do forro e das louças, revestimentos e ainda pintura geral, troca da cobertura instalações, execução de abrigo de gás e instalação de coifa na cozinha.
Também foram criados alguns espaços como secretaria, depósitos de alimentos e pedagógicos, quatro banheiros para Pessoas com Deficiência (PcDs), rampa de acesso cobertura para entrada dos alunos e funcionários, bancadas, além da ampliação da cozinha. O prédio possui ainda 16 salas de aulas, biblioteca, diretoria, refeitório, auditório e salas dos professores, pedagógicos e de recursos.
De acordo com a titular da Semed, professora Dulce Almeida, o novo ambiente escolar garante com que os professores possam passar o conhecimento acadêmico aos alunos, aprender o aprendizado.
“Hoje, a educação de Manaus é comandada por professores de chão de escola, por isso, sabemos as necessidades dos nossos servidores e buscamos mudar a antiga realidade das nossas escolas. Graças ao olhar carinhoso que o prefeito David Almeida tem, nós estamos sustentados. Tenho certeza que isso tudo vai produzir muitos frutos para a nossa cidade”, afirmou Dulce.
Para a industrial Aline Montenegro, mãe da aluna Isabelly, 14 anos, do 8º ano, a entrega da escola é um sonho, que ela mesma acompanhou durante os cinco meses.
“Eu sou uma das mães que participou de todas as reuniões, que buscou por essa reforma, então essa entrega é um sonho, que não ansiou muito tempo para se realizar. Foram cinco meses vendo esse trabalho ser concluído e hoje nossos filhos recebem uma escola com uma estrutura maravilhosa e que nós, pais, precisamos cobrar deles que cuidem deste espaço”, disse a mãe.
— — —
Texto – Thiago Fernando / Semcom e Érica Marinho / Semed
fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAChjL