O prefeito David Almeida anunciou nesta terça-feira, 7 de maio, uma operação liderada pela Prefeitura de Manaus para fornecer ajuda humanitária às famílias de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, que enfrentam sérias inundações desde a semana passada. A iniciativa inclui o envio de aproximadamente 70 mil litros de água potável, adquiridos por meio de uma colaboração entre a Casa Militar, Defesa Civil municipal e Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).
Durante o anúncio, o prefeito enfatizou que a operação tem como objetivo principal suprir a necessidade urgente de água potável na cidade atingida pelas enchentes.
“Estabeleci contato com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, para entender suas necessidades, e ele explicou que a demanda mais urgente na cidade é por água potável. Devido às inundações, os reservatórios foram afetados e a água está contaminada. Por isso, organizamos esta operação com nossa Defesa Civil e a concessionária de água de Manaus, e conseguimos adquirir 70 mil litros de água potável”, afirmou Almeida.
Conforme a Defesa Civil municipal, responsável pela separação e embalagem das doações, serão enviadas 13.500 garrafas de 2 litros, 2 mil galões de 20 litros e 500 caixas contendo 24 copos de 200 ml de água. O transporte será realizado imediatamente para Porto Alegre (RS) por meio da Força Aérea Brasileira, partindo da Base Aérea de Manaus.
“A qualidade da água foi verificada e confirmada. Estamos disponibilizando galões de 20 litros, garrafas de 2 litros e copos de 300 ml para atender às diferentes necessidades nos locais mais distantes”, complementou o prefeito.
As doações estão sendo recebidas a partir desta terça-feira na Casa Militar de Manaus, localizada na avenida Compensa, bairro Vila da Prata, zona Oeste.
“Iniciaremos hoje, sob a supervisão da Defesa Civil, uma campanha de arrecadação de água. Aqueles que desejarem contribuir com pacotes contendo 5 ou 6 garrafões são bem-vindos, para que possamos encaminhá-los posteriormente para a Força Aérea”, concluiu David Almeida.