A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou nesta quarta-feira o Centro Municipal de Educação Especial (CMEE) Yumi Odani e reinaugurou a Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo. Ambos os prédios estão localizados na rua da Penetração, bairro Parque 10, Vila Amazonas, zona Centro-Sul.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito David Almeida e da secretária da Semed, Dulce Almeida. O prefeito destacou os avanços significativos na educação especial da cidade. “Em um mês, dobramos tudo o que foi feito nos últimos 20 anos. Este complexo é o mais moderno em educação especial no Brasil. As crianças e seus pais merecem um espaço transformado e ampliado para inclusão e educação especial”, afirmou David Almeida.

Além das inaugurações, o prefeito anunciou a entrega de mais estruturas educacionais. “Até sexta-feira, entregaremos mais escolas e creches, e até o final do ano, mais de 20 novas estruturas serão entregues”, informou.

O novo CMEE Yumi Odani oferecerá serviços especializados em avaliação multiprofissional e programas pedagógicos para crianças e adolescentes. Profissionais de diversas áreas, como serviço social, pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição, atuarão no centro, garantindo atendimento humanizado a 1.596 estudantes da rede municipal no segundo semestre deste ano.

Emocionada, a secretária Dulce Almeida celebrou a mudança na educação especial de Manaus. “Meu coração está transbordando. Precisamos entender que todos somos diferenciados em nossas habilidades. A inclusão deve ser trabalhada na cabeça de toda a comunidade”, destacou.

A estrutura do CMEE Yumi Odani funcionará no primeiro bloco do antigo complexo André Vidal de Araújo, que foi significativamente reformado. O número de salas de atendimento aumentou de 21 para 30, e novas instalações foram acrescentadas, incluindo recepção, sala de fisioterapia, consultório odontológico, salas administrativas, sala da direção, sala de professores, sala de reunião, sala de recursos, copa, fraldário, banheiros coletivos e adaptados, área de serviço, parede sensorial e jardim sensorial.

Pais e alunos expressaram gratidão pelas melhorias. Socorro Brandão, mãe de um aluno da escola André Vidal há 13 anos, afirmou: “A reforma está maravilhosa. Agradeço a Deus por essa melhoria que vai beneficiar tanto pais quanto alunos”. Clícia Mara, outra mãe, elogiou a cobertura na área da piscina e as melhorias na acessibilidade e no refeitório.

O CMEE Yumi Odani homenageia a bebê Yumi Odani, diagnosticada com acondroplasia ainda na gestação e falecida um dia após o nascimento. Em sua memória, foi aprovada a Lei Yumi Odani nº 3.073/2023, sancionada pelo prefeito David Almeida, que estabelece a primeira política de estado no Brasil sobre estimulação pedagógica precoce para crianças até três anos.

Essa iniciativa torna Manaus pioneira na implementação de políticas de estimulação precoce, proporcionando um legado duradouro para futuras gerações.

Participação.

Deixe uma resposta

5 + cinco =