Na quinta-feira, 2 de maio, o prefeito de Manaus, David Almeida, deu início à inauguração da quarta unidade do programa “Prato do Povo”, localizada no bairro Armando Mendes, zona Leste da cidade. Esta iniciativa, integrante do programa “Manaus Sem Fome”, lançado em dezembro do ano anterior, tem como objetivo principal fornecer alimentação saudável e acessível à população, servindo mil refeições diárias.
“É um trabalho que a prefeitura realiza em prol da segurança alimentar na zona Leste. Além do bairro Armando Mendes, os moradores do Zumbi e parte do São José também serão beneficiados com este restaurante. Com isso, contribuímos para a segurança alimentar de mais mil pessoas diariamente”, afirmou Almeida.
A expansão do programa “Prato do Povo” com esta quarta unidade aumenta significativamente sua capacidade de atendimento, beneficiando um número ainda maior de pessoas em situação de vulnerabilidade. Administrado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), sua presença em diferentes regiões da cidade facilita o acesso dos cidadãos aos serviços alimentares essenciais.
De acordo com a titular da Semasc, Dermi Rayol, novas unidades estão nos planos. “Para nós, é motivo de grande alegria estar aqui com o prefeito David Almeida, inaugurando mais um ‘Prato do Povo’. Estamos ampliando a disponibilidade de alimentação saudável para a população que mais necessita. Planejamos inaugurar mais sete ‘Pratos do Povo’, estamos realizando pesquisas nos locais mais necessitados, onde as pessoas precisam mais deste nosso serviço”, explicou Rayol.
Moradora do bairro Armando Mendes há mais de cinco anos, a dona de casa Monique Fernandes elogia a inauguração da nova estrutura. “Agradecemos à prefeitura por esta inauguração. Será um benefício muito importante para nós, pois a comunidade precisava de um espaço assim. Agora, as pessoas terão a oportunidade de vir aqui, em um local próximo, e se alimentar”, declarou Fernandes.
Em Manaus, além das quatro unidades do “Prato do Povo”, há seis Cozinhas Comunitárias que fornecem 1,2 mil refeições diárias gratuitas, e dois restaurantes populares que servem 850 refeições por dia, ao preço de R$ 1. O “Prato do Povo” Viver Melhor 1 serve 400 refeições diárias a R$ 1, enquanto as unidades do Jorge Teixeira e do bairro Colônia Antônio Aleixo servem mil refeições por dia cada uma, totalizando quase 100 mil refeições mensais, gratuitamente.
“Manaus Sem Fome” e “Prato do Povo”
O programa “Manaus Sem Fome”, lançado em 2023, visa garantir a distribuição de mais de 3,5 milhões de refeições anualmente na capital, por meio da inauguração de novos espaços e aumento no número de refeições servidas. A iniciativa conta com emendas parlamentares do deputado federal Saullo Vianna.
O projeto “Prato do Povo”, iniciado em outubro de 2021, já serviu mais de 280 mil refeições, atendendo a centenas de pessoas em situação de risco social. A inauguração da quarta unidade em Manaus auxilia e amplifica a capacidade geral do serviço, garantindo o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade social a uma alimentação balanceada e gratuita.
O programa “Manaus Sem Fome” também prevê a inauguração de mais restaurantes populares e uma cozinha comunitária, visando combater a insegurança alimentar e nutricional na cidade. Com o programa, haverá um aumento de 445% na oferta de refeições.