A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reinaugura nesta quinta-feira a Policlínica Castelo Branco, localizada na Rua do Comércio, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital. A unidade, ampliada para atender mais de 12 mil pessoas por mês, agora conta com 56 servidores e oferece serviços em mais de nove especialidades, incluindo casos de média complexidade.
Em fase final de conclusão, a obra foi vistoriada pelo prefeito David Almeida, que destacou a ampliação dos serviços. “Temos aqui consultórios oftalmológicos, mamografia, nove tipos de ultrassonografia e eletrocardiograma. São nove especialidades sendo oferecidas. Temos cinco equipes multidisciplinares que vão atender às demandas das nossas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), contribuindo para a saúde básica e aumentando atendimentos de média complexidade”, afirmou o prefeito.
A nova Policlínica Castelo Branco oferece especialidades como cardiologia, dermatologia, cirurgia vascular, ginecologia, mastologia, oftalmologia, pneumologia, ortopedia e ultrassonografia. Conta também com uma equipe multiprofissional, incluindo enfermagem, serviço social, psicologia, nutrição, fisioterapia e farmacêuticos. A unidade fornece serviços de vacinação, atendimento ao Sistema de Regulação (Sisreg) e apoio diagnóstico com exames laboratoriais, eletrocardiograma e ultrassonografias.
A diretora da unidade, Francycleia Azevedo, destacou a importância da policlínica no diagnóstico de câncer do colo do útero (SRC) e no Serviço de Diagnóstico de Câncer de Mama (SDM). Além disso, a unidade continuará com atenção especial aos idosos e crianças. “Atendemos não somente Manaus, mas também pessoas dos municípios do interior. Somos referência no atendimento à população idosa e infantil, com sala de vacina disponível, incluindo a vacina BCG às sextas-feiras pela manhã”, explicou a diretora.
Paralelamente, o prefeito David Almeida acompanhou a reforma da UBS Balbina Mestrinho, no bairro Cidade Nova, zona Norte. A unidade foi ampliada e reestruturada para atender a demanda da população local, uma das maiores da capital, com inauguração prevista para o próximo dia 15 de julho.
Com essas melhorias, a Prefeitura de Manaus busca fortalecer a rede de saúde e oferecer atendimento de qualidade para toda a população, tanto na capital quanto no interior.