Na terça-feira, 9 de abril, a Prefeitura de Manaus deu mais um passo crucial nas obras do projeto “Nosso Centro”, com o transporte de 14 poitas para ancorar as estruturas do píer turístico. As poitas foram levadas para a área do mirante Lúcia Almeida com o auxílio de um empurrador e uma cábrea, uma embarcação equipada com guindaste para movimentação em água. Com isso, o píer turístico atinge 92% de conclusão, com os operários agora concentrados na fase de pintura da primeira ponte flutuante do atracadouro.

As poitas desempenham um papel vital no projeto, servindo como pesos submersos para ancorar as estruturas do píer. Isso permite sua flutuabilidade conforme as variações das águas do rio Negro. Posteriormente, as poitas serão lançadas em suas posições definitivas no rio Negro.

O píer turístico é parte integrante das intervenções do “Nosso Centro”, uma iniciativa da gestão do prefeito David Almeida lançada em 2021. Situado no complexo de São Vicente, próximo à avenida 7 de Setembro, no Centro da cidade, o píer é uma das primeiras realizações desse projeto e está próximo da conclusão para entrega à comunidade.

A construção do píer envolve múltiplas frentes de trabalho, incluindo o porto, as pontes e as poitas. A maior estrutura, o atracadouro flutuante, tem dimensões impressionantes, medindo 12 metros por 80 metros e pesando quase 300 toneladas.

Segundo o engenheiro naval Eden Paraense Sarmento, responsável pela equipe de construção do píer, as poitas são fundamentais para a ancoragem do porto, que ficará posicionado no meio do rio. Além do atracadouro principal, o píer possui três pontes de ligação, bem como flutuantes de apoio para as pontes, destinados a embarcações de pequeno e médio porte.

Carlos Valente, diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), destaca a importância do píer turístico para a atividade turística de Manaus, fornecendo suporte seguro e confortável para as operações na orla da cidade e seus arredores.

Com dimensões impressionantes, o píer turístico será uma adição significativa ao skyline de Manaus. Com previsão de inauguração no segundo semestre de 2024, o píer não apenas oferecerá suporte ao turismo local, mas também permitirá que moradores e visitantes desembarquem na ilha de São Vicente, experimentando parte da história e cultura da cidade.

O projeto do píer turístico é mais uma realização do Implurb, que concebeu os projetos arquitetônicos do “Nosso Centro”. A montagem final do píer está programada para o primeiro semestre de 2024, quando as águas do rio Negro estiverem em seu nível mais alto, antes da inauguração oficial no segundo semestre do mesmo ano.

Participação.

Deixe uma resposta

16 − 6 =